Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

terça-feira, 22 de abril de 2025

Letras empilhadas, ano após ano, em Abril, 22, (re)colhidas em 2025

 * Victor Nogueira


22 de Abril de 2011

25 de ABRIL de 2011

Sugiro que até ao fim de 25 de Abril de 2011 usem como foto de perfil este ou outro cartaz similar. Pode ser o da terra onde estão, para dar maior variedade.



22 de abril de 2011  · 
 
Depois de ler de David Martelo "As Mágoas do Império" de Pinheiro de Azevedo "25 de Novembro sem Máscara", de Sousa e Castro "Capitão de Abril, Capitão de Novembro" e de Luís Nuno Rodrigues " Marechal Costa Gomes - No Centro da Tempestade" e de terminar o esclarecedor livro de Otelo vou retomar a leitura de Raquel Varela "A história do PCP na Revolução dos Cravos"  


Boa noite, Vitinho! (1986-1989)

22 de abril de 2012  · 

E agora, para quem entra pela madrugada dentro, para quem desperta, ao amanhecer,  para quem acorda pela tarde fora, enfim, para quem quiser retribuir qualquer que seja a hora, minuto ou primeiro segundo ou segundo em primeiro


Makulele- Oi Boa noite

NOS 40 ANOS DO 25 DE ABRIL 08 - OS DEMOCRATAS e os cravos DE ALTO COTURNO


“Sem o apoio alemão, a transição democrática em Portugal estaria ameaçada”

OLHA, olha o ps fundado em 1973 na alemanha federal, em segurança e com dinheiros da social-democracia alemã e nórdica ? No problem, foi para salvar a transição democrática. Seria a da “evolução na continuidade” à marcelo em 1968, à spínola em 1974 e à franco em 1975 ? Mas ... em 1973 havia democracia ou era o fascismo em portugal ? E o estado actual, fruto das alianças ps-psd-cds-spínola-mdlp/elp-igreja católica em 25 de Novembro é democrático ? Alguém referendou a adesão à União Europeia e os sucessivos tratados ? E alguém vê o ps de soares a seguro passando por alegre a convocar hoje gigantescas manifestações em defesa do "Socialismo" e da "Liberdade"? 

Hoje nem a travessa do fala-só ou do fala-barato conseguiriam encher.  Liquidaram o poder popular, as comissões de moradores, de bairro  e de trabalhadores ! Fogem das manifestações e das eleições e dos referendos como o diabo da cruz. Por alguma razão eanes-balsemão-sampaio e soares dizem que o 25 de abril é consensual ! Mas estão a lançar areia  para os olhos de quem ? As privatizações de soares-constâncio-cavaco e os PEC' de sócrates ou as malfeitorias de pedro e paulo sustentados por cavaco e seguro têm alguma coisa a ver com o socialismo e a liberdade ? Ou os pactos orçamentais que eles e toda a social democracia europeia defendem têem algo a ver com o Socialismo, a Democracia e a Liberdade? 

Acham eles e os papagaios natural que os homens e as  mulheres do 25 de Novembro tenham recebido apoios e ajudas "desinteressadas" da social-democracia e da democracia-cristã europeias ou da CIA e do amigo americano. Era para salvar a "democracia", dizem eles, de mãos dadas. Ou que em Angola a UNITA tenha colaborado com a PIDE e recebido apoio da África do Sul do Apartheid que mantinha o ANC ilegal e Mandela na cadeia. Ou que a FNLA recebesse apoio do amigo americano e da República do Zaire. Acham eles natural que os regimes racistas da Àfrica do Sul ou enfeudados aos EUA como o Zaire fornecessem tropas e armamento à UNITA e à UPA/FNLA .Era tudo tudo para defender a "civilização cristã e ocidental" contra o que eles diziam ser as ditaduras do Leste e do MPLA. Como acham os papagaios natural que soares preferisse a UNITA, racista e enfeudada ao apartheid sul-africano . Era tudo em defesa da democracia e da liberdade. A do Capital, entenda-se.

Mas ai credo, jesus maria santíssima, valha-nos Deus,cruzes-canhoto, o pcp e os comunistas tinham o apoio de Moscovo e queriam instaurar uma ditadura. Isto é, queriam cortar as pernas ao Capital. É graças a ps-psd-cds que desde soares a freitas passando por carneiro e spínola que os grandes empresários e banqueiros andam por aí em manifestações, desde há 40 anos, de mãos dadas ao povo e aos trabalhadores, comemorando o 25 de Abril e com cravo vermelho ao peito. O cravo deles, é outro ! Aliás já soares o escreveu - em 1974-75 defendia o socialismo porque doutro modo não teria votos. E com os votos que lhe deram em 1975 e em 1976, arrumou o Socialismo e a Liberdade num gaveta, tão bem aferrolhada que nem ele nem os seus sucessores conseguiram abri-la de novo. Porque fogem da Democracia e da Liberdade e do Socialismo  como o diabo foge da cruz.

“Sem o apoio alemão, a transição democrática em Portugal estaria ameaçada”

~~~~~~~~~~
                          
Maria João De Sousa
Pois parece-me que sim, que estamos muito mais ameaçados pelo "apoio" alemão!!! Mas nada de confusões... o cravo, para mim, não é tão "consensual" como possa parecer!!!
11 a
Rogério V Pereira
Um labirinto se foi erguendo, murado, conduzindo e conduzido, com uma parede em cada lado. O amigos, o americano e o alemão, deram uma mão mas o trabalho teve aturado esmero de quem estava no terreno. O labirinto se foi erguendo para uma única saída. E está sendo erguido, ainda. Mas como não há nada que se não saiba, "Qualquer dia, qualquer dia..." nas urnas ou fora delas... (a imagem vale por mil palavras, e as palavras valem por mil imagens, obrigado por as teres dado)
11 a

22 de abril de 2014  · 

NOS 40 ANOS DO 25 DE ABRIL 09 - Fátima, Futebol, Telenovelas, Touradas e Reality Shows ou os jogos de BANCAda com ou sem pancada !

escreve victor malheiro dias

1. Hoje em dia, os bancos funcionam de uma forma que não possui nenhuma espécie de justificação moral e que oscila entre o jogo de casino e a actividade predatória contra os trabalhadores, protegidos por políticos sem escrúpulos. Verdadeiros atentados à liberdade que ninguém esperava ter de suportar 40 anos depois do 25 de Abril.

2. - Ontem, ao ouvir as buzinadelas, pensava em quantos adeptos deste ou de outro clube, loucos de alegria pelo resultado de um jogo que em nada modificaria a sua vida, estariam dispostos a sair à rua para defender o aumento do salário mínimo, o aumento das pensões, o fim das propinas ou o pleno emprego. Quantas dessas pessoas seriam capazes de vir para as ruas exigir o fim da pobreza? Quantas dessas pessoas viriam para a rua indignadas pelos milhares de crianças que passam fome? Quantas dessas pessoas viriam para a rua exigir um combate eficaz à corrupção e uma justiça igual para todos? Quantas viriam defender uma escola pública de qualidade? Quantas destas pessoas virão para a rua no 25 de Abril gritar que não esquecemos a liberdade? Quantas dessas pessoas irão votar nas eleições europeias? Quantas irão votar nas legislativas? E quantas irão votar nos mesmos que hoje os condenam a eles à pobreza e os seus filhos à ignorância? Para que lhes serve este feroz orgulho de grupo e esta embriguez selvagem da vitória se, nos momentos que importam realmente, irão baixar o pescoço onde se irá pousar a canga?

cartoon joão abel manta

O jogo da banca e o jogo da bancada

~~~~~~~~~~~

 Maria João De Sousa

Muito bom, Victor Nogueira! Perguntei-me exactamente isso! Obrigada!

11 a

Serafim Santos

Havia os três efes, agora são quatro EFES. Fátima, Futebol, Fado e o Fu....d...o!!!!!

11 a

  Sidónio Candeias

Vivemos num país que, no primeiro telejornal que fizeram após a conquista do campeonato, pelo Benfica. Não deram mais nada a não ser o que todos já sabiam. Os problemas dos portugueses se os havia acabaram. Isto é simplesmente impressionante, sobre todos os ângulos.

Só posso subscrever na íntegra, o texto de Victor Malheiro. Que infelicidade a nossa!!!

11 a      

 Rogério V Pereira

Há verdades-espelho em que, aposto, ninguém se quer rever. E esta é forte!

11 a    

 Victor Barroso Nogueira

A PSP Arminda Griff nunca teve como objectivo invadir a Assembleia da República. E a multidão que em Lisboa cercou a GNR, e a PIDE a 25 de Abril de 1974 não estava "protegida". Como não estavam "protegidas os maiores ou menores milhares de pessoas que no fascismo comemoravam o 1º de Maio, vitoriavam o general Huberto Delago, participaram no Congresso da Oposição Democrática ou nas "eleições", todas elas sujeitas a repressão, espancamento, prisão, tortura ou mesmo morte pelos esbirros da PIDE, da GNR, da Legião Portuguesa ou do célebre capitão Maltez. Talvez eja uma parte da história que não viveste nem terás conhecido.

Enfim, mana Arminda, Ainda não estamos na ditadura fascista mas para lá caminhamos. Se lá chegarmos, resta às pessoas serem humildes e cheias de med e de respeitinho, que o respeitinho é muito bonito ?

Enquanto vitoriam um qualquer clube, qualquer que le seja, enquanto vão em peregrinação a Fátima, enquanto papam telenovelas e casas de segredos, está tudo bem e seguro. Mas não seguro de ter trabalho, salário justo, acesso àsaúde, velhice sem miséria, casa para viver .. Seguro de vegetar em vida !

11 a

22 de abril de 2014  · 

foto victor nogueira 1975 - ponte 25 de abril, cristo-rei e estuário do rio tejo

~~~~~~~~~~

 Maria João De Sousa

Conheci um menino que dizia assim; "Olha o quito lei de baços abretos!"... também eu era pequenina, nessa altura...

11 a

   Victor Barroso Nogueira

🙂 E contam-me que havia outro a quem ofereceram uma maçã e ele disse: "não quero, tem caca" isto é, tem casca LOL

11 a

Judite Faquinha

Camarada Victor adorei, quando esta ponte mudou de nome, de Salazar, para 25 de ABRIL, Lindíssimo, grande homenagem a este dia que está a chegar, e eu irei faltar, porque me encontro em Madrid, passando umas ferias, beijokinhas ❤

11 a

Victor Barroso Nogueira

Arminda Griff Em Paço de Arcos só na marginal vejo o Cristo-Rei e a ponte 25 de abril. Lá de casa vejo apenas p farol do bugio, na barra do Tejo 😛

11 a

 Victor Barroso Nogueira

José Júlio Telgas, Isabel Maria Monarca e Lu Caeiro Já corrigi. Claro que é o Rio Tejo, embora o que neste momento esteja a ver do alto da torre seja ... o sado

11 a

22 de abril de 2019  · 

foto victor nogueira - évora  - manifestação dos trabalhadores rurais em  1975 09 17, na praça do giraldo

22 de abril de 2020  · 

foto victor nogueira murais 25 abril Grandola 1978

Para além do mural alusivo ao 25 de Abril, a foto regista a Festa do Avante de 1978 (cartaz), O 1 de Maio (cartazes) e o Julgamento Popular do trabalhador rural alentejano José Diogo.

Sobre este último informa a RTP: «A 30 de setembro de 1974, o trabalhador rural José Diogo assassinou à facada o antigo patrão e latifundiário Columbano Monteiro em Castro Verde. O julgamento estava previsto para o tribunal de Tomar, o que não chegou a acontecer devido à falta de comparência de réu Zé Diogo e do advogado de acusação Daniel Proença de Carvalho. No exterior do tribunal, um júri composto por 20 elementos provenientes de Castro Verde, representantes de comissões de trabalhadores, da Associação de Ex-Presos Políticos Anti-Fascistas e ainda muitos populares, absolveu Zé Diogo e condenou o latifundiário postumamente através do que designaram “tribunal popular”. Este acontecimento ficaria registado no documentário realizado pelo cineasta Luís Galvão Teles – “Liberdade para José Diogo”.» 

22 de abril de 2020  

.Foto victor nogueira - Cravo de Abril


22 de abril de 2021  · 

Foto victor nogueira - Setúbal (Avenida Luísa Todi) - Monumento à Resistência Antifascista, à Liberdade e à Democracia, do escultor José Aurélio, inaugurado em 25 de Abril de 2005.

"Aos resistentes que com a sua acção lutaram e lutam contra o fascismo, pela Liberdade, pela Democracia e pela Paz. 25 de Abril sempre!".

22 de abril de 2021  · 

foto victor nogueira - Setúbal - pormenor dum mural em Setúbal, na Quinta do Freixo

22 de abril de 2022  · 

Todos diferentes, todos iguais! Uma só Humanidade no Planeta Terra!

22 de abril de 2022  · 

Todos diferentes, todos iguais! Uma só Humanidade no Planeta Terra!


22 de abril de 2024
 
Conteúdo partilhado com: Público
Público
25 de Abril – 50 anos – Tempo de Vida,
Tempo de Luta, Tempo de Esperança.
Tempo de Paz, Tempo de Humanidade
48 anos da Constituição de Abril
(O homem da bicicleta e Cravo Vermelho - Fotos Victor Nogueira)

Sem comentários: