Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

quarta-feira, 21 de agosto de 2024

Eu não sou nem poeta nem pintor

  Victor Nogueira

21 de agosto de 2011  

Eu não sou nem poeta nem pintor. Sou apenas um fotógrafo amador e o escritor de alíneas e parágrafos com sentido unívoco ou o malabarista do verbo e da metáfora bordejando a chama. E o meu filho escreve muito melhor que eu e no ciberespaço verifiquei que há muitos talentos que nunca serão recordados. :-)

13 ano(s) 

21 de agosto de 2011  · 

Na vida tudo passa, tudo esquece, tudo morre. Ficam apenas a cinza dos corações queimados, o sabor amargo das (des)ilusões e o pó de lantejoulas ! VN dixit


Paula Pereira - " O tempo é a imagem móvel da eternidade imóvel." Platão

13 ano(s) 

Victor Nogueira - Um dos meus 9 blogs é mo Carpe Diem - trás do Tempo Tempo Vem, onde estão pérolas sobre o tempo: O pensamento é escravo da vida, e a vida é o bobo do tempo(Shakespeare)-Tudo se destrói, tudo perece, tudo passa; só o mundo é que fica. Só o tempo é que dura(Diderot)-Suprimir a distância é aumentar a duração do tempo.A partir de agora, não viveremos mais;viveremos apenas mais depressa(A.Dumas)- Todos os dias vão em direcção à morte, o último chega a ela (Montaigne)-Não há poder maior no mundo que o do tempo: tudo sujeita, tudo muda, tudo acaba (Pe.A.Vieira)

E no Kant_O Photomatico «Escrevivendo e Photoandando por ali e por aqui»

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”. (Roland Barthes)

Bem, Paula, o nome do blog é « Carpe Diem - Atrás do Tempo Tempo Vem?» E sobre a eternidade do tempo, se nos é difícil conceber que o Universo tenha nascido do nada e para o nada retorna, num movimento contínuo de expansão e contracção, mais difícil é conciliar a ideia de eternidade com a de finitude ! " Mas agora o novo capítulo da minha história finita é ir cozinhar almôndegas para o jantar. Já jantaste ?

13 ano(s)

Paula Pereira - Já comi frutinha . Estou preguiçosa !

13 ano(s )

Victor Nogueira - Ollha que a ingricultura puxa pelo cabedal. Se fosses minmha vizinha convidava-te para jantar  

13 ano(s)há 13 anos



Sem comentários: