Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

terça-feira, 26 de julho de 2022

Textos em julho 26

 * Victor Nogueira 

2022 05 26 - Eh pá! A SPA puxa de galões que já não merece? Eh! pá, a SPA solidariza-se com Abrunhosa. Presidente da mesma, em nome da liberdade e da democracia, mas nem uma palavra em defesa da liberdade democrática dos artistas que queiram participar nos palcos da Festa do Avante? Democracia  & Liberdade há só uma, a da Ucrânia com Zelensky, e mais nenhuma.  Fundada em 1925, quatro  anos após o PCP, conseguirá a SPA sobreviver até 2025?  

ADENDA - No comunicado de apoio a Pedro Abrunhosa, Presidente da Mesa da Assembleia Geral, sobre a Ucrânia, e em seu abono, a SPA apresenta o seu apoio a duas, repete.se, duas refugiadas ucranianas, em articulação com um município cuja maioria é do PPD/PSD.

2019 07 26 - foto mens - no quarto de estudante em évora, em 1974, distinguindo-se na porta um cartaz das CDE (Comissões Democráticas Eleitorais) e à direita, sobre a mesa, a máquina de calcular Facit e a Olivetti Letera 2000. Nas mãos, a caricatura de autoria de Carlos Barradas, para a Festa de Finalistas do Liceu Salvador Correia, em Luanda (1966)


2019 07 26

2015 07 26 - SOBRE AS ALFORRECAS E A MIOPIA - Quem continua prazenteiramente a passear-se em Portugal e pelo Planeta, dando cartas e baralhando o jogo e escolhendo os trunfos, com muita batota nos naipes escolhidos a dedo, não são as alforrecas  mas as hienas, os chacais, os abutres, os urubus,  as piranhas, os coiotes,os polvos e  tubarões, com seus homens e mulheres que não passam de testas de ferro descartáveis.  

Os EUA, onde brilham como mil sóis constelações como Hiroxima e Nagasáqui ou Pinochet, Noriega ou Fulgêncio  Batista, os coronéis gregos ou Salazar e Franco, são o que são porque nele "desaguaram" os foragidos europeus à miséria e à intolerância religiosa e política, os escravos arrebanhados por negreiros em África, os asiáticos expulsos das suas terras pelo império do Capital. Todos eles - incluindo os foragidos à "justiça", encontraram pela frente os ameríndios, chacinados em autêntico genocídio como o que os europeus também praticavam em África, na Ásia, na América do Sul.  

Destruídas a história a memória e o passado, na terra da intolerância e da miséria capitalistas, só por ironia e com humor negro se poderá falar dos EUA como exemplo e como "farol" da solidariedade e do respeito pelos direitos da Humanidade a seguir por quem quer que seja que ame a Vida, a Natureza e a Humanidade. 

Sem esquecer que esta Alemanha, que se seguiu à do III Reich, é uma criação do Plano Marshall contra os ideias comunistas na época personificados pela URSS. 

Quanto ao Kapital esse há muito que não tem Pátria, estando cada vez mais para além das nações. Afinal,  o Estado-Nação foi  necessário apenas para derrubar os limites, as barreiras  e as portagens dos senhorios feudais, entraves ao desenvolvimento capitalista, livre e sem fronteiras. Este, em que se degladiam entre outros a Alemanha de Merkel e os EUA de Obama.

~~~~~~~~~~

2010 07 26 -  Que hoje vai estar muito calor, um calor quase continental, próprio do Portugal Profundo, do interior agora transportado para a beira mar.

~~~~~~~~~~

2010 07 26 - Em Cetóbriga, 48 º C ao sol à tarde e agora à noite a estação meteorológica caseira indica 31 º C !

Sem comentários: