Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

segunda-feira, 27 de agosto de 2007

BLOG CINCO ESTRELAS





A Maria Faia, do QuerubimPeregrino, nomeou-me para o galardão da blogosfera "Blog Cinco Estrelas".
.
A blogosfera é um universo imenso onde de tudo se encontra para todos os gostos. Nem uma vida inteira chegaria para visitar e conhecer todos e cada um dos blogs com alguma profundidade. Alguns são como estrelas cadentes, que logo desaparecem. Outros são como estrelas cuja luz continuamos a receber apesar de extintos ou inactivos.
.
Sendo assim, os blogs que nomeio são um símbolo, que justifico sem menosprezo por muitos outros.
.
O Cantinho da Zé, pelo seu Humor e Simplicidade, De Amor e de Terra,, pela Poesia e pelo Calor Humano e Solidário, Dona Redonda pelo seu Humor e por me ter aberto a «arca» da sua obra,O Tempo das Cerejas o blog que eu gostaria de ter capacidade e conhecimentos para fazer. As Vinhas da Ira, um blog que inequívocamente toma Partido, onde se aprende e desvendam muitos «segredos».
.
Ficam muitos de fora, como os de fotografia, essa ânsia de parar o tempo em pixles ou papel, tal como ele é, «visto» com os nossos olhos através do visor: belo ou feio, colorido ou preto e em tons de cinza e branco, ou como laboratório experimental.
.
Mas, por uma questão de justiça, extra-concurso, não posso deixar de referir Momentos e Documentos, do Ludovicus, pela sua Dedicação, Entusiasmo e Generosidade, e Travessa do Ferreira, meu camarada das letras e dos contos saborosos e, por último, mas os últimos serão os primeiros, BAOBAB, representante dos meus «manos» e «manas» de África.
.

Bem sei que respondo no último momento, no último dia, mas mais vale tarde que nunca.
.
REGULAMENTO:

1- Podem participar na votação todos os bloggers que mantenham blogs activos há mais de um mês.
2- Cada blogger deverá referenciar 5 (cinco) nomes de blogs. A cada menção corresponde 1 (um) voto.
3- Cada blogger só poderá votar 1 (uma) vez e deverá publicar as suas menções no seu blog (da forma que melhor desejar), enviando-as posteriormente para o seguinte e-mail:.elzinhalinda@gmail.com . No e-mail, além da sua escolha, deverá indicar o link para o post onde postaram as suas nomeações. A data limite para a publicação e envio das votações é dia : 27/08/2007.
4- De forma a reduzir alguns constrangimentos (e desplantes) e evitar algumas cortesias desnecessárias, também são considerados votos nulos: os votos do(s) blogger(s) em si próprio(s) ou no(s) blogger(s) em que participa(m), e ainda os votos no blog Nada Pra Mim.
5- Cada blog que for indicado ou indicar, deve conter de onde veio a origem do concurso, ou seja deverá manter um link para este blog a fim de que outras pessoas possam conhecer a idealizadora do conceito.
.
No dia 31/08/2007 serão anunciados os vencedores.

5 comentários:

De Amor e de Terra disse...

Olá Vitor! Sempre me honram e me atrapalham as nomeações...
como já tenho dito várias vezes, não sei fazer nada destas coisas na Net; se algo sei é escrever Poesia; fico por isso agradecida(muito) ruborizada (q.b.) e nunca posso demostrar isso, porque não sei como fazê-lo.

Perdoem a falta de conhecimento e habilidade, mas ainda que possa não saber demonstrar, tudo isso cala fundo no meu coração!

Beijos

Maria Mamede

PS.:-Desculpa Victor deixar aqui este recadinho!!!

Ludovicus Rex disse...

Meu Caro Amigo, bem merecido este prémio que te foi atribuido. Obrigado pela referência de dedicação que me fazes. Um Abraço Amigo

Antunes Ferreira disse...

Inxelentiximo Xenhour

Boxelênxia - é xó prémios, galardões, medalhas e curelatibos (cum o), carago! Benham de lá exes oxos pelos rexultados alcanxados, canudo. Bai, bai!

Eu

Antunes Ferreira disse...

Compañero Don Victor (Hugo) de Nogueira y Porras

Multumesc frumos = muito obrigado em língua ceausescoiana, ou seja Romeno, de que sei umas palavritas, umas frásiazitas, contar até dez e já vais com muita sorte.

D'allemao, como escrevia o André Brun, ainda sei umas coisas, poucas, mas no meu tempo (paleolítico) para se ir para Direito, tinha-se dois anos, dois, de Deutsch Sprachleare für Ausländer = Ensinar Alemão a Estrangeiros und Ich bin ein Mann = e eu sou um homem e umas coisas mais.

De russo spassiba = obrigadinho éokeuledesejo, adin, dwa, tri = um, dois, três e por aí fora. Voda = água e vodka = águazinha. à tua saúde! Hip, hip, hurra!!!!!

De línguas de África - só sei pretoguês e uma que outra palavra. ´Hoji você num comeste funji, jura mêmo plo sanguidikristo. Você, patrício, vai'mbora e não me fod..., cahateias mais. Mukanda = recado. Imbambas = bagagem e assim.

Pronto. Fique-se Vocência com os seus arwards e a sua citação do Travessa, coisa que muito agradeço.

Amigão: segue em frente! Tens muito ainda que percorrer. E podes. Sem f.

Um abração

Henrique, o KK

redonda disse...

Eu só descobri agora, depois de ter nomeado um teu outro blog :)
Obrigada e um grande beijinho para ti :)