Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

terça-feira, 18 de abril de 2023

Textos em março 18

 * Victor Nogueira


2020 04 18 Foto victor nogueira - Largo Celestino Rosado Pinto, em Setúbal. (2020.04.16)

Não. não se trata duma cena dum eventual filme futurista mas da entrada dum prédio e da montra, gradeadas, duma loja falida, em cujo interior se encontram estantes e manequins e, cobertos de pó,  se amontoam bibelots, caixas e electrodomésticos.

CELESTINO Germiniano Lima ROSADO PINTO, Músico, natural de Setúbal, membro duma família de pessoas que se destacaram na música, nasceu a 17-12-1872 e faleceu a 09-01-1963. Foi pianista, organista, violoncelista, compositor e instrumentista.


2019 04 18 Monte da Arouca (Unidade Colectiva  de Produção Soldado Luís), em Vale de Guiso, Alcácer do Sal, nas margens do Rio Sado, cerca de 1975 - junto à fonte de água potável (que abastecia as casas dos trabalhadores) e do tanque colectivo de lavagem da roupa - a Celeste e Eva bebendo água do cocho. À direita e à esquerda, os cântaros para transportar a água, à ilharga ou à cabeça.


2017 04 18 Foto victor nogueira - Lisboa - Av. 24 de Julho em Alcântara - Outdoor publicitário onde durante muito tempo foram pelo MRPP pintados murais políticos. Foto em 2017.04.09


2016 04 18 Foto victor nogueira - A primavera ressurge no parque verde da lanchoa - as árvores de folha caduca vão reverdecendo e por entre o relvado aqui e ali sobressaem manchas floridas no branco ou amarelo das pétalas de pequenas flores. E, na base duma única árvore reparo, pela 1ª vez  numa "miríade" de cogumelos por entre as nodosas raízes que afloram à superfície, como ilhotas mais ou menos disformes. A tarde, essa está cinzentonha e abafadiça.

Manuela Vieira da Silva
Uma terra saudável é uma terra fértil de variedade. 🙂
Responder7 ano(s)
Maria Lisete Almeida
Grata Amigo Victor Nogueira.
Responder7 ano(s)
Milu Vizinho
Que bonito texto e bonita imagem. Obrigada pela partilha. Bj
Responder7 ano(s)
Judite Faquinha
Meu querido camarada Victor, a natureza é sempre linda...e nesta foto assim o mostra, gosto muito de cogumelos, serão comestíveis...gosto mas não os conheço, o texto está lindo obrigada camarada beijokas ❤
Responder6 ano(s)

Sem comentários: