Grande Guerra - Kanal (insurreição dos polacos contra os nazis em 1944, de Andrzej Wajda (1957( Neste filme vêm se os horrores da guerra, só desejada pelos que ficam em casa e não se arriscam como os soldados se arriscam, a morrer sem saber quando), L'Almiral Canaris, no Cine Vox. (Filme de espionagem alemã hitleriana. L'Almiral Canaris, o chefe da espionagem alemã, que sempre foi contra a guerra, e que foi enforcado por ordem de Hitler horas antes dos aliados tomarem a cidade onde ele residia. Grande parte das cenas deste filme são verídicas, pois são provenientes de documentários da época).
Le Dictateur (1940) (Neste filme, que é de rir até mais não, Charles Chaplin põe no ridículo Hitler),
Le Renard des Oceans (Sea Chase), de John Farrow (1955)
Vi "O Pombo que Conquistou Roma" (The Pigeon That Took Rome), de Melville Shavelson (1962), no Rivoli. Comia se [uma comédia razoável]. (MEB - 1963.05.25) [Diário III - pag. 168)
Fui ao Batalha ver o filme "A Coragem é a Senha". (The password is courage), de André L. Stone (1962) Embora fosse cómico, não gostei muito dele. Esperava outra coisa. (1963.07.08 - Diário III)
Tendes visto na rua aqueles miúdos que confrontam,
amigavelmente, as suas forças? Já reparastes que normalmente os risos terminam
em lágrimas, de ódio ou dor, e a brincadeira deixa de sê lo? Em tempos vi
um filme que expunha este problema, cujo desfecho me surpreendeu, por
imprevisível. Chamava se "Desafiando o Perigo" O
seu enredo resume se em poucas linhas. Um navio
norte americano equipado com mísseis, comandado por um oficial despótico,
que exigia dos seus homens esforços sobre humanos, persegue um submarino
adversário, procurando encurralá lo, destruí lo mesmo (embora
estivessem as respectivas nações em guerra fria, apenas). A louca perseguição
continua. O submarino adversário tinha a reserva de oxigénio praticamente
esgotada e tinha de vir à superfície renová lo. A presença do barco
norte americano, por motivos que já esqueci, impedia isso.(Não quero garantir,
mas parece me que este forçou o submarino a violar águas territoriais).
Estava portanto num dilema: ou continuava submerso, e toda a tripulação
pereceria, ou vinha à superfície, o que lhe não convinha (talvez porque seria
apresado pelo navio dos EUA). O estado de tensão da população deste último era
enorme mas ninguém conseguia dissuadir o comandante da sua provocação.
Deu se o inevitável: o oficial que comanda os mísseis, esgotado, carregou
inadvertidamente no botão. Ouve se o silvo do míssil: as caras
estupefactas ou aterrorizadas dos que ocupavam a sala de comando. O filme
termina com um lindo cogumelo que se eleva do mar, a base alongando se,
enquanto a cúpula se alarga. (NSF - 1968.08.21)
No café, num aceso diálogo com Rick, apercebem-se que os oficiais nazis começam a cantar uma das suas marchas. Laszlo dirige-se á orquestra e, com a anuência de Rick, esta começa a tocar a Marselhesa, entusiasticamente cantada pela maioria dos presentes, abafando o coro nazi.
Perante aquela manifestação, o oficial nazi ordena ao chefe da polícia local que encerre o café, ao que este contrariado acede, alegando com aparente indignação que acabara de descobrir que no café de Rick se jogava clandestinamente, sem no entanto prescindir de receber o habitual suborno.
Casablanca é um filme estadunidense, realizado em 1943 por Michael Curtiz, com interpretações de Humphrey Bogart, Ingrid Bergman, Paul Henreid e Claude Rains.
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