Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

sexta-feira, 17 de março de 2023

Textos em março 17


* Victor Nogueira


2023 03 17 Foto victor nogueira - Vila do Conde grafito (2022 12 09 IMG_1431) - Av. Figueiredo Faria - A vida é mesmo assim!!! / A força é interior! - Mural de Anke One Ekna # Goofy ou Pateta, criação dos Estúdios de Walt Disney e Johnny Bravo, criação de Van Partible. 

Goofy é um cão antropomórfico trapalhão, desajeitado, engraçado e bondoso, com um chapéu sui generis.

"Johnny Bravo é um louro musculoso, egocêntrico e vaidoso. Ele sempre usa óculos escuros (mesmo de noite), e as vezes, outros óculos escuros por baixo, camiseta preta, calça jeans, e um grande topete loiro. Mulherengo, costuma ser rejeitado por quase todas as garotas que tenta conquistar por sua estupidez e modos desagradáveis. Ainda mora com a mãe, Bunny, que sempre está disposto a protegê-lo. Johnny acha Cacá muito chato e está sempre tentando evitá-lo - embora muitas vezes tente usar da ingenuidade e da genialidade de seu amigo. Sua vizinha é a pequena Suzy.» (Wikipedia)

2023 03 17 Tenebrosos são os tempos que se avizinham, quando o Tribunal Penal Internacional, que os EUA não reconhecem e ao qual não se sujeitam, emite mandatos de captura contra o Presidente da Federação Russa, enquanto continuam impunes personagens como Zelensky ou os Presidentes dos EUA, desde Truman, o criminoso que ordenou o lançamento de duas bombas nucleares em Hiroshima e Nagasaqui, alvos civis e cidades sem importância militar, num Japão já derrotado, prestes a ser invadido pela URSS.

Deste modo os EUA deram continuidade a uma prática genocida que remonta à quase extinção dos ameríndios, tendo como base uma política de choque pelo terror, a ferro e fogo, sem que as Human Righs Watch os enxerguem, tal como as HRW e o TPI não enxergam as recorrentes violações dos direitos humanos perpetrados quer nos EUA contra os seus próprios cidadãos, quer pela USA/NATO em todo o planeta, 2ueer pelo Governo de Kiev, liderado por um Zelensky que glorifica os colaboracionistas ucranianos que actuaram ao lado das forças nazis e dos seus einsatzgruppen.

Para que as HRW’s e os TPI’s merecessem credibilidade, deveriam também e simultaneamente emitir mandatos de captura quer contra os Presidentes ucranianos desde Maiden, incluindo Zeensky, quer contra os Presidentes dos EUA ainda vivos desde Hiroshima e Nagasaqui, quer contra os Presidentes, Monarcas e Primeiros Ministros dos países da USA/NATO coniventes com as guerras por esta desencadeadas em todo o Mundo, que na Europa terminaria nas praias do Atlântico, naquele rincão onde a terra acaba e o mar começa, com um Presidente Rei. Marcelo II, filho de Balthazar e afilhado de Marcelo I, ufano de condecorar Zelensky com a Ordem da Liberdade! 

Sem comentários: