Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

sábado, 1 de outubro de 2022

Textos em outubro 01

 * Victor Nogueira

2022 10 01 - Para lá das bravatas de Liz Truss, émula e  sucessora do desmiolado Boris,  e da sua siamesa, a Ursula von der Leyen, Jens Stoltenberg, o manageiro de serviço na USA/NATO e seu porta-voz, já veio clarificar que relativamente á admissão da Ucrânia, sim, pois, mas, porém, todavia, contudo, dó, ré, mi, fá, sól lá si para as calendas gregas, que a NATO não se mete nem envolve "directamente" na trituradora carne para canhão dos ucranianos capitaneados por Zelensky, embora continue a enviar armas para Kiev.

Note-se que a maioria desse armamento é desviado e vendido na dark net, segundo fontes credíveis. Hipoteticamente para "apoiar" novas revoluções coloridas ou abrir caminho á democracia radical das "direitas" defensoras  dos brandos costumes característcos daa civilizações de matriz judaico-cristã. incluindo a islâmica!

2022 10 01 - Pensei que o unificador fosse a lombada e capa vermelhas. Prontus, Cirandei aqui pela casa e entre muitos outros que preenchem o critério capa e lombada vermelhas anotei:

1) África Negra (Elikia M’Bokolo), Angústia para o jantar (Luís de Stau Monteiro), O Holocausto (Nora Levin), Dossier Coimbra 1969, Os últimos presos do Estado Novo (Joana Pereira Basctos), Império, Nação, Revolução (Riccardo Marchi), A guerra religiosa na I República (Arnaldo Madureira), O dia inicial (Otelo Saraiva de Carvalho), Spínola e a contra-revolução (Francisco Bairrão Ruivo), O fosso (Jaime Gralheiro), Morte no bairro (Sastre), Teatro - obras completas, vol IV (Bernardo Santareno), A economia em 24 lições (Mário Murteira)

2) O operariado e a república democrática (César Oliveira), Breve História de Portugal (Oliveira Marques), Pela Revolução Democrática e Nacional (Álvaro Cunhal), Deus e o Diabo nos provérbios portugueses (Guerreiro Vaz), Poesia e prosa medievais (Maria Ema Tarracha Pereira), O adeus ás armas (Hemingway), Expressões populares portuguesas (Augusto Simões), Conceitos fundamentais da matemática (Bento Caraça), Guia alfabético das comunicações de massas (Jean Cazeneuve),Tempo de Angústia (Rogério de Freitas), Le cri du peuple (Tardi), do tamanho das nossas vidas (Filipe Chinita), História de Portugal (Flausino Torres)

Prontus, aqui fica o meu comentário completo. Abraço 🙂

Tomás Gavino Coelho

Victor Barroso Nogueira, isto tem a ver com a eleição no Brasil. 13 é o número do Lula. Não sou lulista, mas contra o outro de quem me recuso a citar o nome vale a pena qualquer gesto contra. Os livros são de Angola por opção pessoal. Valem todas as escolhas, desde que sejam 13 lombadas vermelhas.

Victor Barroso Nogueira

Tomás Gavino Coelho Eu percebi. Por isso cada conjunto que anotei tem 13 obras, atendendo ao critério que referi. 🙂

EM TEMPO - Dos livros da lista de Tomás Gavino quatro deles também existem na minha biblioteca: A PIDE/DGS na guerra colonial (Dalila Cabrita), Um estranho em Goa (José Eduardo Agualusa), A vida verdadeira de Domingos Xavier (Luandino Vieira), Sita Vales (Leonor Figueiredo)


2020 10 01  foto victor nogueira - Setúbal e Forte de S. Filipe

Em 1º plano, à esquerda, a Doca dos Pescadores e o edifício da Lota do Peixe. A meio a coluna cilíndrica é a estação elevatória da Belavista e ao centro, difusas no horizonte, as chaminés da central termoeléctrica, agora demolida. 

VER 

Muralhas de Setúbal - Forte de S. Filipe 02

A Central termoeléctrica de Setúbal ao longo dos tempos



2018 10 01

Ao meu olhar
cintilou o mar
e nos teus dedos
brilhou o sol
em doce e ardente sinfonia
loucas gaivotas
em ti pousaram
julgando serem sábios
os lábios teus
Setúbal 2018.10.01
Cartas a Penélope - Série Faia Maria


2018 10 01 - A violência doméstica não é apenas a do homem (namorado ou companheiro) sobre a mulher, mas também a desta sobre o homem, e envolve pais, filhos/as, netos/as, incluindo as criancinhas - que nem sempre são seráficos anjinhos - interagindo uns sobre os outros, nas relações familiares.

Há a violência física também das mulheres sobre os homens e a insidiosa e não menos destrutiva violência psicológica ou assédio moral das mulheres (incluindo filhas ou companheiras) também sobre os homens.


2015 10 01 - Da actual Presidência da República tudo é possível.Depois de afirmar que "sabe 'muito bem' o que fazer, mas escusa revelar 'um centímetro', S.Exa. o venerando Chefe de Estado mandou informar que "não estará presente na cerimónia do 05 de Outubro [comemoração da Implantação da República], porque terá de "se concentrar na reflexão sobre as decisões que terá de tomar nos próximos dias".

Até à lavagem dos cestos da vindima que quilometragem sairá das "reflexionices" do Alto Magistrado da Nação ?


2015 10 01 - OS CHAMADOS EMPATES TÉCNICOS SONDAGEIROS

Efectivamente os chamados jornalistas que acompanham a campanha da CDU não informam ou relatam com um mínimo de sereiedade e "objectividade", antes fazem comentários chocarreiros e divulgam as suas próprias bocas agarotadas e displicentes. Por outro lado, reduzindo inicialmente a campanha eleitoral ao "confronto" entre Dupond e Dupont, isto é, circunscrito ao ps(d), na recta final "descobriram" um novo "campeonato", o dos "pequeninos", um outro "empate" técnico, entre a CDU e o Bloco. E não deixa de ser comovente o "desprendimento" de Passes de Coelho, cujo PáF sondageiramente se destaca no 1º lugar, preocupado com miríficas viragens do PS à esquerda, vai esclarecendo que, se for caso disso, viabilizará o OE do PS (mesmo desconhecendo o seu conteúdo). Não é necessário ir à bruxa para prever que o PS terá mais mandatos que o PSD, embora tudo seja de esperar de Cavaco para "contrariar" os resultados eleitorais para a formação dum novo Governo. Enfim  ...

Sem comentários: