Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

dois textos de maria eugénia cunhal

* Victor Nogueira
- Sou também aquilo que faço e não apenas aquilo que digo (V. Nogueira).

De Maria Eugénia Cunhal já partilhara alguma poesia, que pode ser encontrada no meu blog D'Ali e D'Aqui. (http://daliedaqui.blogspot.pt/2010/02/quinta-feira-junho-14-2007-eugenia.html). Estou agora a ler um livro de crónicas do quotidiano por ela publicadas no jornal de A Voz do Operário, intitulado "Escrita de esferográfica". Textos breves, comoventes, de alguém atento ao Outro/a  e solidário com ele/ela. Crónicas breves mas que nos levam a reflectir para além da espuma dos dias. Dentre elas, partilho duas, numa reflexão que poderia ser feita por qualquer de nós em relação à (des)humanidade que nos cerca. Como escreveu Eugénio de Andrade

Diremos prado bosque
primavera,
e tudo o que dissermos
é só para dizermos
que fomos jovens

Diremos mãe amor
um barco,
e só diremos
que nada há
para levar ao coração

Diremos terra mar
ou madressilva,
mas sem música no sangue
serão palavras só,
e só palavras, o que diremos.

A palavra pois a Eugénia  Cunhal

***

  • Nascimento Maria Linda historia ! mas muito triste e ainda mais triste porque todos sabemos que é verdadeira
    22 h · Não gosto · 1
  • Isa Alçada Eu sou mais o que digo do que o que faço , tenho a mania de perdoar a quem me faz mal........ Beijos !
    22 h · Não gosto · 1
  • Fatima Mourão Linda história verdadeira gostei muito,obrigado pela partilha 
    21 h · Não gosto · 1
  • Joaquim Carmo Abraço muito grato por mais uma importante partilha, Victor!
    20 h · Não gosto · 1
  • Deolinda Figueiredo Mesquita Lindo! obrigada, Victor.
    20 h · Não gosto · 1
  • Milu Vizinho Bem hajas camarada Victor, pela partilha 
    19 h · Não gosto · 1
  • Viriato F. Soares Boa noite camarada e obrigado pela partilha!
    17 h · Não gosto · 2
  • Maria João de Sousa Fabulosos textos e poema, Victor Barroso Nogueira! Como esta Função de partilha não está a funcionar, vou partilhar daqui mesmo! Obrigada!
    17 h · Não gosto · 2
  • Donzilia Conceiçao Maravilhas, obrigada Victor, beijinhos
    13 h · Não gosto · 2
  • Isabel Reis Não conhecia,muita solidão nestes textos...abraço
    7 h · Não gosto · 2
  • Lya Tavares Belíssimo!!!
    25 min · Não gosto · 1
  • Sem comentários: