* Victor Nogueira
E um destemido e sem rebuço fartar vilanagem.
2022 06 15 - Um texto comovente. Quando emigrei de Angola para Portugal para prosseguir estudos universitários, Portugal parecia.me um país pequenino, triste, cinzento, e a maioria das pessoas com vistas curtas, cheias de interditos e de medos, apegadas ao passado.
Em Portugal vivi em muitas terras e não sou de qualquer delas. Continuo a ser um estrangeiro, numa terra de ninguém. As voltas da vida não proporcionaram que regressasse á minha pátria, Angola,
Mas sendo caucasiano e falando correctamente em português, nenhum racista ou xenófobo me diz "volta para a tua terra"!
Mas se o Victor que eu era aos 20 anos se sentasse defronte do Victor de hoje, não o reconheceria. Apenas persiste, como traço identitário, a "presença africana", de Alda Lara. como escrevi outrora, "perdidos os amigos / perdida a infância / estrangeiro / sem raízes / sou em Portugal" ) (https://www.escritas.org/pt/t/13268/presenca-africana)
~~~~~~
2022 06 15 - Alguém questiona: «A questão é: porquê a obstetrícia? Será este mais um passo para limitar ao máximo a natalidade? Alguém por aí com a resposta? Obg.»
E REFLEXIONO: Limitar a natalidade? O saldo demográfico natural já é negativo, agravado pela emigração. Se não for contrariado pela imigração maciça daqui a uns anos Portugal será um deserto humano e deixará de existir, por muito que os racistas e xenófobos o queiram ignorar.
A CS põe a tónica na ginecologia/obstetrícia porque precisa de parangonas que questionando não questionem o essencial da agenda neoliberal, o belicismo e as grandes negociatas em torno dos direitos humanos.
Mas o sistema capitalista é irracional e gera contradições insanáveis. Querem que haja consumo mas limitam os rendimentos do trabalho e dos pensionistas, por exemplo. Querem chuva na eira e sol no nabal. Querem ajudas estatais mas fogem aos impostos, cobrados aos mesmos do costume, cada vez mais miseráveis ou no limiar da pobreza, por insuficiência dos rendimentos do trabalho.
Dizem-se defensores da livre concorrência e do mercado livre mas actuam em cartel, com regime monopolistas ou oligopolistas, onde Impõem as condições do negócio ou fixam entre si as margens de lucro e os preços.
2021 06 15 Foto victor nogueira - Rua do Moinho, na Belavista, em Setúbal - Na parede exterior da Associação Cristã da Mocidade (Young Men's Christian Association) encontra-se um extenso e diversificado mural executado por diferentes artistas.
O desta foto, executado em 2011, contém a frase "Não deixes que a pobreza se torne paisagem". Embora tenha fotografado o mural em 2018.01, voltei a fazê-lo em 2021 06 10 (Canon 193_06)
VER Murais em Setúbal 28 - Associação Cristã da Mocidade (YMCA)
Há quem considere as mulheres flores de estufa, seres delicados, a quem por gentileza se levam os sacos e os embrulhos das compras, a mala de viagem ...
Mas no Norte as mulheres do campo levam à cabeça, pousados numa rodilha como em Luanda, enormes carregos de lenha, de produtos agrícolas. como na foto se regista. Apenas os miúdos vão ao lado e não presos, escarranchados, às costas, em "suporte" de pano.
Sem comentários:
Enviar um comentário