Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

terça-feira, 24 de setembro de 2013

(a poesia nas palavras em setembro 06) - 2010


24 de Setembro de 2013 às 12:04
* Victor Nogueira

Mar de Calmaria
.
1. - Vou lançando as minhas palavras ao vento em mar de calmaria !!
.
2. - Nada tenho para dar, nada espero receber. Como diria Pessoa, "merda, sou lúcido".  [..] e eu, da felicidade conheço apenas breves instantes ! Há muitos anos que não escrevo poesia e se vires a cantilena é do passado milénio [1]. Lanço as minhas palavras ao vento e na ressaca vem apenas a aridez e o olhar fixo no horizonte, com um sorriso de pedra colado à pele e o mar coalhado de cinzas e de flores esmaecidas

Nada espero da vida real, menos ainda da vida virtual . Refiro-me às pessoas à medida que envelheço, subscrevendo inteiramente duas frases de Saramago:
.
 - Somos todos uns pobres diabos,mesmo os génios. A ironia utilizo-a sempre não como um truque, mas como alguém que estivesse dentro de mim e me fosse dizendo "não te iludas" (Saramago)  .  - O retrato fiel do que sou deixou-o escrito Gramsci: "Pessimista pela razão, optimista pela vontade.". Está tudo dito. (Saramago)  . 

Se te não considerasse, não te ligaria  ! Bjo, mana desirmanada ! 
.
Publicada por Victor Nogueira à(s) Quarta-feira, Setembro 01, 2010 

à espera de chuva 

à espera de chuva limpa e brisa  fresca com céu azul ou estrelado  e límpido !

Publicada por Victor Nogueira à(s) Quinta-feira, Setembro 02, 2010http://aoescorrerdapena.blogspot.pt/2010/09/espera-de-chuva-limpa-e-brisa-fresca.html#links 

D'A Justiça

O importante acima de tudo não é que se faça justiça mas sim que se construa uma sociedade onde os direitos humanos não sejam espezinhados e violados em favor dum punhado de mandantes encobertos e com homens/mulheres de mão e capatazes aliciados a troco dum tostão!

Publicada por Victor Nogueira à(s) Sábado, Setembro 04, 2010 

 Retalhos e Memórias

Ou faz como o João Feijão, abre uma cova, diz tudo para dentro dela, tapa com terra, deixa crescer o feijoeiro, sobe por ele acima e alcançarás o paraíso donde a terra não passa dum minúsculo grão de areia. E para a viagem, um bjo do Kant_O :-)

Não, pk as raízes não se podem estender, o que fragiliza o feijoeiro. Além disso o vaso pode não dar uma base de sustentação que permita o equilíbrio da planta. Mas se insistes no vaso, à cautela o melhor é levares um asa delta ou um para-quedas :-)

Publicada por Victor Nogueira à(s) Terça-feira, Setembro 07, 2010

Snif Snif !

snif snif (quase) ninguém comenta o que publico ! Sem corda nos sapatos deverei ficar parado a meio do deserto, seja invernal e gelado seja infernal? Help me, please !

Publicada por Victor Nogueira à(s) Quarta-feira, Setembro 08, 2010

Códigos e redes sociais

Esta era uma conversa para ter em privado mas aqui vai. Nas redes sociais é costume as pessoas tratarem-se por tu. Isso não significa menos respeito ou falta de educação, mas sim um sinal de igualdade. Como a que existe entre os ...comunistas, para quem todos se tratam em princípio por tu, sem doutorices, do secretário geral ao mais modesto militante de base. Pessoalmente, trato os meus colegas de trabalho que são do mesmo grupo profissional por tu. Se tratasse os que me são hierarquicamente inferiores, dentro do serviço, seria falta de respeito. Na família, de pais a filhos passando por avós e netos tratamo-nos todos por tu. Ao tratar-te por tu, não significa uma relação de desrespeito mas de igualdade. Todas as relações têm regras. Assinar um manuscrito a vermelho é insultuoso. ESCREVER COM MAÍUSCULAS NA INTERNET significa que estamos a gritar com o outro. "Porrada" não é um termo muito fino :-) (isto é um smiley, isto é, para expressar sentimentos usam sinais gráficos. Este é um sorriso sem maldade. Se escrevesse :-P estaria a deitar-e a língua de fora. Se escrevesse :-( significaria que estaria triste).
.
Registo que mereço a tua consideração porque no teu código o "caro" tem um significado "positivo". Comigo tudo pode ser questionado, não sou detentor da verdade mas procuro ser materialista dialéctico! Cordialmente.

Em tempo - Pedro, desculpa ocupar o teu espaço, mas quando achares que estou a pisar o risco diz-mo ! Bem vindo ao Facebook: é igual à vida real !

Publicada por Victor Nogueira à(s) Quinta-feira, Setembro 09, 2010

Quem somos ?
.
Caminhante, caminhando se faz o caminho e somos o que de nós vemos em espelhos multifacetados, baços ou cristalinos, e aquilo que de nós os outro vêem e nos comunicam e no que neles nos vemos. A vida flui sem retorno e não podemos parar a contemplar simplesmente o mar, o  sol, as estrelas ou os rios que deslizam com maior ou menor mansidão  :-)
Publicada por Victor Nogueira à(s) Sexta-feira, Setembro 10, 2010 

Gostos discutem-se ?

1. - Não gosto dos bonecos do estado de espírito do hi5. E não consigo ou não sei eliminá-los !
2. - No meu estado não tenho estrado embora estando na estrada ! Estragando, estragado ou estrangulado ? E esta, hein !, como diria Pessa na sua peça sem pressa ou com pressa ! Ou compensa sem compressa
.
Publicada por Victor Nogueira à(s) Sábado, Setembro 11, 2010

Vista de caras !

As voltas que o mundo dá. Na chamada Primavera marcellista Fialho, Solnado e Cruz deram um show que foi uma pedrada no charco chamada Zip Zip, um programa inteligente e não estupidificante. Do Raul lembro-me do seu humor non-sense e da sua bondade, bem como dos papéis que interpretou em D. Roberto ou na Balada da Praia dos Cães. Hoje a Cruz de Carlos é outra, depois do 1.2.3, nadando agora em shows como talentoso actor que sempre foi, mas noutras ribaltas e com outras marés ! Ou quem vê de caras nem sempre vê corações !

Publicada por Victor Nogueira à(s) Sábado, Setembro 11, 2010

Homenagem ao Bombeiro Voluntário !

Já que é bombeiro voluntário, quero dizer que os aprecio. São homens na maioria esforçados e solidários. Não sei se hoje já há profissionalizados, mas no tempo em que estive em Évora, há 40 anos, lembro-me que tocava a sirene do quartel que ficava fora de muralhas e logo depois se ouviam as botas cardadas a descer as ruas em direcção ao quartel, onde deveriam chegar estafados. Creio que hoje há empresas que não facilitam a vida aos trabalhadores que são bombeiros voluntários. Mas não fossem eles e  a sua abnegação, as autarquias e o Governo não poderiam sustentar sapadores bombeiros por esse país fora.

Apesar de vermos os factos de maneiras diferentes, um caloroso e solidário abraço aos bombeiros Vasco e Victor

Publicada por Victor Nogueira à(s) Domingo, Setembro 12, 2010

Máscaras e Papéis

Em sociologia diz-se que cada indivíduo na vida real desempenha vários papéis a cada um dos quais corresponde um conjunto de comportamentos diferenciados.

Publicada por Victor Nogueira à(s) Sábado, Setembro 18, 2010http://aoescorrerdapena.blogspot.pt/2010/09/mascaras-e-papeis.html

Ida e volta

* Estado foi alterado para O meu pc, entenda-se, personal computer, está no estaleiro e eu num apeadeiro à espera dele. Adeus, até ao meu regresso e muitas propriedades :-)
* Estado foi alterado para O PC já está operacional e voltei !
* Estou de Volta com o PC operacional !
* Há PC's e pc's ! :-P
* Assim como "há mar e mar e ir e voltar", também há o Partido que o não deve estar porque a união faz a força e assim se vê a força do PC e do personal computer :-)

Publicada por Victor Nogueira à(s) Terça-feira, Setembro 21, 2010

Um dia soalheiro

Estado foi alterado para Está um dia soalheiro, ameno e de céu azul levemente nublado !

Publicada por Victor Nogueira à(s) Quarta-feira, Setembro 22, 2010

Os deuses estão loucos ?

Somos feitos à imagem e semelhança de Deus ou dos Deuses, dizem desde que a religião surgiu. Já viste que muitas vezes os perseguidos reproduzem as taras e vícios que os fizeram tentar construir um Mundo Novo? Foi assi! com os imigrantes nos EUA, com os Israelitas, com os novos países libertados do jugo colonial? Resta-me uma frase de Saramago: - O retrato fiel do que sou deixou-o escrito Gramsci: "Pessimista pela razão, optimista pela vontade.". Está tudo dito. (Saramago) , Um grande e fraterno abraço, Henrique

Publicada por Victor Nogueira à(s) Sábado, Setembro 25, 2010

Que faço no Facebook e no hi5 ?

Estou a ouvir o barulho do silêncio imerso em ruído e lantejoulas !

Publicada por Victor Nogueira à(s) Terça-feira, Setembro 28, 2010

Grato pelo poema mas ...
.
Grato pelo poema mas ... um encontro como o entendo é um espaço de igualdade. Tem de basear-se numa aceitação mútua e não numa rede farpada: "CRESÇAM E CONHEÇAM, E DEPOIS SE EU DEIXAR, ENTÃO METAM~SE".

Bjo do Kant_O, que ama a liberdade e a igualdade, que nada mendiga, mesmo que a vida sejam um punhal cravado no meu peito e dele já não escorra sangue ! Mas isso, fica por detrás da minha máscara sorridente, como malabarista do verbo bordejando a chama :-)
.
Publicada por Victor Nogueira à(s) Quarta-feira, Setembro 29, 2010 

Retro nature - Eric Rivera
Retro nature - Eric Rivera


Retro nature Illustrated in Flash Por: Eric Rivera Illustrator

Tem múltiplas interpretações. O amarelo tanto pode ser o sol como o Silvester, personagem da BD. O verde tanto pode ser um campo cultivado com várias folhas como o relvado dum estádio de futebol. Ou mesmo a camisola do Sporting Club de Port...ugal. Há um contraste entre o verde primaveril e o negro despido dos ramos da árvore como se fosse inverno, onde pousam dois pássaros. Será um casal ? Que pássaros ? Estão em descanso pk não esvoaçam ! A casa tem sombra e é negra por fora e luzente no interior ! O que dentro dela reluz: ......ou sol (há 7 minutos)·

Victor Nogueira ‎.. ouro ou sol ? Se for o sol terá de ser uma casa de espelhos. A árvore negra e despida será mesmo árvore ou mão seca que não dá o conforto da sombra se o sol for um braseiro. Uma mão desamparada que busca ? Pronto, o poeta deu lugar ao matemático racionalista e ambos, deste Kant_O, deixam um suave beijo à Nela, como se fosse a brisa com sabor a sal, sol e maresia ! :-)   (há 2 minutos)

Victor Nogueira Ah! Sou um homem da beira mar, do sol, do sal, da brisa, da maresia iodada, do espaço infinito em torno de mim, sem muros nem ameias :-) (há 2 segundos).

Publicada por Victor Nogueira à(s) Quarta-feira, Setembro 29, 2010

Gota a gota no dia a dia

Não há mal que se não acabe nem bem que sempre dure e para que o bem dure o mais possível devemos preferir o copo meio cheio ao copo meio vazio. Abraço do Kant_O

O silêncio não tem nós, é uma planície imensa, umas vezes seca, outras verdejante, mas por vezes a garganta sente os ditos como nozes duras de ... roer ! Bjo do Kant_O
.
Publicada por Victor Nogueira à(s) Quarta-feira, Setembro 29, 2010 

A Vida vivida

A vida às vezes cansa-me mas, apesar de tudo, Viva a Vida, com Alegria, Amoramizade, Humor e Fantasia :-) Ah! "the last but ot the least", e tenha sempre ao alcance da mão uns trocos para os gastos :-) Bjo e grato pela poesia
há 2 segundos
.
Publicada por Victor Nogueira à(s) Quinta-feira, Setembro 30, 2010

Solilóquios

1.  Aos poucos que interagem comigo, a expressão da minha simpatia! Isto é como o vinho, se for de boa qualidade o tempo torna-lo precioso e raro. Se não forem, é apenas zurrapa :-)
.
2.  Olá ! Não sei se ainda estás em Portugal, mas estejas ou não, desmentiste as tuas palavras e nunca procuraste que nos conhecemos pessoalmente. De palavras vazias de sentido está o mundo cheio. Tudo de bom para ti ! Victor Manuel  (30/Set 23:19)
.
Pois, eu continuo à espera ... de nada! Há muito que deixaste de me enviar as tuas fotos e simpáticas palavras para o perfil  (30/Set 23:28)
..
Publicada por Victor Nogueira à(s) Quinta-feira, Setembro 30, 2010 

Do alto da minha janela

Grato pela visita e pelas amáveis marcas da passagem. Grato pelo vídeo. Para todas e cada uma das moças, um abreijo, como os que a caminheira me envia desde o milénio passado ! :-)

E um abraço para o jovem de Palmela, cujo castelo alcandorado na Serra dos Barris vejo do alto das minhas janelas ou varandas, vista que em 180 º termina no estuário do rio sado, para montante ! A esta hora no alto da madrugada e do cimo da torre na encosta onde moro a terra é um luzeiro de estrelas, até ao Barreiro como se elas descessem ao solo para encanto do Kant_O :-)
.´.
Publicada por Victor Nogueira à(s) Quinta-feira, Setembro 30, 2010 

Desencanto !

[03:25:39 | Editado 03:33:52] Victor Nogueira: De  tarde tive de tratar de vários assuntos e cheguei a casa  cansado pelo que depois de jantar me fui deitar e só acordei agora. Vim aqui e passei pelo hi5 e nenhum rasto de ti encontrei. Estás doente? Não te apetece escrever? Paciência ! Para quê preocupar-me contigo! A continuares assim um dia deixarei de escrever-te e então será total o meu silêncio. Protestas se nada te escrevo ou mando todos ou cada dia ! Mas tu fazes aquilo que me censuras ou de que reclamas.

Publicada por Victor Nogueira à(s) Quinta-feira, Setembro 30, 2010

~~~~~~~~~~~~~~

 [1]  CANTILENA COM MAU GOSTO

Quem quer ver a moça bela
Que na rua vai passando,
Florida, com sentinela,
0 meu sossego roubando?
.
0 meu sossego roubando
Sem leveza d'andorinha,
Em má prisão esvoaçando
Não te vendo, Oh! sinházinha!
.
Não te vendo, oh! sinházinha,
Um deserto vai nascendo;
Bem longe da minha vinha
Por ti mal, vou fenecendo,
.
Por ti mal, vou fenecendo
Nesta casa sem calor;
Não quero ficar sofrendo
Como trigal sem verdor,
.
Como trigal sem verdor
Não me deixes  tu ficar;
É bom ter calma d'amor
No mar alto a navegar,
.
No mar alto a navegar
Remando àquele porto,
Com roussinol a cantar
Mui cantante, sem desgosto.
.
Mal cantante, com desgosto,
Vou deixando de cantar;
Ficando mal, mal disposto,
Pela companh'a a fugar!

.
1992.Março.03  -  Setúbal

vem de (a poesia nas palavras em setembro 05) - 2009

Dominika Debska- "Life is a Road- A vida é uma estrada"

Dominika Debska - "Life is a Road- A vida é uma estrada"


Foto Victor Nogueira - pôr-do-sol no estuário do rio sado
Foto Victor Nogueira - pôr-do-sol no estuário do rio sado


Foto Victor Nogueira - em sesimbra

Foto Victor Nogueira - em sesimbra



foto por MayaDella retirada de Poesia Portuguesa

foto por MayaDella retirada de Poesia Portuguesa


Sem comentários: