Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

terça-feira, 1 de abril de 2025

Letras empilhadas, ano após ano, em Abril, 01, (re)colhidas em 2025

 * Victor Nogueira

1 de abril de 2012 
Conteúdo partilhado com: Público
Público
Salut, Camarada
nós venceremos
Mesmo que eu me venda ou traia
outros empunharão o estandarte
Esta é a minha esperança:
Nós venceremos, Camaradas!

1 de abril de 2013  · 

Foto jj castro ferreira (1962) - Rio Lucala - quedas então designadas do 'Duque de Bragança'  (Angola)

As Quedas de Calandula sutyam-se no rio Lucala, o mais importante afluente do rio Cuanza. Ficam a cerca de 80 km da cidade de Malanje, capital da província e a 420 km de Luanda, a capital do país. Com uma extensão de 410 metros e uma altura de 105, são as segundas maiores de África.  Até 1975 (no tempo colonial) eram denominadasdas como Quedas do Duque de Bragança.


~~~~~~~~~~

Judite Faquinha

Victor, maravilhosas quedas de água, e toda a vista em si é linda!!! Obrigada amigo Victor pela partilha adorei, esta imagém de sonho!!! bjs.

12 a

Maria Jorgete Teixeira

minha terra...❤

12 a

Maria Márcia Marques

Gostava de as ver ao natural, mas valeu olhar, e sentir o barulho da água.

12 a

  Victor Barroso Nogueira

Maria Márcia Marques O ruído da água a despenhar-se começa a ouvir-se a km de distância

12 a

Maria Márcia Marques

imagino...

12 a

Victor Barroso Nogueira

Não encontrei, Maria Márcia Marques qualquer filme, apenas slide-show


12 - SAIA-QUEDAS DO DUQUE DE BRAGANÇA

Ahhhhhhhhhhhhhh Afinal no fim tem um pequeno filme

12 a

 Manuel Fernandes Fernandes

Estive nestas quedas em 1971. Embora a trabalhar, deu para apreciar. Gostaria muito de reviver esses momentos. Quem sabe?

12 a     

Manuela Vieira da Silva

Gostei muito de ver o vídeo destas quedas de água. Mas aprecio especialmente esta foto a preto e branco. Obrigada por esta vagem, Victor Nogueira🙂

12 a

1 de abril de 2014  
Conteúdo partilhado com: Público
Público
dia um
de abril
pum
ridente
barril
das
águas mil
dia
de primavera
molhada
chuvada
de cinza
e com dores
as flores
verde magia
com azia
pum pum
rás catrapum
setúbal 2014.04.01
quadro de Magritte - A Queda

1 de abril de 2014 
Conteúdo partilhado com: Público
Público
ping ping
no paço
temerosas
medram as rosas
receosas
encolhidas e recolhidas
em abril
que baril
as flores em maio
em abraço
no teu vaso
passo a passo
nú compasso
viçosas
onda-a-onda
na alvura
da planície
à superfície
um turbilhão
vulcão
profundo
de vinho e pão
a refeição
setúbal 2014.04.01

1 de abril de 2016  · 

Luanda - os finalistas do então Liceu Nacional Salvador Correia (3º ciclo) em 1965/66

~~~~~~~~~~

   João Carreira

...Estou a ver se me vejo por aqui ... é difícil ...

9 a

Victor Barroso Nogueira

o "meu" album da malta está aqui

https://www.facebook.com/vicnog.na.rede/media_set...

9 a

João Carreira

Victor Barroso Nogueira Já tinha visto e (desculpa lá) ripei muitas fotos para a minha colecção pessoal de coisas de Angola ... Tu tens um ficheiro que faz-favor ! ... tenho-me deliciado a ver , mais quando me bate aquela saudade que leva tudo à frente ... faço-me entender ?! Ah ! já me descobri na foto ... Reconheço-te a ti também , ao Jorge Cadete , ao Carlos Barradas e ... pouco mais . Procuro o Delfim Guerreiro que se licenciou em Medicina e que , infelizmente , já não está por cá ...BFDS .

9 a

   

1 de abril de 2017  · 

foto victor nogueira - paço de arcos - cimo ou boca da  chaminé do antigo forno de cal e reflexos na vidraça que impede o acesso ao mesmo

1 de abril de 2019  · 

foto victor nogueira - vila fresca de azeitão - Palácio da Quinta da Bacalhoa, edificada no século XV, foi profundamente remodelado no século seguinte, por Brás de Albuquerque, filho de Afonso de Albuquerque, No início do século XXI  o na altura ainda milionário Joe Berardo, numa de "novo rico" e parvenu, fez intervenções vandalizadoras e adulteradoras, no conjunto classificado, tendo sido intimado para que na medida do ainda possível repusesse o estado original.

1 de abril de 2020  · 

foto victor nogueira Ferreira do Alentejo  Capela do Calvário   (1998.09.07)

FERREIRA DO ALENTEJO - Vila de casas solarengas, onde se destaca a Capela de Santa Maria da Madalena ou do Calvário, única no mundo, tendo externamente a configuração duma redoma; o hemisfério superior apresenta pedras salientes, contrastando com a alvura das paredes. (Notas de Viagem, 1997)

De Setúbal para Beja (Salvada)  ou Moura (Santo Amador) e regresso, a passagem por esta vila era obrigatória.

1 de abril de 2022  · 

Foto victor nogueira - a grande  mini-condutora, em Setúbal (2022 03 31 Canon 202_03)

1 de abril de 2023  · 

2023 04 01 auto-retrato no Dia das Mentiras, neblinado, cinzentonho, ameaçando ser pluvioso. Mas é mesmo verdade que a barba já se foi, embora a basta cabeleira continue a precisar de ser destrunfada pelo baeta.

1 de abril de 2023  · 

Foto victor nogueira - Setúbal - Mural no viaduto ferroviário da Rua da Tebaida  (2023 03 30 IMG_2114), No mural a inscrição "Formação / Capacitação / Empregadibilidade / Há respostas para ti aqui"  

Este mural foi executado sobre um outro, da  "Juventude CDU / Avançar em defesa do Ambiente" 

Todos os murais existentes na referida artéria nesta data foram cobertos por tinta cinzenta.

1 de abril de 2024  · 

Foto victor Nogueira - Setúbal - viaduto ferroviário na Rua do Mirante  em 2023 file506

Esta era uma zona de quintas e casas pobres, que paulatinamente foram sendo substituídas por betão e prédios a partir dos anos '60 do passado milénio.  A travessa do Milrante entronca na Rua António Maria Portela, limite oriental do Bairro Salgado, hoje descaracterizado, bairro edificado a partir dos anos '20 do mesmo milénio, local de residência da burguesia industrial e dos patrões da pesca, onde ainda existem alguns exemplares arte nova e do estilo "casa portuguesa", congeminação do Arqº Raúl Lino.

Nesta zona ainda persiste o nome de "Quinta do Aranguez",  a ela talvez pertencendo um mirante que terá dado o nome a esta artéria. mas do qual nada resta.



 1 de abril de 2024  · 

Última Hora

CDS, Chega e Iéles isolados. PS e PSD renegam Bloco Central dos Negócios e Negociatas adoptando como Programa a concretização da Declaração Universal dos Direitos Humanos e a Constituição de 1976.

1 de Abril de 2925

 Foto victor nogueira - Castelo de Vila da Feira (1998 .09 11 rolo 370 )

Este monumento nacional é um dos exemplos mais completos da arquitetura militar medieval em Portugal, pois nele se encontram as marcas duma enorme variedade dos elementos defensivos utilizados entre os séculos XI e XVI.

Foi inicialmente um castro romano, que adquiriu maior importância a partir do século XI. No século XVII construiu-se dentro dos muros o Palacete dos Condes da Feira, demolido em 1929, e do qual apenas restam algumas paredes, a escadaria e o fontanário.

Em 15 de Janeiro de 1722 um violento incêndio devastou o conjunto arquitectónico, cuja ruína foi votado ao abandono. No início do século XX, renovou-se o interesse público pelo monumento.. para cuja reconstrução foi efectuada uma colecta pública de fundos.

A Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais (DGEMN) executou obras de consolidação e restauro nos períodos de 1935-1936, de 1939-1944 e em 1986.

Com muralhas em alvenaria e cantaria de pedra, do período inicial, a Torre de Menagem domina a alcáçova. Do final do século XV, datam as adaptações às demandas da pirobalística. No seu interior, na ampla praça de armas, encontram-se ainda os vestígios do antigo palácio seiscentista.

Pela porta da barbacã acedem-se, sucessivamente, a porta da Vila e a praça de armas, na qual se localiza a Torre de Menagem. Esta torre-alcáçova, ergue-se em três pavimentos: no inferior, a cisterna; no segundo o salão nobre, destacando-se três lareiras, um fogão e quatro janelas, três delas com conversadeiras; no terceiro a área residencial íntima.


FONTE - Wikipedia

Sem comentários: