Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

quarta-feira, 18 de setembro de 2024

2012 09 15 - Bem vindos à Luta!

 * Victor Noçgueira


O movimento Que se Lixe a Troika é um dos organizadores do encontro da Barraca Foto Enric Vives-Rubio



 
Conteúdo partilhado com: Público
Público
Ao contrário do que alguns/algumas dizem, a luta não começou em 15.setembro.2012 mas vem desde há muito e continuará com maiores ou menores dificuldades.
Desde há muito que se enchem as praças e os campos de portugal com manifestantes, com avanços e com recuos, mas sempre com os pés no presente sem esquecer o passado e com olhos no futuro.
Bem vindo à Luta e que continues a lutar e a participar não pelos teus interesses pessoais mas por
 
Conteúdo partilhado com: Público
Público
Para António e Maria - Daqui a pouco, amanhã, mais logo, em 29 de Setembro e nos muitos dias de avanço e recuo, será bom que estejam todos os de 12 de Março e de não sei quantos de outubro e os de 15 de setembro ! E muitos mais estejam ganhos para uma luta dura em que será preciso vencer o medo da prisão e da morte !.
E que nas próximas eleições e nas que se seguirem - se os mandantes e beneficiários da troika as permitirem - não votem no alterno ps-psd.cds. Nem em falsos independentes".
Abraço a todos os que não desistirem pk a luta não é só de hoje, como tens obrigação de saber, tu que tens lutado desde sempre e não acordaste apenas agora. Mas tu que só agora te manifestas, não penses que antes de ti ninguém lutou e pagou com a perda da liberdade e da vida !
Tu, que só agora te manifestas, merece a confiança dos que te antecederam. Não desistas. Porque a luta é dura e há que vencer e desmascarar falsos "amigos do povo" e há que vencer e ultrapassar muitos medos, muitos erros, muitos desânimos e muitas prisões !
Para ti, António e Matia - sê bem vindo/a. Á LUTA.
Abril durou escassos meses ! Mas em Outubro voltará, qualquer que seja o mês ! Todos os anos, pela Primavera, felizmente há luar ! "Enquanto houver um homem, uma mulher, duas crianças" !

 
Conteúdo partilhado com: Público
Público
Manifestam-se "éne" pessoas junto à Assembleia da República incitando a polícia a ir prender os gatunos e bandidos que segundo manifestantes, estão lá dentro.
E eu pergunto - Os deputados, os partidos, os políticos, são todos iguais ?
E acrescento - E bom seria que se fossem manifestar junto aos beneficiários da "crise" - os donos das grandes empresas e da banca da usura. Encontram os seus nomes nas revistas FORBES e EXAME.
uma sociedade justa, solidária, fraterna e democrática a todos os níveis.

17 de setembro de 2012 
Conteúdo partilhado com: Público
Público
As manifestações junto à Assembleia da República em 1975 e as de agora
Há uma pequena diferença relativamente a hoje. Os operários que cercaram a Assembleia Constituinte não consideravam todos os partidos e políticos iguais e houve deputados que saíram ovacionados pelos manifestantes, que defendiam a democracia e o socialismo. E sabiam que o inimigo é o capitalismo, os patrões.
Os organizadores "espontâneos" e não poucos manifestantes de agora são contra (todos) os partidos e contra os sindicatos e contra as ideologias, na maioria. E nem devem conhecer a "Internacional "
Ao contrário destas manifestações "espontâneas" de agora, os manifestantes anteriores, tb jovens na altura, organizavam-se em sindicatos e em partidos políticos e participavam e organizavam-se contra o capitalismo e a favor do socialismo não só nos partidos políticos mas tb nas comissões de moradores, c. sindicais, comissões de moradores, assembleias populares. Não renegavam a luta de quem os havia precedido ao contrário de não poucos de agora,
Tudo o que a Constituição de 1976 tem de progressista deve-se à luta das populações e dos trabalhadores e tb, entre outros, do PCP. Os actuais manifestantes na sua maioria nem sabem que existe uma Constituição da República que ainda é uma das mais progressistas dos países capitalistas, nunca a leram nem se mostram dispostos a defendê-la e a exigir dos governantes e ao ps-psd-cds que a cumpram e ao Cavaco que honre o seu compromisso e que a cumpra e faça cumprir
Grandes diferenças há entre os manifestantes de 1974/76 e os de agora.

Maria Célia Correia Coelho - Também vejo alguns pontos de convergência: a luta por condições mais dignas de vida, a luta pelo direito ao trabalho e a defesa dos direitos sociais dos que trabalham, muito mais haveria a dizer!! 12 a
Victor Barroso Nogueira - Maria Célia Correia Coelho Eu falo dos "organizadores" e de não sei quantos manifestantes. Em 1974/1976 nenhum maniifestante defenderia ou pediria o regresso de salazar. Pk tcinham sentido na pela e nas suas vidas a repressão fascista.
«Os promotores da manifestação "Que se lixe a troika! Queremos as nossas vidas" deram hoje uma conferência de imprensa no Porto para esclarecer que este protesto é espontâneo e não tem por detrás partidos políticos ou centrais sindicais.
"Nunca foi vontade dos promotores terem qualquer tipo de protagonismo e, a fim de evitar que outros o façam, partidos políticos, centrais sindicais ou qualquer tipo de facção, resolvemos dar uma conferência de imprensa (...) para que fique bem claro quais os propósitos desta manifestação", disse à Lusa João Lima, 47 anos, um dos subscritores da manifestação.
A manifestação "Que se lixe a troika! Queremos as nossas vidas" tem como objetivo unir os portugueses para "dizer basta" às medidas de austeridade anunciados pelo primeiro-ministro, adiantou João Lima, na conferência de imprensa que decorreu junto à Câmara do Porto, minutos antes do início do arranque dos protestos na cidade.
"Não somos políticos, mas temos inteligência suficiente para ver que estas políticas só nos afundam cada vez mais", acrescentou.
Os promotores referem que é do "consenso geral que devem ser tomadas medidas, tais como a "renegociação da dívida de Portugal", a "negociação do Governo com as petrolíferas para a descida de preços para fomentar a economia e aliviar a carteira da população em geral" ou o aumento do "rigor na gestão do património público".
"Exigimos um recuo por parte do primeiro-ministro, pensamos que ainda está a tempo de evitar aquilo que nos preocupa neste momento: o caos social, tumultos, revoltas populares", avisam.
Os promotores da manifestação aconselham Passos Coelho a admitir os erros", porque tal "é uma virtude".
"Não seja teimoso ao ponto de ter de enfrentar uma população enraivecida", consideram. A manifestação "espontânea" é um movimento de "portugueses e para portugueses" e é apenas o mote criado para que as pessoas mostrem a sua indignação e descontentamento com a situação atual do país. É o momento de união", explicam os promotores do movimento de cidadãos portugueses.
Segundo alguns dos promotores da manifestação, a situação atual do país é "preocupante" e a "indignação" e "o descontentamento" é generalizado no povo português.» "Que se lixe a troika" desvincula-se de partidos políticos - Portugal - DN DN.PT E as reivindicações dos promotores não são as minhas e as de centenas de milhar de cidadãos, que lutam não pela alternância capitalista mas pelo socialismo. 12 a
Manela Pinto - vou partilhar penso como tu 12 a
Maria Amélia Martins - excelente Victor e muito oportuno, é isso mesmo..!!! 12 a
RS - Os organizadores e o povo ignorante da constituição da república fizeram a maior manifestação de sempre. Porque queiras ou não queiras. Eh um grupo diminuto que considera os patrões inimigos. Os ignorantes são muito mais. E os ignorantes fizeram a maior manifestaçao de sempre. E sim, a grabde maioria são ignorantes. E nao. A grande maioria dos "comunistas" de 75 nunca tinham lido a constituição. Assim como 95 p cento dos comunistas de hj ou dos sociais democratas de hj. Quakquer um dos partidos precisa de ignorantes que siga frases feitas. 12 a
Maria Amélia Martins - fizeram a maior manif de sempre porque o governo lhe foi aos próprios bolsos mas assim nunca se mudam as coisas... 12 a
Victor Barroso Nogueira - RS Tu que até sabes ler, lê o que eui escrevo e não me ponhas na boca o que eu não disse. Não chamei ignorante a quem quer que seja e não desvalorizei a manifestação.
Agora aos donos do dinheiro interessa que as pessoas apontem como alvo sustentáculos da democracia como os partidos oolíticos e os sindicatos como uma das formas de organização dos trabalhadores e que metam no mesmo saco todos os partidos e todos os políticos. Eles, os patrões, estão organizados a nível nacional e internacional e controlam os meios de comunicação social que só transmitem o que os não ponha em causa a médio ou longo prazo. Qd muitos de nós participamos nestas manifestações temos o direito de dizer quem é o inimigo verdadeiro e que defendemos a luta organizada nas múltiplas formas de organização das populações e do trabalhadores. E se sabes ler verás que é um despropósito o que escreves atendendo tb às minhas notas "Bem vindo à Luta! " e "Os governos do ps-pds-cds estão fora da lei"
Mas é um facto que não vale pena discutir contigo pk tu és o senhior de toda a sabedoria e bom seria que ao rebateres o que digo lesses e rebatesses com argumentos e não com frases feitas ou com argumentos "ad hominem" que essas sim, és tu que usas sistermaticamente qd falas comigo mas não eu com os meuis filhos ou com quer que seja. Nem tu és o sábio que pensas nem eu o estúpido comunista ou o inteligente que só o seria se concordasse contigo, eu, o homem que não pensa pela sua cabeça e se limitaria a papaguear o que o comité central decide. ! Pk para ti, eu não penso pela minha cabeça, mas tu, sim, na tua opinião. E por mim este assunto contigo está encerrado.
Na tua opinião tu és livre e eu não. Pensas que és mas não és. Nem tu nem quem se julga livre ignorando ou fazendo por ignorar os múltiplos condicionamentos á liberdade e ao conhecimento. É evidente que o sol gira à volta da terra mas esta evidência é falsa ! Como é evidente que um quilo de chumbo é mais pesado que um quilo de algodão, o que é de facto outra falsidade. 12 a
Manuela Vieira da Silva - estou de acordo contigo, mas devo acrescentar que a situação política e social de então não se assemelha em nada à do presente. Tudo era novo e frenético na busca de estabilidade, dos direitos nunca antes vistos e sentidos. 🙂 12 a

18 de setembro de 2012 
Conteúdo partilhado com: Público
Público
AS FALSAS INEVITABILIDADES E A FALTA DE ALTERNATIVAS ou AS APARÊNCIAS ILUDEM
Bem eu afirmo que há partidos que têm ideias e programas para sair da crise .. e do sistema.Mas aos ocultos mandantes e beneficiários da política ps-psd-cds não convém que se saiba que elas existem. . Assim essas propostas são silenciadas nas TV's e pelos comentadores encartados com direito de antena e são tb silenciadas nos órgãos de "reverencia" como o Público, o Sol ou o Expresso ou semi-tablóides como o Correio da Manha, parece que dizem a verdade qd afirmam ou papagueiam que os "partidos não têm soluções" ou "não há alternativa" às troikas ps-psd-cds-FMI-BCE-UE-CIP-CAP-CCP e similares"

18 de setembro de 2012 · QUE PRETENDE QUEM DEFENDE ESTAS CAUSAS?
Join my cause: 180 Deputados na Assembleia da República Portuguesa, já! (Mínimo possível legalmente)
QUEM DEFENDE ESTAS CAUSAS OU É INGÉNUO OUU SABE O QUE QUER
Com propostas destas os grandes partidos como o ps-psd "crescem" mesmo que tenham menos votos e os médios partidos, como pcp-bloco-cds, mesmo crescendo em votos, transformam-se em pequenos e os pequenos - verdes - desaparecem da Assembleia da República!

18 de setembro de 2012 · NA TSF MÁRIO SOARES ACREDITA NUM GOVERNO QUE NÃO SAIA DE ELEIÇÕES, BASTA UMA AÇÃO DECISIVA DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA.
Pergunto - Pk carga de água não deveria haver eleições. Está-se mesmo a ver que segundo Soares deveria ser um governo Seguro/PS aliado ... a quem, para ter maioria? Seria um governo de salvação nacional capitalista ps-psd-cds, às claras e não encoberto como desde o 1º, o do PS/Soares, em 1977 ? Ou seria um Governo ps-cds, como houve no tempo de soares?

Sem comentários: