Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

terça-feira, 25 de abril de 2023

Textos em abril 25

 * Victor Nogueira


Abril, 50 anos a caminho da liberdade

2023 04 25 O Público da SONAE publica um "livrito" acessível aos assinantes, pre-comemorativo do 50º aniversário do 25 de Abril com destaque para o PS e para três personagens marcantes da revolução, os únicos que lhe merecem destaque: Salgueiro Maia, Otelo, Melo Antunes.

Está dado o mote novembrista. PCP? Costa Gomes (que defendeu e promulgou a Constituição em 1976)? Vasco Gonçalves? Ramalho Eanes, o estratega do 25 de Novembro?

Népias, que o papel não chega para tudo. Tudo organizações e personagens anódinos! Nem Spínola merece destaque, Spínola, o General que Mário Soares/PS reabilitou em 1987 «considerando «os feitos de heroísmo militar e cívico e por ter sido símbolo da Revolução de Abril e o primeiro Presidente da República após a ditadura».

2023 04 25 Lula da Silva e Santos Silva ostentam na lapela um cravo vermelho ao peito. Marcelo de Sousa desta feita nem pela mão o trazia, contrariando práticas anterores. Lula termina o seu discurso com vivas à democrcia e contra o fascismo.

Marcelo Nuno, na sua histriónica homilia, enleia-se com as várias Revoluções, que ora ganham, ora perdem.

Segundo ele no 25 de Abril há mutas revoluções: a de Álvaro Cunhal, a de Mário Soares, a de Sá Carneiro, a de Freitas do Amaral ... Acrescentando que a Constituição em vigor já não é a de 1976, mas a que foi profundamente alterada em posteriores e sucessivas revisões constitucionais.

Marcelo fala em “esperança na mudança”. Qual é a mudança para a qual Marcelo esperançosa e denodadamente trabalha? De mudança em mudança, qual será a Constituição e que República seria a que Marcelo Nuno preferiria ter vencido logo em 1974? Seria a do retorno à «evolução na continuidade»?

Na bancada do Governo do PS quase ninguém tem cravo vermelho ao peito, nem mesmo António Costa. As mulheres e raríssimos homens o colocaram ao peito.. Alguns poucos colocaram-no no murete, defronte de si.

Nos representantes dos partidos com assento parlamentar que discursam, todos ostentam cravo vermelho ao peito, com excepção do Chega e da Iniciativa Liberal. O Bloco e o PCP alertam para os perigos do fascismo.

É penoso assistir às prestações ilusionistas de Marcelo Nuno, Rui Rocha e André Ventura.

~~~~~~oo0oo~~~~~~

Foto victor nogueira - Todos os anos nos desfiles do 1º de Maio, em Setúbal esta mulher com um cravo na mão acenava aos manifestantes que desfiavam lá em baixo, na avenida. Primeiro era um casal idoso, depois apenas ela, agora ninguém.

~~~~~~oo0oo~~~~~~

EM TEMPO – Assistindo ao resumo na Break News da CNN, que empolou as manifestações do Chega, verifico que se Marcelo não trazia cravo algum quando entrou no Parlamento, passou a trazê-lo quando acompanha Lula, dando-lhe sumiço quando passou a ocupar o lugar na mesa de honra, da Assembleia a República. O que atrás refiro ter acontecido na bancada do Governo, acontece durante a sessão de boas-vindas a Lula, quando privilegiam o laçarote de apoio à Ucrânia. Na sessão posterior, dedicada ao 25 de Abril, passam a ostentar o cravo vermelho ao peito.

Maria Amélia Marques Martins - muito bem. Pena que a pouco e pouco desapareça a esperança à janela...

Clara Roque Esteves - Vítor, viste mal. Na bancada do governo todos tinham cravo ao peito. Embora eu pense que pode haver gente de cravo no peito e reacção na cabeça e coração. É

Victor Barroso Nogueira - Clara Roque Esteves Numa 1ª vez, no Canal AR, com o fast forward, vi o que relatei. A visão do resumo da CNN, mostrou que estava parcialmente errado ou, noutra perspectiva, que a minha certeza era apenas parcialmente correcta. O que aliás está reconhecido no final do meu texto. 😛



2022 04 25   DN 25 Abril 2020

 

2021 04 25 Foto Victor Nogueira -  Setúbal - 25 de Abril - mural vandalizado na Rua de Mormugão  (Canon 152_02 - 2018.02.09)

EM TEMPO - As fotos a este mural, em dois dias de 2018, ficaram mal. No 1º era de noite e no 2º já tinha sido ainda mais vandalizado, e muitos veículos automóveis estacionados   dificultavam as fotografias. Mas em 2021 é uma sequência que pode considerar-se premonitória do ano da (des)graça de 2021, nos perigosos tempos em que os bárbaros invadiram a cidade até agora abertta, para cercá-la de muros, prisões e ameias, com muitas papas e bolos ofertados à plebe, como engodo virulento.

VER Murais de Abril 26 - 25 de Abril nas paredes e em fotos de capa


   2020 05 25 Cartoon - Erguer e construir o Socialismo e duas canções para o dia de hoje

PREÂMBULO DA CONSTITUIÇÃO APROVADA E PROMULGADA EM 2 DE ABRIL DE 1976
«A 25 de Abril de 1974, o Movimento das Forças Armadas, coroando a longa resistência do povo português e Interpretando os seus sentimentos profundos, derrubou o regime fascista.

Libertar Portugal da ditadura, da opressão e do colonialismo representou uma transformação revolucionária e o início de uma viragem histórica da sociedade portuguesa.

A Revolução restituiu aos Portugueses os direitos e liberdades fundamentais. No exercício destes direitos e liberdades, os legítimos

representantes do povo reúnem-se para elaborar uma Constituição que corresponde às aspirações do País.

A Assembleia Constituinte afirma a decisão do povo português de defender a independência nacional, de garantir os direitos fundamentais dos cidadãos, de estabelecer os princípios basilares da democracia, de assegurar o primado do Estado de Direito democrático e de abrir caminho para uma sociedade socialista, no respeito da vontade do povo português, tendo em vista a construção de um país mais livre, mais justo e mais fraterno. A Assembleia Constituinte, reunida na sessão plenária de 2 de Abril de 1976, aprova e decreta a seguinte Constituição da República »

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~


Canto Moço, por José Afonso


A Internacional

CANTO MOÇO
Somos filhos da madrugada
Pelas praias do mar nos vamos
À procura de quem nos traga
Verde oliva de flor nos ramos
Navegamos de vaga em vaga
Não soubemos de dor nem mágoa
Pelas praia do mar nos vamos
À procura da manhã clara
Lá do cimo de uma montanha
Acendemos uma fogueira
Para não se apagar a chama
Que dá vida na noite inteira
Mensageira pomba chamada
Companheira da madrugada
Quando a noite vier que venha
Lá do cimo de uma montanha
Onde o vento cortou amarras
Largaremos p'la noite fora
Onde há sempre uma boa estrela
Noite e dia ao romper da aurora
Vira a proa minha galera
Que a vitória já não espera
Fresca, brisa, moira encantada
Vira a proa da minha barca.


2020 04 25 Foto Victor Nogueira - Évora 1976 03 12 Manifestação dos trabalhadores rurais, pela Reforma Agrária - 'A terra a quem a trabalha'


2017 04 25 foto victor nogueira - CANTO MOÇO e 'o homem da bicicleta ao nascer do sol' - Filhos da Madrugada - José Afonso (Do LP Traz outro amigo também - 1970) e "Vejam Bem" (do LP Cantares Do Andarilho - 1968)


2. - VEJAM BEM

Vejam bem
que não há só gaivotas em terra
quando um homem se põe a pensar
quando um homem se põe a pensar
Quem lá vem
dorme à noite ao relento na areia
dorme à noite ao relento do mar
dorme à noite ao relento do mar
E se houver
uma praça de gente madura
e uma estátua
e uma estátua de febre a arder
Anda alguém
pela noite de breu à procura
e não há quem lhe queira valer
e não há quem lhe queira valer
Vejam bem
daquele homem a fraca figura
desbravando os caminhos do pão
desbravando os caminhos do pão
E se houver
uma praça de gente madura
ninguém vem levantá-lo do chão
ninguém vem levantá-lo do chão
Vejam bem
que não há só gaivotas em terra
quando um homem se põe a pensar
quando um homem se põe a pensar
Quem lá vem
dorme à noite ao relento na areia
dorme à noite ao relento do mar
dorme à noite ao relento do mar

~~~~~~o0oo~~~~~~

2012 04 25 Não é o 25 de Abril que me cansa e desgasta mas sim a ausência dele.

~~~~~~oo0oo~~~~~~

Eles são democratas
Amigos de Plutocratas
Com cidadania
De enguia
bem esguia !
Escorre-lhes dos dedos, dos lábios e da caneta ou do «computador»
Arrogância
Jactância!
Vestem bem e cheiram melhor
Para esconder o pior
perfume da sarjeta
Muitos vivem da gorjeta
Esquecidos que em pó se transformarão ,
acumulado num saco de ossos
em fossos, na fossa
Por isso não são dos nossos.
São sim democratas
Plutocratas
Aristocratas
Autocratas
Convencidos que são reis!
Mesmo em terra de cegos o «imperador» vai nú
Numa palavra sem palavra
Na família das piranhas
São PIRATAS
Victor Nogueira
2006.06.26


2011 04 25 Beijos acetinados às moças e abraços calorosos aos moços 🙂

Sem comentários: