Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

segunda-feira, 2 de maio de 2022

Textos em maio 02

 * Victor Nogueira


2022 05 02 - Gente como Marques Mendes, com lugar televisivo cativo, sem um pingo de honestidade intelectual, sabe bem ao que anda. Titula e parangona MM  que "o caso de Setúbal é muito mais grave do que aquilo que aconteceu na Câmara de Lisboa. Isto é quase espionagem de guerra."

Em 2021 a Câmara Municipal de Lisboa, de maioria PS, enviou  á Embaixada  e ao Ministério dos Negócios Estrangeiros da Federação Russa os dados pessoais de três organizadores de uma manifestação anti-Putin. 

Nada de semelhante se passou com a Câmara de Setúbal, de maioria CDU, por associações de ucranianos acusada de utilizar pessoas alegadamente pró-Putin como tradutores / intérpretes  no acolhimento a refugiados ucranianos.

Aliás de modo similar actuaram autarquias cuja maioria pertence ao PS, ao PSD ou ao PSD/CDS, como "denunciaram" as referidas associações de ucranianos, sem que isso mereça qualquer destaque. Como é admissível que o mesmo tenha sucedido em serviços da Administração Central.

Mas ... não haveria qualquer problema ou trauma se o pessoal certificado fosse anti-Putin e pró-Zelensky, no acolhimento a ucranianos russófonos ou anti-Zelensky?

Denunciam também que em Setúbal a CDU ao longo dos anos tem apoiado financeiramente uma associação de russos alegadamente pró-Putin, escamoteando que isso foi aprovado por unanimidade, com os votos favoráveis do PS e do PSD. Mas noutras autarquias maioritariamente do PS ou do PSD, não terão sido aprovados financiamentos idênticos a associações alegadamente Pró-Putin?  

.

2012 05 02 - LEMBRETE - A qualquer estrangeiro ou apátrida que entre ou resida em Portugal não é permitido perguntar qual a religião que professa, qual a orientação política ou ideologia que perfilha, qual a sua orientação sexual, em que associações participa, em que partido político milita ou vota. 

A Constituição define os direitos e garante a  igualdade perante a Lei, proibindo quaisquer discriminações no gozo e no exercício desses direitos.

A mesma Constituição determina que, salvo reserva para o exercício de direito de voto, todos os estrangeiros e apátridas gozam dos mesmos direitos e estão sujeitos aos mesmos deveres dos cidadãos portugueses.
.
Contudo, sendo a República Portuguesa um Estado de direito democrático baseado na igualdade perante a Lei e no respeito pelos Direitos Humanos, a Constituição determina que «não são consentidas associações armadas nem de tipo militar, militarizadas ou paramilitares, nem organizações racistas ou que perfilhem a ideologia fascista.»


Marques Mendes não destoa do que se passa na generalidade da comunicação social escrita e televisiva portuguesas.

No Expresso um certo Raposo titula “Comunistas: agora e sempre os grandes aliados dos fascistas”, lado a lado com Daniel Oliveira que “parangona” “Setúbal: uma vergonha e algumas cautelas”. 

Ora no seu texto Oliveira escreve que “há suspeitas de problemas semelhantes em autarquias de outros partidos”. 

Mas, gato escondido com a cauda a dar-a-dar, não identificando as outras autarquias, destaca apenas a da CDU, considerando esta um caso comprovado. Para no final assacar uma eventual vergonha aos comunistas, deixando na sombra as restantes que tiveram comportamentos idênticos.

Se tudo isto não é anticomunismo e desonestidade intelectual …

EM TEMPO - Ignora esta gente a Constituição da República Portuguesa  no seu artº 13 º garante que "Todos os cidadãos têm a mesma dignidade social e são iguais perante a lei" e que "Ninguém pode ser privilegiado, beneficiado, prejudicado, privado de qualquer direito ou isento de qualquer dever em razão de ascendência, sexo, raça, língua, território de origem, religião, convicções políticas ou ideológicas, instrução, situação económica, condição social ou orientação sexual."?

Ignora esta gente que a mesma CRP no seu artº 15.º determina que que "Os estrangeiros e os apátridas que se encontrem ou residam em Portugal gozam dos direitos e estão sujeitos aos deveres do cidadão português."?



2015 05 02 Foto victor nogueira - Beja - marco do correio

As pessoas por falta de tempo, aparente "facilidade"  ou pelo receio preferem a virtualidade ao "cara a cara, olhos nos olhos, mão na mão"

INcomunicando

Antigamente as pessoas escreviam muito e as cartas eram meio de transmitir notícias e muitas delas, com maior ou menor valor literário, tornaram-se testemunho dos factos, acontecimentos, ideias e sentimentos. Mas hoje, hoje as pessoas telefonam ou encontram-se, devido à facilidade e rapidez dos transportes e das comunicações, e o tempo é pouco, paradoxalmente, devido à sobrecarga do que se gasta em transportes, sentado frente à TV ou em tarefas domésticas.

.O mesmo sucede com o convívio e a conversação: por vários motivos os cafés e as tertúlias desaparecem, só se conhece o vizinho da frente ou do lado, quando se conhece, e as pessoas metem-se na sua concha, casulo, carapaça ou buraco. Muita gente junta, ao alcance da mão ou da voz, não significa que estejamos mais acompanhados e humanizados". (MMA - 1993.08.19)

OU COMO TB ESCREVI EM 1985

Sentir
............. o veludo
........................... da voz
............. o calor
........................... do sorriso
............. a fragrância
........................... do olhar
 .............o encanto.
 ...........................da alegria
 Libertar
 .............os gestos
 .............o silêncio
..............o riso
 .............as lágrimas
 Dizer
 .............amor
 .............camarada
..............amiga 
..............companheiro


2013 04 02
Ri-mando
Morte rima
com norte
forte
sorte?
E pena
com açucena ou
verbena ?
E amor?
com andor
ardor
fervor?
Ferve a verve !
Qual a rama com que rema
rimando
amizade
saudade
ou felicidade ?
E a vida com que rima
rema
rimando e
remando ?

2012 04 02 - Mas Passes de Coelho quer enganar quem quando afirma: 

"Em relação a este último tema, deu o exemplo da dificuldade que as pessoas têm em arrendar casas para aceitarem um emprego noutra região, no caso de estarem a pagar empréstimo de aquisição de casa própria: mesmo quando o pretendam fazer, os bancos normalmente exigem um aumento de margens (spreads) cobradas nas taxas de juro. E disse que o Governo está a trabalhar no sentido de resolver essa situação."

DIZ a comunicação social que a banca reagiu mal à sentença do Juiz de Portalegre no sentido de com a entrega das casas extinguir-se o débito à banca que em tempo de vacas gordas avaliou por cima e em tempo de vacas  magras avalia ... por baixo, enquanto o Fisco avalia por cima.. Reagiram mal a Banca e as Empresas imobiliárias. 

Mas independentemente deste "milagre das casas", pensa o senhor de Passes de Coelho que com contratos precários e baixos salários os trabalhadores poderão andar a saltitar de terra em terra e de casa em casa e de escola em escola e de centro de saúde em centro de saúde, com a tralha e a família às costas ?


2012 05 02 - Soares do Santos e o Pingo Doce têm sido o bombo da festa, pelo menos desde a "denúncia" pela comunicação social que mudara a sede da empresa para a Holanda a fim de pagar menos impostos, o que mereceu a compreensão de Passes de Coelho, tão afoito a carregar o Zé e a Maria de impostos e a perdoar as dívidas dos grandes caloteiros do BPN, na manobra de privatizar os lucros e nacionalizar os prejuízos.

Mas ... Soares dos Santos é o biombo e o bombo atrás do qual se "esquecem" Belmiros e outros que tais, que também não só fogem aos impostos como estrangulam a produção nacional. Ou Américos Amorins, co-comprador do BPN livre de "activos tóxicos". Ou discreto João Pereira Coutinho Ou Berardo, um dos grandes devedores do BCP de que é accionista e dono do grande negócio do "Museu Berardo" And so on.


2012 05 02 - Aproveitando o direito de resistência consagrado na Constituição, ontem deveriam ter aproveitado o gesto largo e carinhoso do Só-Ares Santinni e levarem tudo sem pagar, pois a tanta generosidade não havia resistência que resistisse. Ficava-lhe de emenda e aos outros que comem pela calada. LOL

Sem comentários: