Tom e Jerry são a tradicional dupla do gato e do rato, atormentando-se mutuamente. Tom raramente consegue capturar Jerry, devido à sua própria falta de inteligência e às habilidades do engenhoso ratinho.
Na família d'Os Simpsons surgem animais: Itchy e Scratchy (Comichão e Coçadinha), uma paródia a Tom & Jerry, com bastante humor negro, violência acrescida e maior comicidade. O rato Itchy tenta sempre apanhar o gato Scratchy. Itchy, extremamente cruel, é considerado herói do desenho. O vilão é o bondoso Scratchy, que normalmente não persegue o rato Itchy e é vítima das maléficas armadilhas deste. Itchy & Scrathy são personagens dos desenhos animados televisivos favoritos de Bart e Lisa Simpson, crianças que apreciam a sua brutalidade e violência "estimulante". Nesta série Os Simpsons surgem outros animais domésticos, como o galgo Ajudante de Pai Natal (Santa's Little Helper) - e a sucessão de gatos Bola de neve (Snow Ball) I, II, III, IV e V.
Pateta (do original Dippy Dawg ou Goofy Goof) é um personagem de animação dos Estúdios Walt Disney Trata-se dum cão antropomórfico magro, esguio, alto, desengonçado, desajeitado engraçado, e bondoso. Pluto, outra criação de Walt Disney, é um cão espalha-brasas, metendo-se em grandes confusões, mas no fim ajuda Mickey a decifrar alguns mistérios.
Na galeria dos gatos encontra-se o Manda-Chuva (Top Cat), o líder dum gang de felinos de rua em Nova Iorque, tentando trocar as voltas ao Guarda Belo (Officer Dibble). Snooper e Blabber (Olho Vivo e Faro Fino) é um policial. com uma dupla de detectives, um gato e um rato. Olho vivo, o gato, vestido num estilo muito parecido com Sherlock Holmes e Faro fino, o rato, vestido à Humphrey Bogart. No reino da espionagem e da ficção científica situa-se o cão Attila, de Deribe e Rosy, que trabalha para os serviços secretos da Suiça. Rex Holmes, de Ivan Zigg, é um cão investigador na revista Ciência Hoje das Crianças.
Na cidade do mal não podem ser esquecidos os Irmãos Metralha (The Beagle Boys), de Carl Barks, que formam uma quadrilha de ladrões trapalhões que tentam roubar a caixa forte do Tio Patinhas, sempre sem êxito. Outros bandidos de Patópolis, como o Mancha Negra ou o Bafo de Onça, por vezes colaboram com a família Metralha, mas quando tal acontece os resultados são do mesmo modo desastrosos.
Yogi Bear, conhecido como Zé Colmeia é um personagem alegre, criado por William Hanna e Joseph Barbera, que se considera "mais inteligente do que a maioria dos ursos". Outro urso surge em Petzi (Rasmus Klump), uma série infantil criada em 1951 pelo casal dinamarquês - Carla e Vilhelm Hansen. Petzi, é um ursito que tem amigos diversos, entre os quais Pingo (um pinguim), Riki (um pelicano) e Almirante (uma foca), que o ajudaram a construir Mary, o barco em que viajam. Huckleberry "Huck" Hound (Dom Pixote) é um antropomorfizado cão que fala com um sotaque sulista (EUA) calmo e prestável, Foi seu autor Frederick Bean "Tex" Avery. O Pica-Pau (Woody Woodpecker), de Walter Lantz para Looney Tunes e Merrie Melodies. é um pássaro amalucado mas simpático que se foi refinando ao longo dos tempos por vários desenhadores.
Em Yakari, o pequeno índio, os animais também fazem parte importante do meio-ambiente e do enredo, como o urso Rayon de Mel e os castores, para além do cavalo mustang Petit-Tonnerre e o cão Oreille-Tombante. Ao contrário do que sucede nas outras séries, em Yakari é este que compreende e fala a língua dos animais que surgem nas aventuras.
Em Calvin e Hobbes este é um tigre de peluche que para o miúdo é um ser vivo, companheiro de diabruras, brincadeiras e jogos, mas também a voz da moderação e da ponderação, que nem sempre Calvin escuta ou segue. Também Mónica, de Maurício Abreu, tem um peluche, que utiliza como arma para agredir Cebolinha e o 'resto da Turma, que lhe inferniza a vida e tenta rou lho.Em Os Simpsons Bobo - é o adorado ursinho de peluche do Sr. Burns. que passou pelas mãos de Charles Lindbergh e Adolf Hitler.
Numa perspectiva lúdica são as histórias da amizade ingénua e terna de um rapazinho e do seu cão, à base dos gags de Boule e Bill (um cocker), criados por Jean Roba. A série inclui outros animais, como a tartaruga Carolina e o gato Caporlal. Bidu é uma criação de Murício de Sousa. É um cachorro azul que não gosta do banho e vive correndo atrás dos automóveis para além de muitos amigos cachorros. Naturalmente persegue os gatos, entre os quais se encontra a Mingau. Pif e Hercule são dois personagens criados pelo catalão José Cabrero Arnal para o jornal L'Humanité. Pif é um cão antropomorfizado que vive com uma família humana, operária, e forma uma dupla antagónica com o rato Hercule.
Mas animais célebres, críticos da sociedade, a maioria gatos, são Krazy Kat, Mosca, Garfield (guloso e preguiçoso), Felix (simpático e amável mas sempre metido em confusões), criado por Otto Messmer ... Krazzy Kat, um anódino gato filósofo e poeta, uma criação de George Herriman, gosta do rato Ignatz, que o despreza, havendo um terceiro personagem, o cão Bull Pupp. Garfield tem um companheiro, o cão Odie, sendo ambos da autoria de Jim Davis. O gato Garfield, como se disse, é preguiçoso, guloso, mas também viciado em café, amante de televisão e acima de tudo, sarcástico. Adora sacudir Odie da mesa, arrotar, caçar pássaros e carteiros; o seu prato favorito é lasanha.
Alguns animais têm "animais de estimação", como é o caso do cão Pluto (Mikey) e do gato Ronron (pato Peninha ou Fethry Duck). Obelix e Asterix também têm um cão como companheiro de aventuras, Ideafix.
Podemos ainda recordar outros "heróis", como o cão Cubitus, e o seu gato Senéchal, da autoria de Dupa, que vivem hilariantes situações, de um humor único. Ou o inteligente Marsupilami, de André Franquin, inicialmente personagem secundário nas aventuras de Spirou e Fantasio, estranho mas simpático animal proveniente das florestas da América do Sul, que utiliza a enorme cauda como instrumento de auxílio adaptada às situações que se lhe deparam. E porque não recordar o brasileiro papagaio Zé Carioca e a sua namorada Rosinha, espertalhaço e vivaço, criação de Walt Disney ? Ou de Hergé o macaco Zocko, companheiro de aventuras de Jo e Zette ? E nas histórias realistas, não antropomorfizados, também surgem animais por vezes com influência na narrativa, como sucede com o canito Bola de Pelo nas aventuras de Bernard Prince.
Mas há também a BD adulta, como a policial Blacksad, de Juan Díaz Canales e Juanjo Guarnido, John Blacksad, é um gato preto detective tipo herói dos policiais de Raymond Chandler ou Dashiell Hammett: um indivíduo solitário, sombrio e desencantado, que foi miúdo com a escola da rua, que num ambiente de film ou roman noir persegue os criminosos: "Anteriormente eu corria fugindo à polícia, agora sou eu que corro atrás dos malfeitores". Há inúmeros e personagens, todos eles antropomorfizados em variadíssimos animais.
Embora não constitua uma série, Maus: A Survivor's Tale, de Art Spiegelman sobre o Holocausto nazi, é "interpretada" por ratos (Maus significa "ratos" em alemão) e gatos, corporizando respectivamente os judeus e os nazis alemães, para além da representação doutras nacionalidades: os franceses, são sapos, os polacos, porcos, os norte americanos americanos, cachorros, os suecos, renas, os ciganos, traças, os ingleses, peixes.
E já que se falou de ingleses, como esquecer o John Bull, equivalente ao português Zé Povinho, à francesa Marianne e ao estado-unidense Uncle Sam, uma criação do Dr. John Arbuthnot em 1712.?
Sem comentários:
Enviar um comentário