Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

quarta-feira, 4 de maio de 2022

textos em maio 04

 * Victor Nogueira





2022 05 04 - O  fartar, vilanagem, a manipulação, a desonestidade intelectual e a envilecida cassete anticomunista nos meios de comunicação social.

Tudo lhes serve de pretexto. Em 2020 e 2021, "aproveitando" a pandemia, foram as tentativas de proibir as comemorações do 25 de Abril e as manifestações do 1º de Maio sem esquecer a Festa do Avante, cuja realização exigiram fosse proibida. Agora, em 2022,  o pretexto é a guerra na Ucrânia como em 2021 usaram como arma de arremesso o voto contra do PCP, Bloco e Verdes ao OE 22 do PS, na Assembleia da República.

As catilinárias de JM Tavares no Público são exemplarmente elucidativas da presente deriva protofascista.

Terminada estes, outros pretextos inventarão, tudo na mira de quebrar a influência do PCP, ostracizando-o, como inimigo a abater, incluindo a sua ilegalização.

Tudo isto nas vésperas do 50º aniversário do 25 de Abril, que em 1974 pôs fim ao fascismo e á guerra colonial. 



2022 05 04 - Os anticomunistas viscerais, mesmo que se enfeitem com lantejoulas de esquerda pechisbeque,  enquanto apoiam movimentos ditos de libertação que foram colaboracionistas com a PIDE durante a guerra colonial. 

Isentos seriam jornalistas que tivessem apoiado ou sido eleitos pelo Chega, pelo PSD, pelo CDS, ou ungidos por certa "esquerda" do PS, onde militam mano a mano democratas de alto gabarito como Cisco Assis ou Sérgio Pinto, entre muitos outras $umidad€$ de igual jaez?



2022 05 04 - Marcelo de Sousa jurou cumprir e fazer cumprir a Constituição da República Portuguesa (1).  Mas enquanto o 1º Ministro foi incisivo na defesa da legalidade democrática e contra uma eventual ilegalização do PCP,  o Presidente da República "enguiou".

Ao contrário de Marcelo, mas da banda deste não há ilusões para que lado pende. Mas a verdade é que a generalidade da comunicação social (já) não esconde a sua viragem para a extrema direita e o anticomunismo, agora que se prevê o agravamento da crise socioeconómica e da contestação social.

--------

(1)  "Juro por minha honra desempenhar fielmente as funções em que fico investido e defender, cumprir e fazer cumprir a Constituição da República Portuguesa." (artº 127º da CRP)

NAS SUAS DECLARAÇÕES AFIRMOU: «"Nunca comento, como sabem posicionamentos partidários, debates partidários, debates entre instituições da sociedade civil e partidos políticos, partidos políticos entre si. São legítimos, fazem parte da vida democrática, terem pontos de vista diversos e terem o confronto de pontos de vista"


2016 05 04 - Pois .... antes só que em má companhia ? No tempo em que os animais falavam e havia boas e más fadas, as princesas em doce e manso sossego ficavam na sua redoma ou ao borralho esperando pelo garboso príncipe e cavaleiro que as desencantasse ou livrasse da rainha-maléfica. Na república dos iguais, têm de ir todos e todas à luta LOL e 🙂 (VN em "Cartas a Penélope" ou a "Lota" já não é o que era ?)


2014 05 04 - Foto Victor Nogueira

do nada se faz tudo
dia a dia
pedra a pedra
passo a passo
um dia de sol à sombra
na penumbra
um dia de chuva ao luar
na ombreira
o som silente
pungente
das palavras
gotejando
e
porfiando
e
fiando
setúbal 2014.05.04

Sem comentários: