Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

quarta-feira, 19 de abril de 2023

Textos em abril 19

 * Victor Nogueira

2023 04 19  Entre anjos e demónios, com recorrente "inocência", o "inocente" pergunta : "E se fosses convidado, irias?" "Claro que sim", respondeu o interpelado. 

Note-se: o "inocente"  não curou de saber  os motivos  do interpelante não ter sido pelas divindades convidado  para  o repasto. Olimpicamente, o superinteligente perguntou apenas: "E se fosses convidado, irias"?

Assim, ... para 2023, para quem não é deste miudinho mundinho, o photographo não tem photos que o atestem, pois num mundo de manipulações e enganos, nem todos têm a graça de estarem entre os "eleitos" e agraciados com a inocente e desinteressada  graça dos deuses e das deusas, do Olimpo!

No mundinho manipulatório dos peritos em assédio moral, que se julgam superinteligentes, nem sempre os verdadeiramente inteligentes são bimbelos, embora inteligentemente possam  parecê-lo aos videirinhos!


202204 19 - Foto victor nogueira - Poderia ser mas não é o nascer do sol mas sim o pôr do chamado astro-rei, com Palmela no horizonte. Visto das varandas no alto da torre no cimo duma encosta o Sol nasce á direita e põe-se á esquerda. (2022 04 17 Canon 203_04)

2021 04 19  auto-retrato do homem covidicus-canisdreadpithecus em 2021.04.18


2014 04 19 Buddy Longway é um personagem de BD criado por Derib. Trata-se dum western em que um branco caçador de peles casa com uma ameríndia, Chinook, e com ela constitui família. Série dos grandes espaços e da preservação da natureza, é também uma série humanista, contra a intolerância racial e a cupidez dos brancos.

Ao contrário do que sucede na maioria das séries de BD, nesta, tal como em Blueberry, os personagens vão envelhecendo e sofrendo as vicissitudes da passagem do tempo

Victor Barroso Nogueira

Nenhuma descrição de foto disponível.

9 ano(s)

Victor Barroso Nogueira

Nenhuma descrição de foto disponível.

9 ano(s)

Isabel Dias Alçada

Feliz noite amigo, bjs

9 ano(s)

Elsa Cardoso Vicente

Excelente partilha...

9 ano(s)

Jose Diogo

Foi uma das séries mais marcante da minha juventude.

9 ano(s)

Ana Maria Madail

Bela partilha... Adorei!. Bjs.

9 ano(s)

Susana Valente

Obrigado pela partilha. Boa noite.

9 ano(s)Editado

Maria João De Sousa

Outros personagens que não conhecia e que me parecem interessantíssimos até nesse pormenor que descreves, do envelhecimento e do confronto com as pequenas mudanças socais dos novos tempos. Obrigada, Victor Nogueira!

9 ano(s)

Fatima Mourão

Fixe!!!

Ver tradução9 ano(s)

Maria Lisete Almeida

Grata pela partilha! Um abração!

9 ano(s)

Miguel Sampaio

Tomei contacto com Buddy Longway na revista Tintin. Também havia Blueberry e Jonathan, Comanche... Enfim...

9 ano(s)


2012 04 19 - A  sabedoria ameríndia de Touro Sentado

Sem comentários: