Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

sábado, 12 de abril de 2025

Letras empilhadas, ano após ano, em Abril, 12, (re)colhidas em 2025

* Victor Nogueira



12 de abril de 2014  · 

Frank Cappa é um personagem de BD criado por Manfred Sommer, inspirado em Robert Capa, célebre repórter fotográfico que no séc XX cobriu várias guerras e conflitos,- a Guerra Civil Espanhola, a Segunda Guerra Sino-Japonesa, a Segunda Guerra Mundial na Europa e no Norte da África, a Guerra israelo-árabe de 1948 e a Primeira Guerra da Indochina, onde morreu em 1954 ao pisar uma mina terrestre.

Frank Capa, por seu turno, é um repórter fotográfico ou foto-jornalista, correspondente de guerra nos lugares mais turbulentos da Terra, (África, Nicarágua, Indonésia e muitos outros). É um humanista e pacifista convicto, que toma partido pelos mais fracos.

~~~~~~~~~~

  Silvia Mendonça

Frank Cappa, por seu turno, é um repórter fotográfico ou fotojornalista, correspondente de guerra nos lugares mais turbulentos da Terra, (África, Nicarágua, Indonésia e muitos outros). É um humanista e pacifista convicto, que toma partido pelos mais fracos. Frank Cappa é dos meus - o tipo de jornalistas e de foto jornalista que eu sempre quis ser. Boa. Beijos de mim.

11 a          

Maria Lisete Almeida

Bem haja Amigo Victor Nogueira por esta e outras postagens que muito apreciei, mas que não tive oportunidade de agradecer. Abraço.

11 a

12 de abril de 2015  · 

foto victor nogueira - Lisboa - Graffitti em Alfama - as varinas, o marinheiro, a falua e o electrico 28 (o amarelo da Carris)

Ouve aqui "O amarelo da Carris", poema de Ary dos Santos, musicado por José Luís Tinoco e  interpretado por Carlos do Carmo  


Carlos do Carmo-O Amarelo da Carris

12 de abril de 2016  · 

foto victor nogueira - Carnaxide - Igreja de S. Romão

Perto de Carnaxide vindo de Linda a Pastora pela Estrada da Rocha encontra se o Santuário da Senhora da Pedra, ao lado a ribeira de Carnaxide, onde no século XIX (1823), numa gruta, foi descoberta uma imagem da Virgem Maria, que deu o nome ao Santuário. No local há uma pequena mata e um busto do poeta e conselheiro Thomaz Ribeiro, que deu nome ao Largo, perto da velha ponte do Santuário da Senhora da Rocha, de 1883. Anualmente, em Maio, realiza se uma romaria.  

Carnaxide, a 5 km de Algés e 4 km de Queluz, foi outrora terra de trigais. A auto-estrada e o Estádio do Jamor destruíram o bucolismo do vale. Na Serra de Carnaxide existem respiradouros, mãe de água do aqueduto de Carnaxide, elementos visíveis da estrada, que também abastecia o aqueduto das Águas Livres, em Lisboa . No centro da primitiva povoação destaca se a Igreja Matriz de S. Romão e à roda deste templo, no largo Almirante Gago Coutinho, estão as ruas tradicionais e as casas de quinta progressivamente integradas no espaço urbano, como a Casa de Saúde de Carnaxide, antiga Quinta da Igreja. O primitivo centro urbano está muito degradado e descaracterizado, persistindo designações de artérias como becos do Sapateiro e do Machado, travessas do Lavadouro, das Escadinhas, do Lameiro e do 5 de Outubro, calçada do Chafariz, largo  Pátria Nova, rua do Portal das Terras. No adro da igreja de Carnaxide, arborizado, encontra se um coreto, sem coberto, e um chafariz, com um painel de azulejos e brasão de Oeiras, datado de 1952. Nas traseiras deste  se um outro chafariz, este reconstruído na sequência do terramoto de 1755. Um portal duma antiga quinta ostenta ainda uma data do século XVIII. Na rua Visconde Moreira de Rey encontram se a Casa Gabri, onde residiu Camilo Castelo Branco, e o Palacete da Quinta das Torres, revivalista, como se fora um castelo medieval, para além da Quinta do Morval, que outrora integrava as duas anteriores. (Notas de Viagem, 1997)

~~~~~~~~~~

Maria João De Sousa

Ia sempre ver a Senhora da Rocha com o meu pai, Victor Barroso Nogueira, não porque ele tivesse alguma costela religiosa, mas pela beleza do lugar e pela feira que se fazia lá perto, se bem me lembro... sei que a minha mãe vinha sempre carregada de loiças de barro e que eu pintava sempre as mais bojudas com figuras humanas e cenas de trabalho nos campos... obrigada e um abraço!

9 a

Maria Jose Renee Avila

Verdade era tao bonito o lugar a animaçao, tambem me lembro ...

9 a

Mia Pires Griff

E o lugar continua lindo.Bem pertinho de mim,Victor.E vieste dar a meu largo 😉 (1997). Beijinho,meu querido.

9 a

Judite Faquinha

Meu querido amigo, mais um pouco de história de Portugal que nós desconhecemos, pelo menos eu, lindo e que eu gostaria de conhecer...pode vir a acontecer amei...obrigada camarada beijokinhas noite feliz com sonhos lindos!!! Espero que agora consiga por a escrita em dia. ❤

9 a

Elsa Santos

Mais. Uma. Vez. Obrigada. Pela. Partilha amigo Vitor. Sempre. A aprender.

9 a

Teresa De Sampaio Lança

Caro Vitor, muito obrigada pela partilha. Achei muito interessante.

9 a

Milu Vizinho

Lindo lindo lindo. Camarada Victor, tenho aprendido muito consigo. Obrigada pela partilha. Beijinhos

9 a

José Inácio Leão Varela

Obrigado caro amigo Victor Nogueira por mais esta partilha. Pois .. Carnachide bem perto de onde moro ... Algés .. ambas estão ligadas por estórias e pela história de Portugal desde tempos centenários. Abraço forte.

9 a

Manuela Vieira da Silva

Obrigada por partilhares as tuas lindas viagens... sempre muito interessantes. Abraço.

9 a

Filipe Chinita

aqui mesmo ao pé, rapaz. obrigado por tudo o que de ti nos dás

9 a

Teresa Mercês de Mello

Obrigada Victor, pela linda fotografia e pela resenha histórica, sempre tão oportuna para enriquecer ou avivar os nossos conhecimentos! Gosto muito de ler as tuas memórias. Bjs

9 a

Graça Maria Teixeira Pinto

Gostei de ler e de saber.Obrigada, Victor!

9 a

José Almeida

Bela Imagem!

9 a

Clara Roque Esteves

Vítor, uma bonita imagem ilustrando mais um bom pedaço da pedagogia que usas como arma de ataque ao desconhecimento alheio. Eu não conheço o local. Agradeço a partilha. Um abraço.

9 a 

12 de abril de 2022  · 

Foto Victor Nogueira - Setúbal  - Edifício na Rua Joaquim Brandão (Canon 180_05 20 - 2020 05 31) 

Este prédio, sito na esquina da Rua Joaquim Brandão com a Avenida 5 de Outubro  tem uma forma trapezoidal e por detrás dele localiza-se o Asilo Dr. Paula Borba.

Paula Borda (1873 / 1934), nascido nos Açores, foi um médico e benemérito setubalense, estimado pelas lasses laboriosas da cidade. 


12 de abril de 2024  · 

Foto Victor Nogueira - Setúbal, Av. António Maria Portela - "Um mural pela Paz" Mural de Azhir Al Majed - "Uma janela para um País livre" "Paiting for Palestine" (2024 04 09 IMG_4376)

Este mural, executado em 28 de Janeiro de 2024, foi de imediato vandalizado, sendo recuperado em 28 de Fevereiro de 2024.

~~~~~~~~~~

«O projeto “Uma Janela para um País Livre” surgiu na sequência do último conflito entre Israel e a Palestina, iniciado a 7 de outubro de 2023.  tendo por base a obra de Azhar Al Majed, artista da Palestina. 

Em Setúbal, decorre no âmbito da iniciativa “Histórias que as Paredes Contam”, que está também a desenvolver várias atividades relacionadas com a celebração dos 50 anos do 25 de Abril. 

O desafio de associação à campanha, que arrancou a 14 de janeiro, em Belfast, na Irlanda do Norte, foi lançado pelo sociólogo irlandês Bill Rolston. Além de promover o fim da opressão da Palestina e proclamar a paz, tem como objetivo divulgar obras de artistas palestinianos.» i

12 de abril de 2024  · 

Para grandes males, grandes remeédios!

12 de Abril de 2025

Foto victor nogueira - Elvas - No aproveitar é que está o ganho! Na encruzlilhada, com sombra à sombra da torre  defensiva, dois em um - lampião e bica  com um prato para pousar os cântaros.  (2000 09 13  F1010038)

Sem comentários: