Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

sábado, 26 de novembro de 2016

Fidel Castro foi um grande…


* Victor Nogueira

Aceito e respeito a discordância ou contra-argumentação factual, posso entender o ódio (de classe), mas ler certas notícias ou as caixas de comentários do Expresso, do Observador e de blogs de direita ou mesmo dalguns alinhados com o PS é um exercício deveras incómodo. É caso para dizer, livremo-nos do "amor",  da "tolerância" , da "democracia  em liberdade"  de gente de que AZ é um exemplo.

O post num certo blog colectivo era apenas o que se segue:

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~





Fidel Castro foi um grande…

(é favor acabar a frase)

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

A minha reflexão na caixa de comentários ....




Victor Nogueira

Com este post o XXX pretende apurar até onde vão a imaginação, as frases feitas e o vocabulário da maioria dos seus leitores, conforme a saliva que pavlovamente segreguem ?

e dois exemplos de comentários de outrem




JC

Eh pá, essa é fácil! Foi um GRANDE que, mesmo depois de morto, põe a falar dele os pequenos e os infinitamente pequenos de quem ninguém fala nem falará, pois ninguém alguma vez saberá quem são, foram ou serão.
Foi um cientista que conseguiu e continua a conseguir, mesmo depois de morto, o prodígio de pôr micróbios a falar para lhe chamar nomes, o que, só por si, é um feito científico que lhe valerá, certamente, o Nobel da Biologia a título póstumo.
Foi um gajo a quem o privilégio do nascimento teria dado uma vida confortável, mas que optou pelo desconforto do mato e o risco de um tiro na mona só porque achava que os homens não nasceram para viver de joelhos, vê lá tu como era excêntrico!
Foi um homem que fez asneiras e cometeu erros, como é próprio dos homens, já que de homens precisamos e de anjos não.
Foi um daqueles homens cheios de defeitos cujas qualidades conseguem que milhões de outros homens cheios de defeitos e qualidades se orgulhem simplesmente de pertencer à espécie humana.




AZ

ò abc, vendedor está mal escrito e se vires o maltez manda-o pró caralho. o fidel foi um grande filho da puta como todos os ditadores e que todos os aprendizes de ditador veneram. não há cá contemplações para quem persegue, prende ou tortura adversários políticos e reprime a liberdade de expressão.




AZ

porra, nunca pensei haver tanto democrata a simpatizar com um ditador e é curioso serem os mesmos que apresentam disfuncionalidade orgasmica permanente quando se fala no donaldo trampas. ide pró caralho ò imbecis de merda.

Sem comentários: