Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

quarta-feira, 17 de agosto de 2022

Textos em agosto 17

 * Victor Nogueira

2022 08 17Poças. Antão os bermelhos do  Benfica "teveram" o desplante de vencer o Dinamo de Kiev, da Ucrânia? Querem ver que se enganaram e pensavam que estavam a jogar contra o Dínamo de Moscovo, da Federação Russa? Querem ver que o Zelensky vai exigir pesadas sanções contra os bermelhos do Benfica, esses putinescos, a serem  implacavelmente aplicadas pela USA/NATO/aiUÉ? Virá o Pavlo arengar na comunicação social ocidental, exigindo inquéritos que provem a ligação do Benfica á  Embaixada da Federação Russa? Valha-nos a Senhora da Agrela. Ai Jesus, Maria Santíssima!

2022 08 16 - Comovente esta preocupação da AdC pela "livre" concorrência, pela fixação de preços pelo "mercado" em "livre" concorrência, contra a fixação "administrativa" de preços pelo Estado, AdC muito  "preocupada" em garantir os lucros dos monopólios, oligopólios e cartelização de preços, preocupada com a bolsa dos grandes accionistas e nada, mas mesmo nada, com a defesa do bolso dos consumidores e de quem trabalha e produz para que outros embolsem á fartazana,  Deste modo, em defesa da bolsa e da algibeira de quem embolsa, mas não com o bolso dos consumidores, a AdC bolsa umas tretas envoltas em trafulhice!

2021 08 17 Fotos victor Nogueira - Setúbal CHE Murais dos Explicit Citizens. (Fotos em 2021 Canon 188_01 e 191_04) 

As empenas de alguns dos edifícios da CHE Setúbal, bairro delimitado pela Rua Dr. António Forjaz e Avenidas Infante D. Henrique e D. João II, foram decorados com murais executados pelo colectivo Explicit Citizens, no início de 2021, da autoria de João Murta e Golias D.

Segundo os seus autores no Projecto «“Crescer”, (...) decidimos abordar temas como as nossas raízes, a tranquilidade que a nossa casa e o nosso bairro nos trazem, representar o local onde crescemos, aprendemos, sonhamos e projetamos o nosso futuro.»



2017 08 17 - Pois. O inFaceLock por vezes risca-nos  de listas de amizades sem nada nos perguntar, pois os que estão em causa afirmam não tê-lo feito, noutras, acrescenta-nos por vezes insólitas amizades, à nossa revelia.

~~~~~~~~~~

2017 08 17 - Pois ...Mas também marcante na minha adolescência foi o início da Guerra Colonial e a desmistificação  da multirracialidade com os massacres  - indiscriminados - em Luanda post  4 de Fevereiro, em que o Outro, com outra cor de pele, era, para as "milícias" e liminarmente  o inimigo a abater. Sem esquecer a difusão das ideias e dos propósitos do MPLA. a que não poucos de nós aderimos, como simpatizantes ou como militantes.

Naqueles tempos de adolescente também me determinaram livros como Ascensão e Queda do Terceiro Reich, de William L. Shirer (nas aulas de OPAN consegui que a professora concordasse que o nazi-fascismo e o corporativismo eram semelhantes),  A Cabana do Pai Tomás, de Harriet Beecher Stowe,  ou o Diário de Anne Frank.



2015 08 17 Está um dia soalheiro, o céu límpido e de anil, uma suave brisa agita em leve balancear o verde e cerrado campo de milho; onde o outonal amarelo  - ainda pálido - vai surgindo por entre as folhas pontiagudas, as dálias em fogo como que arribaram, soerguendo-se. da terra....

Aves saltaricam em voos rápidos e as moscas zumbindo - ah! as moscas, como se fossem sarna - esvoaçam e ferroam e picam como sanguessugas ou carraças, aparentemente imunes ao insecticida. Bem se pode afirmar que se mil elefantes incomodam muita gente, uma mosca incomoda muito mais. 

Tudo é silêncio, de vez em quando quebrado pelo atroar das aeronaves em manobras de aterrissagem ou levantamento aos ares no vizinho  aeroporto  das Pedras Rubras.

É hora de almoço ! Aguardo a vinda do trolha.(ou pedreiro)

Mindelo, 2015.08.17

~~~~~~~~~~

2010 08 17 - Vai de roda, bem saltado, cada um ponha o seu pé, não há vira mal fadado como o vira do par sem maré ! ! !

Sem comentários: