* Victor Nogueira
2022 08 04 - A República Portuguesa é deste 1976 um estado constitucionalmente laico, com separação entre a(s) Igreja(s) e o Estado, ao contrário do que sucedia na Monarquia desde Afonso Henriquesa a Manuel II, e no(s) fascismo(s) da Europa, em que a Igreja Católica tinha direito único de cidadania. Não obstante, a Igreja Católica, cujas caixas das esmolas em templos e santuários ninguém consegue controlar, goza de benefícios e isenções fiscais garantidas sobre os parcos rendimentos declarados ás Finanças.
Num estado laico todas as religiões reconhecidas gozam de igual tratamento. Mas o mesmo não sucede nos estados teocráticos,
Mas a Igreja Católica reclama um tratamento especial, agora a propósito da visita do vigário representante de Deus na Terra. sedeado no Vaticano, no trono presentemente ocupado pelo Papa Francisco.. E como tal exige que os impostos de todos financiem uma realização de cariz religioso.
Tudo aparentemente parece natural. Mas atrever-se-iam a pedir tratamento especial os líderes das comunidades .religiosas pentescopais, cristãs anglicanas, cristãs ortodoxas, animistas, xintoístas, budistas, islâmicas ou judaicas, entre outras, para que os impostos de todos nós financiassem as suas actividades e proselitismo? E qual sexria a reacção das turbas que vociferam nas redes sociais, nas mesas da taberna ou na caixas de comentários on line?
2022 08 04 - Passo pela rodovia e nada me permite vasculhar o interior das habitações, mais ou menos muradas. Mas através do Google Maps consigo "vislumbrar" as habitações que possuem piscinas privativas, que consomem toneladas de água. Umas vezes a maioria em certas zonas, outras vezes mesmo em zonas "inferiores" em status social, longe dos olhares dos passeantes. Podemos por exemplo descobrir, com maior ou menor densidade, ocultas piscinas privativas, em Cascais, na Estrada da Baixa de Palmela ou na Estrada de Santas e no Bairro Baptista em Setúbal, no Mindelo ou em Oeiras (Sassoeiros).
Mas podem exercitar-se pesquisando na área do vosso município, incluindo campos de golfe que não estão o alcance do pé-descalço, farroupilha.
,Nalgumas dessas zonas são a esmagadora maioria. Podem agora em alternativa enchê-las durante o dia, enquanto os que têm no máximo o bidé ou banheira como piscina, sofrem cortes nocturnos. A propósito, durante o dia os seus moradores, assim penalizados, estarão ausentes, a angariarem a magra bucha?
2022 08 04 - «Mário Ferreira vai hoje ser o primeiro português a ir ao espaço - Já em 2006, tinha comprado bilhete para o espaço - numa viagem que nunca se concretizou. Agora, o empresário português vai mesmo ser o primeiro português no espaço, quando descolar esta quinta-feira, a bordo de um foguetão da Blue Origin.»
~~~~~~~~
Multimilionários com fortunas amassadas sabe Deus como, dão escapadinha de dez minutos em voltinhas estratosféricas. no espaço. Depois de Bartolomeu Dias, Vasco da Gama e Pedro Álvares Cabral, Portugal conta com mais um indómito desbravador, não dos mares mas pelos ares. São marés sem marinheiros, pois há mar e mar. há ir e vo(lt)ar!
2022 08 04 - Ditosa Pátria esta que tais sertanejos dá ao Mundo, em tão excelsas companhias! Vivam as escapadinhas aeroespaciais, tipo rapidinha, nos dez minutos de glória para os donos disto tudo! Diz a notícia que «durante três minutos pareciam plumas e, como verdadeiros astronautas, puderam flutuar.»
Comparando, estes "verdadeiros astronautas" são como aquele passageiro conduzido por um piloto de Fórmula 1 gabar-se de ser um verdadeiro condutor de bólides nas provas automobilísticas em Le Mans. Ou o passageiro num Boeing considerar-se um exímio e verdadeiro piloto-aviador.
Só que este têm muita bagalhoça amoedada á custa da exploração do trabalho de outrem, os miseráveis que verdadeiramente trabalham e produzem para garantir as suas obscenas fortunas, com as quais dão estratosféricas rapidinhas de 10 minutos, enquanto os miseráveis como os da Amazon de Bezzos, o anti sindicalistas, são forçados a usarem fraldas pu a mijarem em garrafas para não perderem tempo com deslocações aos WC.
Time is money, money, money.
2022 08 04 - Montenegro foi um acérrimo opositor da chamada "geringonça" á esquerda e defensor da consigna "ir mais além que a troika", na traquitana capitaneada por Cavaco & Passos de Coelho, sempre elogiados por Marcelo de Sousa, sucessivamente entertainer televisivo e Presidente da República.
Todos eles militantes assumidos e protectores do PPD (Partido Popular Democrático) travestido de PSD (Partido Social Democrata).
Para inverter e tentar não perder o leme do comboio da História, o PPD/PSD foi apressadamente fundado após o 25 de Abril pelos que haviam sido conotados com a pretensa ala liberal de Marcelo (Caetano) na Assembleia Nacional fascista, a da União Nacional de Salazar travestida de Acção Nacional Popular na chamada "primavere" Marcelista.
Estribado numa pretensa "evolução na continuidade", Marcelo Caetano limitou-se a mudar alguns nomes, como rebaptizar a PIDE como DGS, mantendo-se as varejeiras.
Do PPD/PSD, actualmente em liquidação, fazem parte insignes democratas como o menino Alberto João, da Madeira, Ventura do Chega (depois de abandonar com muitos outros a barriga de aluguer ppdiana), e Balsemão, dono do império comunicacional da Impresa, onde pontificam o expresso sic visão.
Nunca o PPD/PSD que teve entre os seus fundadores Sá Carneiro, o da chamada ala liberal de Marcelo Caetano sucessor de Oliveira Salazar da União Nacional, foi social-democracia. Tal como o PS de Soares nunca foi social-democrata.
Regouga Montenegro, líder de turno no alegado Partido Social Democrata, contra Costa, líder de turno no alegado Partido Socialista, afirmando ser a política deste herdeira da União Nacional de Oliveira Salazar. Regouga Montenegro não porque o alegado PS com a sua política pró-capitalista ponha em causa as conquistas de Abril, mas porque, em tudo querendo mandar, põe em causa as liberdades do Mercado (capitalista). Mercado, o mirífico embuste onde orden(h)am em monopólio ou em oligopólios cartelizados, fixando unilateralmente ou ajustando entre si os preços e as condições de fornecimento que garantam pingues lucros.
Entre a alegada União Nacional do alegado Partido Socialista e o alegado Partido Popular Democrático / Partido Social Democrata nascido da Acção Nacional Popular de Marcelo, que venha do Diabo a escolha. Não passam de contrafacções, antidemocráticas, ao serviço do grande capital nacional e transnacional. Por mais que regougue Montenegro, das hostes de Alberto João, Passos Coelho e Cavaco.
2022 08 04 - É mesmo assim? No centro histórico, embora sem estacionamento, para rebentar com o resto do comércio local? Já não chega o actual Pingo Doce, antigo Pão de Açúcar, a meia dúzia de metros e com parque de estacionamnto privativo?
2022 08 04 - Zelensky ou pede armas, armas, ou quer "falar" com todo o mundo. Agora caiu-lhe na mouche e na mira .... o Presidente da China.
2019 08 04 - foto victor nogueira - Durante muitos anos, num degrau ou poial deste pórtico manuelino da Igreja de S. Julião, abancava diariamente este artesão, que confeccionava pequenas bicicletas com fio de arame.
Tempos depois, neste mesmo local, tocava viola um simpático e afável jovem, sem abrigo, que assim procurava ganhar umas moedas, que a imprensa local informou que morrera duma overdose numa casa abandonada.
2015 08 04 -
Sem comentários:
Enviar um comentário