Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

domingo, 22 de setembro de 2024

Mistificações eleitoralistas (2013)



 22 de setembro de 2013

 
Conteúdo partilhado com: Público
Público
ESCREVE pacheco pereira no ELOGIO ÀS AUTÁRQUICAS, embora por vezes generalize à CDU e ao Bloco aquilo que ele bem sabe ser característico de não poucas das candidaturas do ps-psd-cds e diga sem verdade que a CDU esconde ... a foice e o martelo. Claro que bem se sabe que a barricada de pp é a do psd e dum mítico capitalismo de rosto humano em que cabe perguntar se nele acredita. Mas ... voltemos a pacheco pereira:
«[...] Gente que não é capaz de dizer nada contra a campanha ilegal de Menezes, em que o dinheiro escorre por todo o lado, as listas “Isaltino” e “Valentim Loureiro”, as propostas absurdas de manuais escolares e medicamentos gratuitos para todos, tuneis e pontes por todo o lado, propostas chocantes em candidatos do PSD e CDS, e capaz de no virar da esquina vir exigir os cortes retrospectivos às pensões dos reformados e despedimentos nas função pública (e silêncio sobre os trabalhadores das autarquias que irão para a rua depois das eleições…)[...]
Mas a única, insisto a única, verdadeira, genuína, intensa, participação de milhares de portugueses na democracia, para além do voto e das manifestações, é esta. Uns querem o bem de si próprios, outros o bem dos seus interesses, outros o bem dos seus partidos, outros o bem das suas terras. Estes últimos são muitos, tem que ser muitos porque da sua participação não vai restar nada, a não ser despesas, cansaço e algumas zangas. Aqui a democracia ainda é o que devia ser, imperfeita, desigual, muitas vezes ineficaz onde devia ser eficaz, desregulada no pior sentido, com sistemáticas violação da lei, mas tudo ponderado, os milhares de candidatos populares e dedicados, merecem todo o respeito.»

Miguel Ângelo - Ele sabe muito e tem uma grande lábia,mas conhece a capacidade dos comunistas e outros democratas que estão nas listas da CDU,até porque o grande receio dele e dos "pensadores" de direita é a grande derrota eleitoral do PSD/CDS que se deseja estrondosa e que crie as condições necessárias para obrigar(!!!) o PR a dissolver a AR e a convocar eleições já para o início de 2014,se a "múmia" souber intrepertar os resultados no conjunto nacional!!! 11 a
Victor Barroso Nogueira - Miguel Ângelo O senhor silva segundo jardim sabe o que anda a fazer - embora possa ser matarroano - e os interesses dele são os interesses de quem financiou a sua campanha e da troupe dos banqueiros para quem como bancário trabalhou de modo a merecer a confiança deles.
11 a

Sem comentários: