Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)
Escrevivendo e Photoandando
No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.
.
Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.
.
Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.
VN
segunda-feira, 9 de janeiro de 2023
Textos em janeiro 09
* Victor Nogueira
2023 01 09 - Foto victor nogueira - Porto, Avenida Fernão de Magalhães, vendo-se a Torre sineira da Igreja de Santo António das Antas e a Torre das Antas. (2022 11 01 Canon IMG_0663)
Esta é um Projecto de Arquitectura da empresa Ferreira de Almeida Arquitectos, um edifício polémico quando da sua construção, em 1998, com os seus 70 m de altura e 16 andares, então considerados como excessivos e dissonantes.
Presentemente o prédio está ocupado por uma Loja do Cidadão e centenas de escritórios.
À esquerda o Túnel das Antas, inaugurado em 2004, que liga o Estádio do Dragão, do Futebol Clube do Porto, à zona das Antas, onde se localizava o anterior estádio desportivo.
2023 01 09 - Desventuras do Chega de Ventura, desventurado com a aventura dos apoiantes de Bolsanero, por "prejudica[em] a direita mundial" clarificando: "É evidente que, quando isto acontece, prejudica e não é por serem nossos aliados que não temos que criticar. Isto aqui não é o Partido Comunista, portanto quando fazem mal nós temos que dizer que fizeram mal", afirmou o autocrático André, que gere o partido como coutada pessoal. Célere na calhandrice, urbi et orbi, "afirmou ter ouvido, apesar de não saber "o grau de veracidade", que "havia vários infiltrados nessas manifestações de pessoas ligadas ao PT e aos movimentos de Lula da Silva, que teriam provocado estas invasões".
2018 01 09 Foto victor nogueira - em Setúbal no Largo de Santo António
São os versos finais da Letra da Música » Hip Hop/Rap » Nocivo Shomon » Poesia da Madrugada que pode ser ouvida em
Nocivo Shomon Poesia da Madrugada HD 1080p (Video Clip Oficial) Na madrugada, escrevendo ao lado da solidão / Em cada linha escrita, um pedaço do coração
Licença sangue
Deixa eu te mostrar o que é poesia
Navego num mar de almas implorando alforria
Lutador luta agora e o covarde sempre adia
Se o errado tem voz o sábio nunca silencia
Grito de agonia, meu povo sorri chorando
Os mortos resistindo e os vivos se entregando
Tamo se aproximando, do fim cê ve o começo
Fulano ali se vende sim é só aumentar o preço
Música não tem cor, nem arte ou endereço
Postura uns morre sem, outros vem com ela de berço
Só quero o que mereço, meu santo não é de gesso
Vacilação total não aprender com o tropeço
Apresso o recomeço, apresso a futilidade
Os de mentira vive gritando que é de verdade
Julgando os meus defeitos não viu minha qualidade
Antes são na loucura que louco na sanidade
Uns são nem a metade, mas acham que pode tudo
Se a justiça tem voz , pra nóis sistema tá mudo
Humildade não é escudo, nem nosso sofro é orgulho
Se espantou pois esqueceu que vaia também e faz barulho
Maloca... vários monstro ao meu redor
Quanto mais gente conheço, mano, me sinto mais só
E o pastor que ontem se sentia entre nóis o melhor
Fez como o diz na Biblía, e retornou ao pó
Quem é você? Bota as cartas na mesa
Em cada coração a coleção de incerteza
Tristeza , na selva , que rouba a impureza
Vermes em demasia com mania de grandeza
Contra a correnteza suportei temporais
Bolando mais um Blunt com rimas transcedentais
Um monte chega na frente passando vários pra trás
Esquece teu passado que esse aí não volta mais
Na madrugada, escrevendo ao lado da solidão
Em cada linha escrita, um pedaço do coração
2018 01 09 foto victor nogueira - mural do MRPP - Libertação de Arnaldo Matos
E alguém viu [Arnaldo Matos], o Grande Educador da Classe Operária, enleado, sorridente, grato e comovido no Governo Sombra ? O salvador que terá fundado um partido tão clandestino, tão profundamente clandestino que ninguém vislumbra para lá dos processos eleitorais e que pretende qual Messias re-erguer do nada ?
2017 01 09 GRAVURA - Pieter Bruegel, o Velho - Dança de noivado
Foram muitos/as que se lembraram de me visitar no dia do meu aniversário, de múltiplas e variadas formas, mais ou menos extensas. Quando hoje me preparava para manifestar o meu reconhecimento, o inFaceLock permite-me saber quem foi mas não me permite aceder individualmente a cada uma das mensagens. Assim, fica a expressão do meu reconhecimento colectivo: "Obrigado, muito obrigado"
2015 01 09 foto victor nogueira -. Guimarães (Paço dos Duques de Bragança) - o apoio de Nun'Álvares pereira (filho secundigénito) ao Mestre de aAvis (filho bastardo real e candidato ao trono real) foi bastante frutuosa. Com efeito, se o chamado "Santo Condestável" se tornou mais rico que o futuro Rei, casando um seu filho com uma filha bastarda do rei, deu origem à mas rica e poderosa casa nobre que havia de governar Portugal a partir de 1640, até à implantação da República em 1910.
Muito ricos tinham de ser os Duques que depois se tornaram reis, possuindo palácios, igrejas, propriedades agrícolas e tapadas por todo o território continental
Esta foto é de finais do século XX e hoje as árvores estão mais crescidas e tapando o edifício. Quando visitei este palácio não sei se em 1963 se em 1968, os guias de então (não poucas vezes já idosos) tinham o discurso engatilhado e memorizado; se lhes fazíamos uma pergunta não sabiam responder e recomeçavam o discurso desde o início, o que era uma enorme seca.
Desta feita, no final de 2014 não visitei o Palácio, pois as entradas eram muito caras para um grupo de 4 pessoas adultas.
2013 01 09 - O que impressiona nesta cena deste filme é a o ataque em massas compactas e sucessivas da infantaria, carne para canhão "indiferente" à carnificina provocada pelos fuzis e pela artilhariac
~~~~~~~~~~
2013 01 09 - E não há quem reforme o PS SOARES SÓCRETINO SEGURO e as suas trampolinices ? O PS sócretino seguro sentado não votou a favor da subida do salário mínimo e agora continuam com as palhaçadas ?
Sem comentários:
Enviar um comentário