Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

sábado, 26 de julho de 2025

Letras empilhadas, ano após ano, em Julho, 26, (re)colhidas em 2025

 * Victor Nogueira


26 de julho de 2010

Que hoje vai estar muito calor, um calor quase continental, próprio do Portugal Profundo, do interior agora transportado para a beira mar.

26 de julho de 2010

Em Cetóbriga, 48 º C ao sol à tarde e agora à noite a estação meteorológica caseira indica 31 º C !

26 de julho de 2011

A realidade tem várias perspectivas de visão e apresentação. Concordando com as positividades que apontas ás quais, Clara, poderia acrescentar muitas mais, em nome da realidade poderia apresentar outras tantas negatividades a maior das quais é os portugueses que tinham depois de 1976 a Constituição mais progressista do mundo capitalista,fruto da sua iniciativa e combatividade com a sua azbstenção ou voto maioritário têm dado o "ouro" ao bandido, alternadamente Ali Bá Bá ou Aqui Mé Mé ! SóAres, Cavaco, Guterres, Sampaio, Barroso, Só cretino ou Passes de Coelho é tudo farinha do mesmo saco e os eleitoras perderam a capacidade de luta de 19i74/1976 ou na maioria deixaram-se castrar e seguem de cabeça baixa para o matadouro, onde os magarefes os aproveitarão até ao tutano como se faz aos porcos, que guincham muito na hora da morte mas não passam disso, para gáudio e benefício do punhado de sub-humanos donos do circo e dos palhaços e farsantes.Se o Pepe não passava dum cretino discípulo aplicado de SóAres Ecavacante, agora escolheram um mais papista que o Papa, especialista em tangos e passes de coelho. Com tais Alis e Aquis, cáfila de salteadores, em breve estaremos como nos EUA|

14 a

26 de julho de 2012

Manuela Vieira da Silva

Era uma cidade bem desenvolvida para o tempo.🙂

13 a

Victor Barroso Nogueira

Luanda era a 3ª maior cidade de Portugal do Minho a Timor, como se dizia, e a 1ª do Impériio Colonial, Manuela Silva E a mais antiga construída pelos europeus na áfrica ocidental, durante muito tempo terra de degredo, povoada por criminosos de delito comum e presos políticos, para além de entreposto de escravos Não sei se leste o interessante romance do Pepetela - "A Gloriosa Família"

13 a

quest'estate viaggeremo insieme
Este verão viajaremos juntos
a quem o quis ouvir joão falou
vero; seu convite indespertou
- como na parábola não há untos
Na seara grande, com muitos assuntos;
a grande festividade mal soou.
Dando variada volta ao bestunto
para mia barca ela não olhou.
Não está pois serrana bela
menina e moça sereia do mar,
para mim cerrando a janela.
deixando-me com mau navegar.
Em farrapos, rota, minha farpela,
sem arte ou engenho no escribar.
2014.07.26 setúbal

26 de julho de 2015 SOBRE AS ALFORRECAS E A MIOPIA - Quem continua prazenteiramente a passear-se em Portugal e pelo Planeta, dando cartas e baralhando o jogo e escolhendo os trunfos, com muita batota nos naipes escolhidos a dedo, não são as alforrecas mas as hienas, os chacais, os abutres, os urubus, as piranhas, os coiotes,os polvos e tubarões, com seus homens e mulheres que não passam de testas de ferro descartáveis.
Os EUA, onde brilham como mil sóis constelações como Hiroxima e Nagasáqui ou Pinochet, Noriega ou Fulgêncio Batista, os coronéis gregos ou Salazar e Franco, são o que são porque nele "desaguaram" os foragidos europeus à miséria e à intolerância religiosa e política, os escravos arrebanhados por negreiros em África, os asiáticos expulsos das suas terras pelo império do Capital. Todos eles - incluindo os foragidos à "justiça", encontraram pela frente os ameríndios, chacinados em autêntico genocídio como o que os europeus também praticavam em África, na Ásia, na América do Sul.
Destruídas a história a memória e o passado, na terra da intolerância e da miséria capitalistas, só por ironia e com humor negro se poderá falar dos EUA como exemplo e como "farol" da solidariedade e do respeito pelos direitos da Humanidade a seguir por quem quer que seja que ame a Vida, a Natureza e a Humanidade.
Sem esquecer que esta Alemanha, que se seguiu à do III Reich, é uma criação do Plano Marshall contra os ideias comunistas na época personificados pela URSS.
Quanto ao Kapital esse há muito que não tem Pátria, estando cada vez mais para além das nações. Afinal, o Estado-Nação foi necessário apenas para derrubar os limites, as barreiras e as portagens dos senhorios feudais, entraves ao desenvolvimento capitalista, livre e sem fronteiras. Este, em que se degladiam entre outros a Alemanha de Merkel e os EUA de Obama.

~~~~~~~~~~~
Manuela Miranda Memórias do passado, fizeste lembrar tanta coisa, Falas no Escudo ou Cifrão boa moeda tínhamos nós nesse tempo Amigo Agora o Euro não presta é tudo um euro e vai tudo pela água a baixo e quem paga é o Zé povinho Gostei do Artigo e da ilustração Amigo bjs Bom domingo Vou Partilhar ❤ 10 a Jose Manangão Neste caso os EUA continuam a ser os maiores inimigos do euro tentando que a Alemanha não consiga a supremacia total na Europa, pois a partir dai tornar-se-ião adversários, jogando todos com a ignorância dos povos, para melhor os dominarem, e explorarem! 10 a

Sem comentários: