Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

domingo, 18 de maio de 2014

as crónicas de antónio sousa homem 03


18 de Maio de 2014 às 19:48
* Victor Nogueira

Descobri quem é de facto António Sousa Homem mas dizem-me que no mistério muitas vezes está o sal da vida.  Hoje os livros e a música são o tema. À medida que envelheço - ou que fico menos jovem, como dizia o meu pai - os livros e a música continuam a ser uma companhia, mas uma companhia coberta pela patine das folhas de outono, quando ainda estão presas à árvore prestes a juncarem o chão como se tapete fossem. Ao contrário do que sucedia outrora, a música já não enche este casarão e apenas a ouço no Fiesta. Quanto aos livros, vão-se amontoando, já não tão arrumadinhos e ordenados como outrora. Quem me visita acha um desperdício ter tantos livros - e muitos desapareceram emprestados sem retorno ou ficaram em Luanda. E há quem se admire ao responder que já li a esmagadora maioria - e muitíssimos mais. São como aquela amiga da minha mãe que no tempo em que diariamente eu lia vários jornais se admirava, comentando que ela - a D. Alice -  lia uma página e ficava logo cansada. Mas o tempo vai abrindo clareiras  na minha memória e os enredos dos filmes e dos livros vão-se esvanecendo e deste modo ao revê-los é quase sempre novidade. Uma biblioteca é uma parte de quem a constrói ao longo de decénios, são um espelho de vida que a morte desbarata pelos herdeiros ou vendida em feiras de velharias ou em doações a organizações mais ou menos caritativas. Ou junto a um contentor do lixo ou a trapeiros que já não existem. A minha sempre foi uma família de  muitos livros e de muitos discos e música variada. Mas cada vez mais os interesses de quem vem diversificam-se e para mim e nesta idade os livros de arquitectura do meu tio ou de engenharias diversas dos meus pais nada dizem ou as músicas para piano da  minha mãe e doutro tio, muitas delas já fora de moda. Que destino lhes dar ? Que destino será dada às minhas diversificadas biblioteca e discoteca que a outros seguramente nada dirão ? Há quem não entenda o "amor" aos livros, empecilhos. Cada vez mais dispersos. Cada vez mais silenciosos no alto da madrugada.

Hoje as crónicas de ASH falam dos livros e da música. Deliciem-se, que hoje o jeito dele é muito superior ao meu !

http://daliedaqui.blogspot.pt/2014/05/as-cronicas-de-antonio-sousa-homem-03.html

Sem comentários: