Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

sexta-feira, 15 de julho de 2022

Textos em julho 15

 * Victor Nogueira



2022 07 15 - MARCELÍADAS COM PAPAS E BOLOS

~~~~~~~~~~

Victor Nogueira says:
15/07/2022 at 21:05

«Tentaremos saber qual é o problema. Até porque é um problema que também nos afecta: o ordenado de cada um de nós é pago pela gerência em função do número de comentários obtidos.» Leio e fico pasmado! No aventar á artigos e articulistas que em meu entender não valem um caracol. Mas os comentários não se assemelham normalmente ao nível rasca de outros blogs e dos leitores on line nalguns órgãos de comunicação, Os filtros têm razão de ser. Mas que o nº de comentários, quaisquer que eles sejam, mesmo que descabidos, mesmo que insultuosos, contem para o ordenado de não sei quem no Aventar, é obra!

Victor Nogueira says:
16/07/2022 at 18:12

Era uma ironia? Admiti para comigo que talvez pudesse ter sido a intenção de quem escreveu pelo Aventar. Mas, ironias á parte, com algumas nem em serviço se deve brincar quanto mais levá-las a sério. Não vá o diabo tecê-las!


2021 07 15 Foto Victor Nogueira - Café do Desassossego, na Travessa da Anunciada, em Setúbal (2020 04 19 Canon 179_04 IMG_1061)  -  Uma nova "pintura" da fachada deste café substitui uma anterior, que incluía uma frase de Fernando Pessoa: "Sê plural como o universo", do Livro de Desassossego.

VER  Murais, painéis e grafitos em Setúbal - 79


2013 07 15 - SE CHEGAREM A ACORDO ANTES DA MOÇÃO DE CENSURA DOS VERDES, IRÁ  O ps VOTAR DE QUE MANEIRA. ? PARA NÃO HAVER FUGAS, O REPRESENTANTE DO PORTA-VOZ CAVACO - O PADRINHO DO  golpe de estado desencadeado pelo grande capital nacional e transnacional -  ASSISTE ÀS REUNIÕES ?  E a que propósito o Governo da coligação  psd-cds participa também nas reuniões ? 

DOS JORNAIS

A segunda reunião entre os partidos [ps-psd-cds]  para tentar um "compromisso de salvação nacional" foi alargada a membros do Governo - o ministro Miguel Poiares Maduro e o secretário de Estado Carlos Moedas - e contou como "observador" com David Justino, ex-ministro e actual consultor do Presidente da República.

Um sucinto comunicado enviado às redacções pelo PSD e CDS revela que a reunião contou ainda com Eurico Brilhante Dias e Óscar Gaspar na delegação do PS, liderada por Alberto Martins, Pedro Mota Soares, que lidera a delegação do CDS, que incluiu também Miguel Morais Leitão, além de Jorge Moreira da Silva, que lidera a delegação do PSD, na qual participaram ontem Poiares Maduro e Carlos Moedas. 

Quanto ao andamento das negociações, o comunicado conjunto diz apenas que na reunião foram abordados "de modo detalhado os três pilares" apresentados pelo Presidente da República, "tendo sido identificadas as questões fundamentais" para obter o compromisso de salvação nacional pedido por Cavaco Silva.

O comunicado explica a presença de David Justino como "observador para assegurar um conhecimento regular ao Senhor Presidente da República".


2010 07 15 A propósito da Queda da Bastilha ou de Cromwell

Em pré campanha eleitoral anda o senhor  Silva (como outrora o tratava o menino traquinas da Madeira), um dos pais a que isto chegou, com Mário Só-Ares e quejandos. Em mentirolas andará o sócrates, num tempo que se assemelha ao da Revolução Francesa, que hoje se comemora. 

Mas Liberdade, Igualdade e Fraternidade eram conceitos de múltiplas leituras, do qual a burguesia afastou os sans-cullottes ("pé-descalço"). Proclamando que "só não há Liberdade para os inimigos da Liberdade",  logo definiu sem apelo nem agravo que a liberdade existe apenas para si. Todas as revoluções burguesas foram sangrentas e sempre que os seus interesses estivessem em causa, a força das armas, da repressão e do condicionamento e alienação ideológicas são utilizadas sem dó nem piedade. O círculo fechou-se: depois da exploração  das classes trabalhadoras "livres" da escravidão e da servidão da gleba, a globalização (aggiornamento soft do imperialismo e do capitalismo transformado em "economia de mercado) - que lhe é anterior - e do patrão pelo empresário, o círculo fechou-se, repito, tornando actuais as obras de Engels e de Charles Dickens, do séc. XIX. Efectivamente, fácilmente se transformou o XXI em XIX, após o vigéssimo de interregno. A lotaria estava viciada desde o início e o capitalismo convive bem com as ditaduras (desde que não sejam do proletariado), com as monarquias ou contra a República (Popular, do Poder na Rua)  (Gravura -  Sapatos - Van Gogh)

Sem comentários: