Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

domingo, 8 de setembro de 2024

Contra-Natura? (2010)



* Victor Nogueira

8 de setembro de 2010

A  tragédia que não passa de farsa ou a poeira em torno do Orçamento de  Estado e a sua eventual não aprovação. Basílio Horta declara que se tal  viesse a suceder seria uma tragédia! Com Passes de Coelho e de Portas  abertas com Sócrates a trindade faz a faena mas o touro sobreviverá!  Cavaco abençoa a união de facto: bastam dois para o ajuntamento: dois  serão cordeiros e o terceiro o anjo! O que é preciso é que a tosquia renda!

Na R A da Madeira para derrubar  o PSD e o menino Alberto João perfila-se uma aliança democrática: PS+BE  a que agora se junta o PND.(1)  Mas que Aliança: sociais democratas,  maoístas, trotsquistas e ex-comunistas mais uns independentes com a  direita xenófoba e patriota nacionalista, saudosa de Salazar! Seria preciso chegar a  tanto? Só faltava agora o PND apoiar Alegre!.

O  Bardo avançou alegremente para as presidenciais com o apoio do BE e  tardio do PS com Só-Ares, como sempre, a puxar a carroça para outro  lado, Mário Nobre puxa por Fernando Nobre. Para tornar a candidatura abrangente, vá de ressuscitar o adormecido MIC, insuflando-lhe vida como  o Príncipe à Bela Adormecida pela peçonha da madrasta. Segundo o MIC nas anteriores eleições presidenciais foi Alegre que "salvou" a face do PS (1) . Acrescento PS/Sócrates/Só-Ares? Quantos PS existem? Coitado do Narciso Miranda que foi expulso com mais cem  militantes por se candidatrem em listas que eram concorrentes com as oficialmente apoiadas pelo PS ! Não há dúvida que no PS há pelo menos duas bitolas, a dos filhos, como Só-Ares Alegre e Guterres e a dos enteados, como Narciso!

 Enfim, caldeiradas à portuguesa e depois dizem que o povo é quem mais ordena  ou que o voto é a arma do Povo. Carlos Cruz que o diga, com os restantes condenados em 1ª instância com shows mediáticos e tempo de antena que é negado aos trabalhadores e ao PCP. Excetua-se Carlos Silvino, o mexilhão do Processo. Em termos publicitários, em horário nobre, quanto custariam aqueles longos minutos? Lá estavam as audiências a espreitar sofregamente pelo buraco da fechadura!

O tempo de antena televisivo é para os amigalhaços e não para os deserdados da fortuna. Nem outra coisa seria de esperar quer nos vários canais de televisão, quer nos restantes órgãos de comunicação social.  Mantê-los custa dinheiro e dinheiro é algo que cada vez mais vai faltando à maioria. Em termos publicitários, quanto custam ou fazem entrar como receitas os shows publicitários proporcionados aos amigos do  "dono" ? E naqueles órgãos de referência, que dando prejuízo, continuam  a publicar-se, não existem se não para formatar as consciências num  determinado sentido. No Público, a Festa do Avante mereceu meia dúzia de linhas e no crescente líder de audiências que é o Correio da Manhã nem  uma. Mas Cruz e Companhia tiveram direito a espaço! .

Pela Europa, manifestações por causa de xenofobia de Sárkovski e perseguição aos ciganos e pela retirada de direitos sociais aos trabalhadores. Mas a besta continua fazendo o seu trabalho e um dia se nos descuidarmos  teremos os gansos a desfilarem pelas ruas com a Cruz de Cristo em  braçadeira.

O tempo cá pela terra da moirama refrescou e já chuviscou!

_____

.(1) - Público 2010.09.07, pág 7

Sem comentários: