Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

sábado, 23 de julho de 2022

Textos em julho 23

 * Victor Nogueira

2022 07 23 - Se estiver a escrever e apagar inadvertidamente o que escreveu vá clicando simultaneamente nas teclas "Ctr" e "z", fazendo aparecer o que havia sido apagado. Se estiver a escrever um texto longo, vá sucessivamente publicando e abrindo para acréscimos. Assim não perde o que havia gravado. 

Se já tiver gravado, na mensagem clique em "..." (á direita, no cimo) abra a função "Histórico de edições". 

Mas se estiver a escrever textos longos, o mais acertado ê fazê-lo num processador, como o Word e, depois de concluí-lo, copiá-lo e descaregá.no no Facebook.

VER  https://www.tecmundo.com.br/tutorial/45384-facebook-como-editar-uma-postagem-no-seu-mural.htm

2022 07 23 - By Jove. O Facebook agora até censura o Expresso da SIC Balsemão, alinhado com a narrativa da USA/NATO/aiUÉ, onde peroram Rogeiros, Milhazes e outros de igual quilate e alto gabarito, apenas porque Miguel Sousa Tavares, embora crítico feroz de Putin, ousa questionar o Ministério da Verdade, citando ao mesmo tempo Kissinger, em seu abono.

23 de julho de 2022 às 16:30

Em minutos o facebook "escondeu" esta publicação alegando infringir as normas da comunidade, classificando-a como spam, publicidade enganosa, fraude ou falha de segurança. Da primeira vez partilhei a partir dum blog que (ainda) não está na lista negra do FB, da segunda a partir do próprio site do Expresso. Está a ser cada vez mais frequente esta "censura" do FB, contra a qual cada vez mais pouco se pode fazer. Pois, publicar "imagens" ainda consegue tornear os algoritmos.

2022 07 23 - Marcelo e Cavaco - a mesma luta -proteger e favorecer o ppd/psd e o legado de Pedro & Paulo

2022 07 23 - Quando a Embaixadora da Ucrânia e dirigentes de Associações de Ucranianos a esta ligados tomaram as atitudes que tomaram, o Governo manteve-se mudo e quedo. Se tais atitudes tivessem sido tomadas pelo Embaixador da Federação Russa, o Governo teria ficado mudo e quedo ou faria o que não fez á embaixadora da Ucrânia: declará-la "persona non grata"!? 

2018 07 23 Foto victor nogueira . a várzea de Setúbal é solo agrícola de elevada produtividade (Reserva Agrícola Nacional) que deveria ter sido protegido   ocupado por quintas agrícolas paulatinamente substituídas por loteamentos urbanos na sequência  da especulação urbanística desenfreada iniciada a partir dos anos ’60 do século XX a que 16 anos de gestão PS/Mata Cáceres, o  «Manel do alcatrão», não teriam posto termo mas que a subsequente gestão da CDU tem procurado inverter.

Há uma história sobre o actual traçado da variante da EN 10 que atravessa a várzea, da iniciativa da gestão PS/Mata Cáceres, e do mirante da Quinta da Azeda, que escapou à natural  demolição por parte de quem nos anos ‘90/’80 nenhuma preocupação teve pela preservação do património histórico, natural, cultural, paisagístico ou edificado do município.

Este troço parcial deste aqueduto e duma nora que não sei se ainda existe, para além do mirante da Quinta da Azeda, uma das 1ªs obras em betão armado, são dos poucos testemunhos que as desordenadas e desenfreadas especulações urbanísticas não arrasaram. Malgré tout.

A memória desses tempos persiste ainda no nome de urbanizações como as das Quintas do Freixo, da Azeda, do Alves da Silva, do Aranguez ou de Vanicelos.  



2017 07 23 - Hoje  não há boletim meteorológico nem do estado da alma. rectifico, do tempo !

2013 07 23 - Afinal escavaco, pedro e paulo com seguro pela trela sabem o que fazem !? Os patrões acenam que sim

PERCEBIDO ?

http://5dias.wordpress.com/2013/07/23/percebido/

2011 07 22 - "Do rio que tudo arrasta se diz que é violento mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem" Brecht

~~~~~~~~~~

2010 07 22 - Que não devo ser suficientemente "sedutor" ou "encantador" para comigo alarem ou me lerem. Azares ou sortes da vida!

ERRATA - onde está alarem deveria estar falarem? Ou devo manter o lapso dactilográfico,, apesar de ave não ser, nem águia, nem pardalito, apenas dragão com forma (des)humana que os outros não reflecte?

Sem comentários: