Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

segunda-feira, 19 de agosto de 2024

Miscelânea com bilhetes e programas de filmes

 * Victor Nogueira

quinta-feira, 19 de agosto de 2024

Em livros meus encontro por vezes bilhetes de cinema e programas de sessões cinematográficas, a maioria do Salão Central Eborense. Em relação a este não posso precisar os que não tenha visto, nessa ou noutra ocasião. Por vezes os bilhetes registam o nome do filme então exibido.  O referido material serve de base a esta nota.  

Bilhetes


King (Lisboa) - Uma história simples, de David Lynch (1999)

Uma história simples (The straight story), de David Lynch (1999), com Richard Farnsworth, Sissy Spacek e Jane Galloway Heitz. Alvin Straight é um homem idoso com um irmão distante desde há muito. Ao saber que este se encontrava gravemente doente, resolve ir visitá-lo, atravessando os EUA tendo como meio de transporte um cortador de relva. O argumento caseia-se  em factos reais, ocorridos em 19966; a viagem de 500 km durou seis semanas, a uma média de 8 km  / h.


Mundial (Lisboa) - O informador, de Michael Mann (1999)

O Informador (The insider), de Michael Mann (1999), com Al Pacino, Russell Crowe e Christopher Plummer. Baseado em acontecimentos reais, o filme Em 1994, ex-executivo da indústria do tabaco deu entrevista bombástica ao programa jornalístico "60 Minutos", da rede americana CBS, acusando a empresa em que trabalhava de ter escondido do público o poder viciante da nicotina e da sua nocividade. Pressionada, a CBS decidiu não transmitir a entrevista, alegando que as consequências jurídicas da denúncia poder-lhe-iam ser fatais poderiam ser fatais. Baseando-se nesta história real, O Informante narra a trajetória do ex-vice-presidente da Brown & Williamson Jeffrey Wigand (Russell Crowe) e do produtor Lowell Bergman (Al Pacino), que o convenceu a falar em público.

Nimas (Lisboa) - A mulher que viveu duas vezes, de Alfred Hitchcock (1958)

A mulher que viveu duas vezes (Vertigo), de Alfred Hitchcock (1958), com James Stewart e Kim Novak.,é um filme de mistério e suspense, baseado numa novela  de de Boileau-Narcejac  From Among the Dead). John "Scottie" Fergusone um antigo detetive da polícia de São Francisco que se aposentou após um incidente provocado por acrofobia e vertigens.  Por um amigo ele é contratado para relatar o comportamento estranho da esposa, que acaba por suicidar-se, sem que “Scottie” consiga impedi-la. Tempos depois este encontra uma mulher parecida com a suicida, com a qual inicia um obsessivo relacionamento amoroso. Curado da sua acrofobia, ele descobre que o suicídio servira para ocultar um homicídio e que ambas as personagens eram a mesma pessoa.

Não identificado - A nona porta, de Roman Polansky (1999)      

A 9ª porta (The Ninth Gate), de Roman Polansky (1999), com Johnny Depp, Lena Olin e Frank Langella,  é um filme de suspense e terror. Dean, um negociante de livros raros, é contratado para encontrar as duas últimas cópias de um texto que contém a chave para invocar o Demónio.  

Programas

Salão Central Eborense - A ratoeira, de Emílio Miraglia (1968

A Ratoeira (Quella carogna dell'ispettore Sterling), de Emílio Miraglia (1968), com Henry Silva, Beba Lončar e Keenan Wynn , é um filme poicial baseado num romance de Agatha Christie. Wste filme foi distribuidp em duas versões diferentes, quanto à música e argumento, uma distribuída  nos EUA e outra na Europa.

Salão Central Eborense – Confidencialíssimo, de Gerard Pirès (1968)     

Confidencialíssimo (Erotissimo), de Gerard Pirès (1968), com Elenco: Annie Girardot, Jean Yanne, Francis Blanche e Serge Gainsbourg é uma comédia francesa, sátira à sociedade de consumo

Salão Central Eborense - A sangue-frio, de Richard Brooks (1967)

A sangue frio (In cold blood), de Richard Brooks (1967), baseia-se no romance de não ficção de Truman Capote (1966), baseado na história de dois homens que assassinam uma família de quatro pessoas em Holcomb, Kansas, sentenciados à pena capital, entrevistados pelo escritor.

Capote, de Bennett Miller (2005)

Capote, de Bennett Miller (2005), com Philip Seymour Hoffman no principal papel, segue sobretudo os eventos durante a escrita do livro de não ficção de Capote de 1965, In Cold Blood, com base O filme baseia-se na biografia esvrita em 1988 por  Gerald Clarke, intitulada  Capote

Infame, de Douglas McGrath (2006)

Infame (Infamous, every word is true), de Douglas McGrath (2006), com Toby Jones, Sandra Bullock, Daniel Craig. Peter Bogdanovich e Jeff Daniels, entre outros, baseia-se no livro de George Plimpton (1997), “Truman Capote: In Which Various Friends, Enemies, Acquaintances, and Detractors Recall His Turbulent Career”, abrangendo o período do final dos anos 1950 até meados dos anos 1960, durante o qual Truman Capote pesquisou e escreveu seu best-seller In Cold Blood (1965), sobre o crime de Richard Hickock e Perry Smith, presos em 1959 e executados em 1965, esgotados vários recursos.

Salão Central Eborense – Muito obrigada a todos, de Waris Hussein (1969)

Muito obrigada a todos (Thank you all very much / A touch of love), de Waris Hussein (1969), com Sandy Dennis, no papel duma acidentalmente mãe solteira e dos problemas que a partir daí tem de enfrentar e superar, até terminar o seu doutoramento

Salão Central Eborense – Jerry em Londres, de Jerry Paris (1968)

Jerry em Londres (Don't raise the bridge, lower the river), de Jerry Paris (1968), com Jerry Lewis e Terry-Thomas, é uma comédia com peripécias e trapalhadas em torno dum americano que planeia um grande assalto em Londres, com a colaboração dum vigarista britânico.

Salão Central Eborense - Escorregar e cair, de John Kish (1968)

Escorregar e cair (Decline and Fall... of a Birdwatcher), de John Kish (1968), com Robin Phillips, Donald Wolfit e Geneviève Page, é uma sátira, comédia musical baseada  num romance de Evelyn Waugh, narrando a história dum jovem estudante  de Teoloçgia, Paul Pennyfeather , expulso  de Oxford. Passando a  leccionar num bizarro e decadente internato escolar, no País de Gales, envolve-se com a esplendorosa mãe, rica e viúva, de uma das suas alunas, numa série de aventuras bizarras, acabando envolvido nas suas actividades criminosas, acabando na prisão, donde acaba por ser libertado, retomando os seus estudos  em Oxford.

Salão Central Eborense -  O Diabo enamorado, de Ettore Scole, (1966)

O Diabo enamorado (L'arcidiavolo), de Ettore Scole, (1966), com Vittorio Gassman, Claudine Auger e Mickey Rooney, tem como inspiração um conto de Maquiavel.

Salão Central Eborense - Missão no Ártico, de de John Sturges (1968)

Missão no Ártico (Ice Station Zebra), de John Sturges (1968), com Rock Hudson e Ernest Borgnine, é um filme típico da “guerra fria”, envolvendo os segredos dum satélite espião, britânico, e os conflitos entre três indivíduos transportados por um submarino nuclear dos EUA: um inglês, David Jones, um russo desertor, Boris Vaslov e o Capitão Leslie Anders, da Marinha norte-americana. O filme, com muita acção e um argumento rudimentar, “vive” da participação de actores famosos.

Salão Central Eborense – Amar sem amor, de Richard Brooks (1969)

Amar sem amor (The happy ending), de Richard Brooks (1969), com  Jean Simmons, John Forsythe, Shirley Jones, Lloyd Bridges e Teresa Wright, que nos conta a história duma dona de casa reprimida que anseia liberta-se do marido e da filha, com encontrxos e desencantos.

Estúdio (Lisboa) - A tomada do poder por Luís XIV, de Roberto Rossellini (1966)

 A Tomada do Poder por Luís XIV (La prise de pouvoir par Louis XIV), de Roberto Rossellini (1966) ,é um telefilme francês a ascensão ao poder do rei francês Luís XIV após a morte de seu poderoso conselheiro, o cardeal Mazarin, com vista à centralização absoluta do poder real. , expressa na frase que lhe é atribuída: “L'État, c'est moi

Coliseu (Lisboa) - Os indiferentes, de Francesco Maselli (1964)

Os indiferentes (Gli indiferrentti), de Francesco Maselli (1964), com Claudia Cardinali, Thomas Milian , Shelley Winters e  e Rod Steiger, baseia-se no romance homônimo de Alberto Moravia. Nos anos  ’30 do século XX a riquíssima família Ardengo entra em  ruína. procurando por todos os meios, mesmo crapulosos, garantir o trem de vida anterior.


Coliseu (Lisboa) - Guerra e Paz, de Sergey Bondarchuk (1966 / 1967)

Guerra e Paz é um romance de Leon Tostoi, que serviu de argumento a várias versões cinematográficas. Guerra e Paz (War and peace), de King Vidor (1956I, com Audrey Hepburn, Henry Fonda, Mel Ferrer e Vittorio Gassman. é a mais memorável. Há outra versão cinematográfico, monumental, de Guerra e paz (Война и мир) (1966 – 1967), realizada e interpretada por Sergey Bondarchuk, com Lyudmila Savelyeva e Vyacheslav Tikhonov, em quatro partes, totalizando 431 minutos

Há várias séries televisivas, como a envolvente Guerra e paz (War and peace), de Tom Harper (2016), com Paulo Dano, Lírio James e James Norton

Austerlitz, de Abel Gance (1960)

Austerlitz, de Abel Gance (1960), é uma reconstituição histórica dramática da Batalha de Austerlitz, uma brilhante vitória de Napoleão, imperador dos franceses, com um elenco de luxo, constituído por Jean Marais, Rossano Brazzi, Martine Carol, Jack Palance, Claudia Cardinale, Vittorio De Sica, Orson Welles, Leslie Caron e Jean-Louis Trintignant. Há duas versões deste filme no circuito comercial, A original, em francês, contém cenas extra, sendo mais longa do que internacional, dobrada em inglês.

Passos Manuel (Porto) - António das Mortes, de Glauber Rocha (1969)    

O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro, também conhecido como António das Mortes, de Glauber Rocha (1969), é um filme brasileiro sobre o cangaço.  O realizador «conta de uma forma alegórica, misturando cordel e ópera, priorizando a música e os ritos folclóricos próprios da população nordestina, envolvendo a narrativa dentro do olhar metalinguistico comum ao cinema novo.» (Wikipedia)

2024 08 19

Sem comentários: