Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

quinta-feira, 14 de julho de 2022

Textos em julho 14

 * Victor Nogueira


2022 07 14 - Uma outra vibrante interpretação de A Marselhesa.  Rick é um não colaboracionista que participou na Guerra Civil de Espanha, ao lado das forças republicanas. Em Argel, na França de Vicchy, abre um café, onde se encontram espiões, nazis e pessoas que querem obter um visto para Lisboa, plataforma giratória para fugirem aos nazis ou prosseguirem a sua luta. Victor Laszlo é um dos chefes da Resistência que no mercado negro procura obter o cobiçado visto para conseguir embarcar e prosseguir a luta. 

No café, num aceso diálogo com Rick, apercebem-se que os oficiais nazis começam a cantar uma das suas marchas. Laszlo dirige-se á orquestra e, com a anuência de Rick, esta começa a tocar a Marselhesa, entusiasticamente cantada pela maioria dos presentes, abafando o coro nazi. 

Perante aquela manifestação, o oficial nazi  ordena ao chefe da polícia local que encerre o café, ao que este contrariado acede, alegando com aparente indignação que acabara de descobrir que no café de Rick se jogava clandestinamente, sem no entanto prescindir de receber o habitual suborno.

Casablanca é um filme estadunidense, realizado em 1943 por Michael Curtiz, com interpretações de Humphrey Bogart, Ingrid Bergman, Paul Henreid e Claude Rains.

2016 07 14 - A tomada da Bastilha em Paris, a 14 de Julho de 1789, marca o início da Revolução Francesa e o princípio da tomada do poder pela burguesia sob a consigna "Liberdade, Igualdade e Fraternidade", contra a nobreza parasitária, o absolutismo e a teoria da origem divina do poder real. Na sequência desta Revolução a Assembleia Nacional Constituinte da França revolucionária aprovou em 26 de agosto de 1789 a 1ª  "Declaração Universal dos Direitos do Homem e do Cidadão",  que entre outros consagrava o "direito de resistência à opressão" mas também o "  "direito de propriedade" da burguesia, este considerado inalienável., Tratou-se dum importante e  notável embora limitado avanço na história da Humanidade, que foi seguido por outras lutas das mulheres e dos trabalhadores, que tiveram expressão máxima na Revolução Russa de 1917.. 

Uma "Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã" proposta em complemento essencial por Olympes de Bourges, estendendo os direitos às mulheres, foi rejeitada pela Convenção em 1791. (ver texto em http://www.direitoshumanos.usp.br/.../declaracao-dos...)

2015 07 14 - foto victor nogueira - Setúbal - Palácio Fryxell (antigo Colégio Jesuíta de S. Francisco Xavier) - visto do claustro - actalmente sede do Instituto Politécnico de Setúbal e polo cultural

Neste local fundou-se, em 1655, a Capela de S. Francisco de Xavier (padroeiro da cidade) e o Colégio dos Jesuítas. Após a extinção da Companhia de Jesus passou por algum tempo para as freiras de S. Bernardo. Mais recentemente, após ter sido edifício particular, serviu de Consulado Inglês e recebeu temporariamente instituições oficiais como a Escola Superior de Educação de Setúbal. Fachada originalmente setecentista remodelada no séc. XIX. Alguns interiores com decoração burguesa. (http://e-cultura.sapo.pt/patrimonio_item/7105) 

Adaptado a residência burguesa após a extinção das Ordens Religiosas no séc XIX e como resultado da venda dos bens destas, do edifício primitivo restam a Capela de São Francisco Xavier e os claustros, integrados num conjunto que inclui um troço considerável de muralha medieval e uma das suas portas, designada de S. Sebastião.

2013 07 14 - 14 Julho

1789 - (Paris) - Tomada da Bastilha, data que marca o início da Revolução Francesa e o fim da Monarquia Absolutista e do regime feudal

2013 - Lisboa - Perante o silêncio de Mário Soares e Manuel Alegre, o Partido Socialista liderado por Seguro de Sócrates aceita apoiar e participa no violento mas "pacífico" golpe de estado do grande capital nacional e transnacional, cujo porta-voz é Cavaco Silva e cujos executantes designados são psd-cds-PS. Em nome das Salvação Nacional  o regime democrático-burguês é suspenso e a constituição irá a banhos [tal como em tempos defendeu manuela leite do psd] e o poder é entregue às troikas internas e externas, sem que as camadas intermédias e inorgânicas se apercebam de como este vai lixar - ainda mais - as suas vidas  !

OUVE AQUI A MARSELHESA, HINO DA REVOLUÇÃO FRANCESA


Mireille Mathieu's interpreta "La Marseillaise", em 2008 10 26

pois é tempo de dar voz à Internacional


A Internacional,-  Hino dos trabalhadores e do movimento comunista internacional


 2013 07 14 -  GOLPE DE ESTADO EM MARCHA -  PS já está disponível para negociar

O secretário-geral do PS comunicou ao Presidente da República a disponibilidade para iniciar já hoje o diálogo para o "compromisso de salvação nacional."

O PS tem "disponibilidade para reunir a partir das 16 horas de dia 14 de Julho, com todos os partidos políticos que concordem com os três pilares propostos pelo Presidente da República, incluindo a realização de eleições antecipadas em Junho de 2014", refere um comunicado divulgado no site do partido socialista. 

http://expresso.sapo.pt/ps-ja-esta-disponivel-para...

~~~~~~~~~~

2012 07 14

Leio-te e comovo-me
e um brilhosinho nasce no meu rosto
as finas rugas no olhar
sol ou água
a emoção
.
Leio-te e comovo-me
e não sei se sabes que é contigo que falo
e sinto-me leve e preso
e
refreio o impulso
de sentir o sabor dos teus lábios
a cor do teu riso
a macieza da tua pele
.
leio-te e comovo-me
e sinto a tua ausência
tão perto e tão longe
Victor Nogueira, cronista de João Baptista
2012.Julho.14
Setúbal

~~~~~~~~~~
2012 07 14

somos
eu tu nós
um campo de palavras gastas
.
de mim de ti de nós
de negro vermelho
que alvoradas
e
que espinhos ou flores nascerão
mortos que estamos
"no plaino abandonado"?
Victor Nogueira
Setúbal 2012.Julho.14


2012 07 14 - Os salários na Administração Local, são baixíssimos tal como na Administração Central. E se a média é na Central mais elevada é porque entram os salários de professores, médicos, juízes, enfermeiros ... E os técnicos e técnicos superiores não são aumentados vai para 5 anos. Mas estejamos descansados.

Com os mercados de escravos e médicos, professores e enfermeiros a ganharem menos que uma empregada de limpeza, breve a miséria será quase geral, para glória de rafeiros sócretinos em passes de coelho curvados às troikas e grande capital, os verdadeiros beneficiários.

Na praça da jorna de má memória o "lucro" era todo para o patrão. Agora o patrão dá metade do "lucro" ao mercador de escravos! E ainda lucra com a miséria.

E quanto ao Tribunal Constitucional aquilo não passa duma farsa cozinhada pelo PS(D)CDS Sim, pk não perdoam os tribunais comuns os "roubos" praticados nos super mercados por gente com fome ou sem abrigo ?

Existisse o inferno e esta tropa toda, untuosa, sacrista ou arrogante estaria a arder em brasa ! Mas que chatice, João Paulo II já disse que aquilo com que atormentaram a humanidade durante 2 milénios, o Inferno, não existe. LOL

Sem comentários: