Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

segunda-feira, 30 de setembro de 2024

O "incrível" na Comuncação Súcial (2013)

 * Victor Nogueira



29 de setembro de 2013
Setúbal era certa, é o resultado das diferenças entre a gestão PS/Mata Cáceres, e a gestão da CDU, sem esquecer a gestão APU/Francisco Lobo. De nada valeu o anticomunismo serôdio e fascizante do candidato do PS, dirigente e porta voz-nacional do PS.
Mas outras são importantes reconquistas a festejar , com votações expressivas na CDU, como em Loures, Évora, Beja, Grândola ....
A CDU, o PCP, os Verdes e os independentes que se candidataram em todo o País pela CDU marcam a diferença. 11 a

29 de setembro de 2013  · 

Incrível - O forte abraço de Paulo Véstias cabeça de turco  e vencedor a Isaltino de Morais perante uma enorme ovação, A falta de vergonha e de escrúpulos  não tem limites. Um abraço de solidariedade calorosa a quem foi condenado na sequência dum processo judicial e está na cadeia !!!


30 de setembro de 2013  · 

Incrível nº 2 - Estava Jerónimo de Sousa em nome da CDU a fazer a comunicação análise dos resultados das autárquicas e cortaram-lhe a palavra para transmitirem um directo sobre um qualquer candidato.

Estavam Sócrates/PS e Morais Sarmento/PSD com as suas narrativas sobre os resultados das eleições e ... pimba, cortaram-lhes o pio para  transmitirem em directo a intervenção do Seguro/PS  e o período de perguntas e respostas.

Quem ouviu Jerónimo e Seguro verificou que a intervenção de  Jerónimo foi  assertiva, marcando objectivos de luta, de inversão  da política da troika e do memorando assinado pelo PS-psd-cds.   A narrativa de  Seguro foi redonda, redonda e redonda.  Por alguma razão um pode falar à vontade e ao outro ... pimba, já falaste demais!


30 de setembro de 2013 · O COSTUME
Os resultados eleitorais do PCP e suas coligações são apresentados ao longo da noite como escassos. Foi assim hoje, foi assim em eleições anteriores.
Há umas horas já a RTP noticiava a vitória da CDU em 3 municípios (Mora, Constância e outro) e logo de seguida um quadro resumo dava uma larga maioria ao PS/PSD e apenas uma Câmara à CDU, enquanto Jeronimo de Sousa antes de lhe tirarem a palavra referia a reconquista de Evora, Beja ...
E era sobre os expressivos resultados do PS&Socrates e PSD&Morais Sarmento e reporteres no estudio que se desenvolviam as narrativas. Sobre a CDU / nem uma palavra quer da parte de socrates, quer de sarmento rodrigues. E assim a liberdade de informacao do PS&PSD que tudo dividem entre eles nas televisoes e nos jornais.

Sem comentários: