15 de setembro de 2012 ·
* Victor Nogueira
Antes do 25 de Abril havia fome e lutas e repressão da PIDE e da GNR e prisões e mortes nos campos do Alentejo. Havia fome e emigração "clandestina" e prisões e perseguições pela PIDE nos campos de Portugal.
Depois do 25 de Abri no governo de PS/Mário Soares havia fome na península de Setúbal.
Depois do 25 de Abril não se lutava apenas por "melhoria das condições de vida". Lutou-se, com violência -- porque violência não é apenas haver sangue - sobre patrões e agrários, pelo socialismo e pela democracia a todos os níveis e não apenas política.
Lutou-se nas comissões de trabalhadores, nas comissões de moradores, nos sindicatos, nalguns partidos políticos, em inúmeras organizações de base do poder popular.
De 25 de Abril de 1974 a 25 de Novembro de 1975 o Povo teve o futuro nas mãos. Que em voto maioritário ou abstencionista deu de mão beijada em sucessivos processos eleitorais ao ps-psd-cds. Tudo a favor do retorno do capitalismo e do estado súcial em que todo o mundo tentam mergulhar a Humanidade.
A luta e a resistência e a contra-ofensiva dos trabalhadores e dos explorados não são de hoje, não são apenas de ontem, são desde sempre mesmo que silenciadas por "Públicos" , "Expressos", "Correios da Manhã", "Notícias" e similares ou pelas Televisões
E há muito- há séculos - que existe o "holocausto social" na América Latina, em África, na Ásia ... E que já houve e regressa à Europa.
2012 09 15 Foto Victor Nogueira - Festa do Avante 2012
Sem comentários:
Enviar um comentário