Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

quarta-feira, 12 de agosto de 2020

A Champions em Lisboa é a “maior campanha publicitária” para a marca Portugal

* Victor Nogueira

cena 1 da festa do avante - BOLSAM OS PLUMITIVOS E O CORO DOS INDIGNADOS QUE A REALIZAÇÃO DA FESTA DO AVANTE, EM PLENA PANDEMIA, É UMA VERGONHA INTERNACIONAL PARA PORTUGAL, UMA iRRESPONSABILIDADE, E BLÁ BLÁ BLÁ, "EXIGINDO" AO GOVERNO, AO PRESIDENTE DA REPÚBLICA E À DGS, TALVEZ COM RECURSO A PROCISSÕES À SENHORA DE FÁTIMA, QUE A PROÍBAM.
cena 2 ou deixem o pimba em paz - O PRESIDENTE DA REPÚBLICA E O PRIMEIRO MINISTRO AVALIZAM COM A SUA PRESENÇA DOIS "DEIXEM O PIMBA EM PAZ", COM OS ESPECTADORES Á MOLHADA ...
... ... ... E OS PLUMITIVOS ANTI-PCP, ANTI FESTA DO AVANTE, ANTI MANIFESTAÇÕES DO 1º DE MAIO, DIA MUNDIAL DOS TRABALHADORES, E O CORO DOS INDIGNADOS DO COSTUME NÃO TIRAM A CANETA DO BOLSO NEM O ALTIFALANTE DA BOLSA.
cena 3 - a cereja em cima do bolo - O PRESIDENTE DA REPÚBLICA E O PRIMEIRO MINISTRO ANUNCIAM ORGULHOSAMENTE AO PAÍS E AO MUNDO QUE PORTUGAL SERÁ O PALCO DE PONTA-PÉS NA BOLA, A CHAMADA LIGA DOS DOS CAMPEÕES, E BLÁ BLÁ QUE ISSO É UMA HONRA E FACTOR DE PRESTÍGIO INTERNACIONAL PARA PORTUGAL E TORNA E DEIXA E BLÁ BLÁ, PARDAIS AO NINHO ...
... ... ... E OS PLUMITIVOS ANTI-PCP, ANTI FESTA DO AVANTE, ANTI MANIFESTAÇÕES DO 1º DE MAIO, DIA MUNDIAL DOS TRABALHADORES, E O CORO DOS INDIGNADOS DO COSTUME NÃO TIRAM A CANETA DO BOLSO NEM O ALTIFALANTE DA BOLSA.
a final - PORTUGAL JÁ NÃO É UMA NAÇÃO, UM POVO, COMO ELES GOSTAM DE DIZER. PORTUGAL É APENAS UM PROTECTORADO, COMO DIZIA PORTAS DO CDS, UMA "MARCA" COMERCIAL NO MERCADO INTERNACIONAL ENTREGUE A FEIRANTES E PACÓVIOS, TODOS DE ALTO GABARITO...
... ... ... E OS PLUMITIVOS ANTI-PCP, ANTI FESTA DO AVANTE, ANTI MANIFESTAÇÕES DO 1º DE MAIO, DIA MUNDIAL DOS TRABALHADORES, E O CORO DOS INDIGNADOS DO COSTUME NÃO TIRAM A CANETA DO BOLSO NEM O ALTIFALANTE DA BOLSA.

the last but not the least - - DIZ A NOTÍCIA: «Sem grande concorrência desportiva, devido ao adiamento do Europeu de futebol e dos Jogos Olímpicos, esta competição, acredita o especialista em marketing desportivo, será o maior evento desportivo do ano. Para se ter noção do alcance, a final do ano passado foi vista por 400 milhões de pessoas em mais de 200 países e, em 90 minutos de jogo, foram geradas mais de 1000 milhões de interacções nas redes sociais.
(...) Impacto de 50 milhões
Feitas as contas, o impacto económico que será previsivelmente gerado com a realização da prova em Lisboa rondará os 50,4 milhões de euros — calculado já sem a previsão de público nas bancadas. (...) Dos 50 milhões previstos, cerca de metade será gerado pelas refeições que serão feitas em casa e fora de casa. »
E ISTO SEM CONTAR COM AS RECEITAS PUBLICITÁRIAS PARA OS PATROCINADORES COMERCIAIS E EMPRESARIAIS DO EVENTO E DAS EQUIPAS ENVOLVIDAS.
it's all business - MONEY, MONEY, MONEY
https://www.publico.pt/2020/08/12/local/noticia/champions-lisboa-maior-campanha-publicitaria-marca-portugal-1927765

Sem comentários: