* Victor Nogueira
Na época natalícia de 2022 / 2023 a EN 13 e Chinatown foram decoradas com balões vermelhos ostentando caracteres chineses dourados. Felizmente o Tio Biden Sam disso não se apercebeu, senão teria havido tiro ao alvo e abatidos com fisgas, não fossem os balões, subversivamente “bermelhos”, espiões, não de 台灣 (Taiwan) mas de 北京 (Běijīng)!
Na porta um cartaz das campanhas eleitorais das CDE's (Comissões Democráticas Eleitorais). Nas mãos a minha caricatura para a Festa dos Finalistas do Liceu Salvador Correia (1965/66), da autoria do meu colega e amigo Carlos Barradas. Na mesa, para além de livros, distinguem-se a máquina de escrever Olivetti Lettera 2000 e a calculadora Facit. Encostado à parede, o espelho da cómoda. O guarda fatos não tinha porta; um cortinado verde fazia as vezes dela.
2019 03 13 foto MENS - c. 1974 - à porta do 330 da Rua dos Bragas, no Porto, onde morava o meu avô materno, António Barroso. No r/c o portão era duma carvoaria.
Na rua, a dois passos da de Cedofeita, plácidos transeuntes, nas janelas os mirones vendo quem passa e o que sucede, nas fachadas a roupa a secar. Na foto, a que estaríamos atentos, eu e o miúdo?
Nesta altura a rua não tinha nem muito movimento nem muitos automóveis estacionados
2014 03 13 Foto victor nogueira - setúbal - esteiros no rio sado e cais no moinho de maré da mourisca - Em setúbal teria havido 3 moinhos de maré, este, o das Praias do Sado (de que há anos pouco já existia) e o da Mitrena (junto aos Estaleiros da Setenave), em ruínas. O da Mourisca foi recuperado pela Reserva Natural do Estuário do Sado e junto dele jazem carcaças de embarcações. Quanto ao da Mitrena, nunca foi recuperado pois, qd da construção dos estaleiros navais, anteriormente a 1974 e à crise petrolífera, não havia preocupações de preservação do património, natural ou construído. O projecto de industrialização de Sines é disso um exemplo.
23 comentários
Alex Cardoso
Bom jour mon ami !
9 ano(s)
Isabel Dias Alçada
Feliz tarde amigo, obrigado pelas belas imagens que compartilha , beijos
9 ano(s)
Leon Fontana
come e bello li mondo la natura ........perche lo stiamo distruggendo !!!!!!!!!???????????
Ver tradução9 ano(s)
Raquel Luciana Silva Melo
muito bom dia para você!
9 ano(s)
Judite Faquinha
Belezas da natureza, Victor com tanta água e me colocaram no ar... eu gostava muito mais estar na água porque a adoro: no ar só de avião, estou a brincar esta vista é linda obrigada companheiro bjinhos<3
9 ano(s)
Judite Faquinha
❤
9 ano(s)
Margarida Piloto Garcia
Belíssima foto Victor
9 ano(s)
Victor Barroso Nogueira
ruínas dum outro moinho de maré, o da Mitrena., junto aos estaleiros navais da antiga Setenave (foto Victor Nogueira)
Há muitos anos, na maré baixa, sózinho como quase sempre, resolvi atravessar a vau até às ruinas, tendo ficado preso no lodo ao chegar lá, safando-me descalçando as botas caneleiras, que depois recuperei, regressando por outro lado. Enfim ....
Nenhuma descrição de foto disponível.
9 ano(s)Editado
Fatima Mourão
boa tarde e beijos ❤
9 ano(s)
Elsa Cardoso Vicente
Obrigada pelas belas imagens, boa tarde
9 ano(s)
Maria João De Sousa
Está fabulosa, esta foto de um velho esteiro do Sado! Obrigada, Victor Nogueira!
9 ano(s)
Milu Vizinho
Camarada bem hajas pelas lindas imagens...Beijios ❤
9 ano(s)
Maria Jorgete Teixeira
Belíssima foto!
9 ano(s)
Laura Rijo
Fantástica foto Victor, parabéns.Beijinho
9 ano(s)
Isabel Maria
Mas que maravilha!!!
9 ano(s)
Raquel Luciana Silva Melo
UMA BELA FOTO, MAS O LOCAL ME PARECE "LÚGUBRE.
9 ano(s)
Belaminda Silva
Está linda!!! Bom dia camarada. Feliz sexta feira te desejo amigo. Obrigada pela partilha e carinho sempre! Beijinho ❤
9 ano(s)
Carlos Rodrigues
Tiveste sorte, Vitor. Também não muito longe daí há uns viveiros de ostras, podias ter apanhado umas quantas...🙂
9 ano(s)
Victor Barroso Nogueira
Sim, havia aqui perto salinas, que outrora foram riqueza de setúbal, mas qd me preparei para lá voltar ao fim de alguns anos, para fotografar mês-a-mês, tinham sido substituídas por ... viveiros Carlos Rodrigues
9 ano(s)
Carlos Rodrigues
Pois, havia salinas aí e nas Praias do Sado e os Galeões ( ainda há dois aí na Marina de Setubal a fazer lindíssimos passeios turísticos, donde se tiram belas fotos do lado menos visto da Arrábida ) tudo por ali eram ostras em tempos que já lá vão, mas continuam em viveiros, por ali, penso eu. A última vez que lá passei, porém, não consegui ver a " actividade criativa " em si, nem sei se está a funcionar ou parada. Podia ser uma fonte de riqueza, sim.
9 ano(s)
Carlos Rodrigues
Nota - Vitor; Os chamados Galeões salineiros eram na verdade Fragatas que transportavam o sal, conforme o nome indica.Agora já usam gasóleo, nos passeios turísticos.
9 ano(s)
Atrás do divã, a servir de recosto, um colchão insuflável da tropa (que trouxera de Luanda) e à minha direita os sacos da TAP que me serviam para transportar a bagagem nas minhas viagens de avião ou para Lisboa/Porto ou aos fins de semana para a Amareleja ou Beringel e regresso
Na parede um Cristo desenhado pelo Camilo e a reprodução dum quadro de Van Gogh, para além de artesanato alentejano (um prato e um piporro) e uma foice que trouxera do monte do pai da Celeste, em Santo Amador (Moura)
O Poster era da ITAU, uma das "palhaçadas e porcarias" contra as quais a minha hospedeira em vão protestava, escandalizada e que para lá do desenho continha a frase "O amor é um pássaro verde num campo azul no alto da madrugada"., escrita por Victor Barroca Moreira, aos nove anos, e constante duma colectânea de textos infantis coligida por Amélia Rosa Colaço.
O quarto tinha dois divãs, de rede, sobre a qual estavam colchões de palha de milho. Um deles servia-me de sofá e o outro de cama.
Casimiro Amado
Um grande prazer poder ler estas memórias! A pulsação do ser humano.
3 ano(s)
Manuel Pingarilho
O Zé Manel continua a tocar viola e o Aristides a cantar embora, agora, um pouco distantes .
Um abraço
3 ano(s)
cidadãos independentes, sem "passado" nem compromissos (com os partidos) nem contas a prestar (nas eleições seguintes, pois serão substituídos por outros "independentes" que não prestam contas ou "escapam" à justiça, como Isaltino Morais ex-ppd/psd ou Fátima Felgueira, ex-PS)
2013 02 18 Chegou-me via um amigo de Facebook esta perola. No tempo do Dr. Salazar (em que muitos se inspiram para nos governar) existiam os fiscais dos isqueiros, quem não tivesse licença de isqueiro era multado, agora são os fiscais das facturas, que sina a nossa, quando é que isto acaba?
~~~~~~o0o~~~~~~
2012 03 13 Pois ... Mas há uma pequena GRANDE diferença. Em democracia podes dizer e partilhar contra a democracia. Em ditadura defender a democracia dá direito a calar, torturar, prender, despedir, marginalizar, perseguir ou assassinar quem fale, defenda ou lute pela democracia, mesmo que esta tenha defeitos. Quem lerá e partilhará o que acabei de escrever ? [ A propósito dum cartoon contra a democracia e o pluralismo em Movimento Antipartido ]
Sem comentários:
Enviar um comentário