Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Gaspacho e Goulash

Gaspacho e Goulash

J :diz:

22/Jul 2:10

O tópico foi alterado para Até qu'enfim me livrei das grelhas. Agora só quero gaspacho com peixe frito.



Kant_O diz:

22/Jul 3:24

Gaspacho ? !!!! .....«Grrrr» como escreve uma certa pessoa. Antes a grelha :-)

bjo VM



J diz:

22/Jul 3:57

Deixa-te de esquisitices! Tás aí na terra dos carrapaus, viveste em Évora, e não aprecias um gaspachinho? Deixa lá que aqui também só eu como. Ainda não aprendi a fazer muamba nem kalulu.



Sonica diz:

22/Jul 11:57

mau maria... GASPACHO É UMA SOPA HÚNGARA...



Kant_o diz:

22/Jul 12:39

(quase) tudo menos gaspacho. Mas podes convidar-me para a moamba :-)



Kant_O diz:

22/Jul 12:46

Pois ... Uma vez vi num filme USA sobre emigrantes portugueses que a pizza era um prato típico de Portugal - Algarve. Mas gaspacho tb é do Alentejo. Tu e a Sonica têm de trocar as receitas. Qto ao kalulu, tens de dizer-me o k é, E vê se tiras o TM da «grelha» pois só ligo e atende o voice-mail.

Bjo VM





Carmo diz:

22/Jul 20:13

E frito é melhor do que na grelha! Vê lá se me convidaste, lol!!!



Sonica diz:

22/Jul 23:31

ai Kant_O, gaspacho no Alentejo... não conheço esse prato lá.
explica-me consiste em que?... No Alentejo só conheço açorda hmmmmmm.... e adoro:)
looooll pizza um prato TIPICO nosso, só nos States loooll.



Kant_O diz:

24/Jul 0:29

Ai Sonica :-)

Procura na internet por gaspacho+alentejo

.

Deixo-te uma receita mas se me quiseres convida pode ser para tudo menos isto;

Receita do chefe António Nobre (para quatro pessoas):
6 tomates maduros; 2 pepinos; 1 pimento vermelho; 1 pimento verde; 1 cebola; 3 dentes de alho; 300 g de pão do dia anterior; água bem fria; azeite extra virgem; vinagre de vinho; orégãos; sal. Azeitonas para acompanhar.
(continua)

r


Kant_O diz:

24/Jul 0:30

(continuação)

Numa tigela, colocar os dentes de alho com um pouco de sal e pisar até ficarem desfeitos. Juntar o azeite extra virgem e o vinagre de vinho e mexer. Juntar o tomate sem peles nem graínhas, o pepino descascado, sem pevides, os pimentos e a cebola, tudo cortado em cubinhos. Adicionar a água bem fresca (o chefe trouxe água do Alentejo!), polvilhar com os orégãos e, se necessário, acrescentar mais sal. Rectificar os temperos a gosto. Cortar o pão em cubos e juntar ao gaspacho na altura de servir.
Nota do chefe: este é um gaspacho pobre, mas para o tornar rico, basta acompanhá-lo com presunto, paio, uvas, carapauzinhos fritos, sardinhas assadas, etc.



J diz:

24/Jul 1:03

:))) A Sonica está a brincar contigo, Kant_O. Quem é que não conhece o gaspacho alentejano? Até os americanos. Eu também o faço como na receita que apresentas, acrescentando cubos de gelo, pra ficar mais fresquinho.

No Algarve há uma variante chamada "Arjamolho" que, consoante as terras, leva ou não pepino e alho. A que a minha primeira sogra fazia trocava o alho por muita cebola picada e era uma delícia por causa dos tomates das hortas.

No Alentejo, o mais vulgar não usa cebola, mas, de facto, ela enriquece bastante o sabor.

Em Beja há outra variante que se chama "vinagrada", porque poupa no azeite e abusa do vinagre.

Creio que a receita é de origem árabe e muito apreciada em toda a Andaluzia.



J diz:

24/Jul 1:10

Acho que a Sonica confundiu gaspacho com goulash, que também é uma delícia, mas quente.

Há muito tempo que não faço, obrigada pela sugestão.



Sonica diz:

24/Jul 10:38

BOM DIA AMIGO... GOULASCH ADORO, MAS AGRADEÇO-TE A RECEITA, MAS NÃO VÁS DAQUI... BEIJOKINHAS SORRIDENTES... OBRIGADA PELO CARINHO:))))




Sonica diz:

24/Jul 10:46

ENTENDI-TE AMIGO... CONFUNDI GASPACHO COM GOULASCH ... LOOOOOLL.

DESCULPA KANT_O SE INCOMODEI-TE, NÃO VOLTARÁ A ACONTECER.

-

-

Também publicado em Ao Sabor do Olhar

.

onde

.

Seja bem-vindo quem vier por bem


.



Sem comentários: