Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Os dias da (Pré) Revolução (8)


 * Victor Nogueira

NOTA PRÉVIA -Terminam as Notas sobre os Dias da (pré) Revolução, pois o restante não está digitalizado. Há repetições porque foram guardadas em vários ficheiros.  E havia um ficheiro com o nome desta série que desapareceu numa das várias formatações do disco ou actualizações do processador.  

Évora
1975.JAN.13
A mesa é pequena e está atulhada de livros, empilhados uns sobre os outros. Faz-me falta o gira-discos, mas não tenho lugar para colocá-lo aqui no quarto. Está um domingo frio, enevoado - anteontem á noite choveu - e resolvi ligar o aquecedor.

As aulas recomeçaram há uma semana, uma semana cheia de reuniões, quer de professores, quer com os alunos. Ontem houve uma dos delegados sindicais do Distrito de Évora, na qual estiveram presentes e apreciados os professores primários. No total faltaram 18 das 36 delegações. Entre outros, o Dinis foi eleito para o Executivo Distrital, pelo Ciclo Preparatório. A Zona do Alentejo é diferente da Zona da Grande Lisboa. Esta tem uma organização de cúpula, "burocratizado", enquanto naquela o sindicalismo é de base.

Telefonaram-me - imagina - de Alcácer e de Setúbal, onde seria colocado. Mas ... não posso aceitar, pois não posso sair de Évora, para tomar pose doutro lugar no mesmo Ministério. Ainda telefonei ao dr. Armindo, em Setúbal, mas ele tirou-me as ilusões. (...)

Entretanto fui convidado pelos meus colegas do ESESE para ser monitor em várias cadeiras - Economia I, Sociologia I, Geografia Económica, Doutrinas Sociais, Teorias Políticas. Ainda não aceitei nenhuma.

Já é 2ª feira. Acabei de almoçar e tenho de ir dar as aulas. Não estou nada entusiasmado, mas cansado, deprimido e farto.




Évora
1975.JAN.15
São 21h 30m. Acabei de jantar e apetecia-me estar calmamente sentado a uma poltrona, lendo e ouvindo música. Que falta me faz o gira-discos, mais a calma que sinto ao ouvir Beethoven, Mozart ou Bach !

Em Lisboa 300.000 trabalhadores pronunciaram-se ontem pela unicidade sindical, defendida pela esmagadora maioria dos partidos de esquerda, como o PCP, MDP, MES, PRP, LCI, UDP, LUAR, FSP, etc. O PS, completamente isolado das massas trabalhadoras, após a cisão dos militantes marxistas - FSP - lança-se numa violenta campanha anti-comunista. O 14 Janeiro terá sido mais uma data assinalável após o 25 de Abril, com as palavras de ordem como "Contra o capital, unidade sindical", "Os bancos para o povo, já !", "Fora com o banqueiro, controlemos o dinheiro", "Governo dos operários, sim, governo dos patrões, não !", "Abaixo os monopólios", "Abaixo os latifúndios", "O povo diz não, diz não á reacção", "Nas fábricas, nos campos, os trabalhadores vencerão". Independentemente das críticas e denúncias que algumas organizações e partidos esquerdistas fizeram á Intersindical, que seria controlado pelo PCP.

Houve na EICE uma reunião sindical, que teve a presença de uns 30 dos 120 professores; muitos têm um grande horror ao PC, confundem unicidade com democraticidade e apartidarismo, têm um culto enorme pelas bases - e atam a Zona do Alentejo do Sindicato dos Professores á paralização e ineficácia pela confusão entre controle das bases e "democracite". Desligados da luta dos trabalhadores, individualistas, perfeitamente burgueses!

No Liceu só surgiu uma lista de professores para a Comissão Directiva. Na Escola há grandes conciliábulos, mas normalmente três nomes aparecem em todas. Fui convidado para uma delas, mas como a Helena Zuber faz parte de todas e como não se pode ser simultaneamente delegado sindical preferiu-se que eu ficasse de fora, para que a "reacção" se não instalasse na Comissão Sindical da EICE.

Hoje é o grande dia da assinatura do acordo do Governo Português com os movimentos emancipalistas. Angola será independente no final do corrente ano. (...)

Sabes quem está em Évora ? A Noémia, que foi "requisitada" para dar aulas, imagina onde ? Na EMPE.




Évora
1975.JAN.21
"A melancolia apodera-se do meu espírito. Leio as tsuas cartas e vem-me á mente um dito popular - da pretensa sabedoria popular - qualquer coisa de muito prosaico: a galinha do vizinho é melhor que a nossa". 
.
Encolho os ombros, pois cada um sabe de si e o resto ... é música! (Já o MRPP dizia há dias que a esquerda eram eles e o resto, música.)

Compreendo que estejas aborrecida. Talvez eu seja convidado para montes de coisas de interesse. Que o não assumem porque me sinto cansado e alheio. Escreves "Tudo se proporciona em bem para ti, até quem tu amas veio para o pé de ti." Não, amiga, quem eu amo não está comigo. Está num monte qualquer, presa das suas teias de aranha e com uma grande neura. Amo-te e canso-me de ter-te pedido para seres minha companheira, num tempo que nunca mais chega, as rugas sulcando de fatiga os olhos, a alma abandonada. Amarguras de burguês que o não quer ser. Tudo isto é filosofia, "poesia" prosaica. Preciso duma mulher, de ti, mas não estás cá !

Os acordos do Algarve (Alvor) são o começo do princípio: da independência, da guerra civil ou do neocolonialismo. Devia estar em Angola e não aqui, nesta sociedade e com estas pessoas que nada me dizem.

Hoje há eleições na Escola. Logo às 22 horas saberei qual a lista eleita. Hoje á tarde consegui estudar umas coisas. Li, sublinhei e anotei 3 capítulos da "História da Riqueza dos Homens". Um livro que tu talvez gostasses de ler. Mas ... não sei, desconheço os teus gostos.

A tal casa na Tapada do Ramalho ainda não foi posta para aluguer. Diz-me o Brito que para os lados da "Nau" vagará um apartamento mobilado. Vamos ver o que será !

O meu tio José João comprou-me já as estantes que lhe pedira. Já poderei arrumar os livros, tirando-os dos sacos ou das pilhas em cima da escrivaninha ou da mesa-de-cabeceira. (...)

PS - Dizem-me que as aulas só acabarão em Agosto.




Évora
1975.JAN.23
Já estou atrasado para a Escola. São 14h 45m e estou cansado: doem-me os músculos e todo o meu corpo clama por repouso. É uma estafa a caminhada a pé para a escola e volta (...)




Évora
1975.JAN.27
É domingo. É quase meia-noite. Estou deitado. Está frio. Estou cansado. É bom estar em casa. Ah! mas falta-me Bach ! (Detesto o rádio). Mas não sinto senão o deserto em mim. Um deserto que entra em mim e me esvazia a alma.

Sábado á tarde houve uma reunião no Instituto que teve a presença duns 20 antigos alunos. Muito preocupados com a licenciatura ! Com a sua situação ! - Posso entender que as suas preocupações são muito legítimas - A mim, nada me dizem. A eles, nada me liga. São uns estranhos, como os meus colegas da ESESE. Alguns dos quais são meus amigos ou me estimam. Estou profundamente desanimado com o trabalho na Escola. Não tenho disponibilidade de espírito para preparar as aulas.

Esteve o Carlos (Nunes da Ponte) em Évora este fim-de-semana. Demos aí umas voltas e fomos até Monsaraz. (...)

Aceitei fazer parte duma lista candidata ao Conselho Directivo - a lista D. É uma forma de ter redução no horário se fôr eleito. Porque não estou a ver como aguentar o balanço das aulas a continuar nesta situação.

É já 2ª feira. são 11h 15m. Não a 2ª feira que se seguiu ao domingo da página anterior, pois oito dias se escoaram entretanto. (...) O café está muito barulhento e deixo de ler o Expresso para te alinhavar estas linhas. (...) Olho pela porta que gira e vejo um cartaz numa parede do passeio defronte, um cartaz da tribo dos pés de galinha, isto é do MDP ( o seu emblema faz lembrar uma pé de galinha, embora a mim me pareça um homem sem cabeça e com um pescoço grande).

Ontem houve um comício do MES; não sabem falar às massas ( ao contrário do PRP ou do Miguel Bacelar ) e usam uma linguagem abstracta e termos difíceis. Não foi uma grande sessão.

Comecei a resolver os problemas disciplinares expulsando os alunos. Gostaria que as aulas fossem de outro modo, mas sou um grão de areia na engrenagem e esta é a única linguagem que alguns alunos entendem.

Saiu o despacho que cria a ESESE-BJC. Com o ISESE encerrado (sem ter abolido o exame final) e com a ESESE não considerando o 5º ano de 73/74, a malta para concluir o curso tem de fazer o 5º ano ... novamente. O destempero nada resolve mas só me apetece mandá-los á "puta que os pariu"! (...)




Évora
1975.JAN.28
Preciso de pensar, informar-me, debater. Para quem, enquanto estudante, sempre contestou o ensino e a sua função, para quem estudar era um modo de tentar compreender o porquê das coisas, numa atitude de permanente interrogação ... Agora sou professor e pergunto-me: o que vou eu fazer ? Transmitir informação ? Transmitir valores ? Que informação ? Que valores ? E como fazê-lo ? Depois ... ainda não tenho nenhum esquema e tenho esta tendência para a "ordem" e "sistematização".
.
Estou preso, como os alunos, á imagem tradicional do professor. Eles esperam de mim que os não chateie, ou que lhes explique, ou que saiba tudo, ou que ... Enfim ! É assim um tempo de grave crise para mim, de frustração, de desencanto. Estou a ganhar às aulas o mesmo horror e recusa que tinha pelos exames (um horror à improvisação)

Bem, tenho de ir para a Escola. Já faltei de manhã - este mês já excedi as faltas "permitidas".

Depois o momento político é cada vez mais confuso. O Congresso do CDS foi suspenso pela acção das massas populares convocadas por partidos e organizações esquerdistas. O PCP logo foi dizendo que não concordava. E enquanto os acontecimentos se precipitam, tenho eu de estar "calmamente" entre quatro paredes "ensinando" política aos meninos: "o que é a política?", "o que é a democracia ?", blá, blá.
´


Évora
1975.FEV.11
Safa, que a barulheira aqui no café repentinamente tornou-se incomodativa, especialmente com a gritaria das crianças e o velho aqui atrás de mim tamborilando com a moeda no tempo da mesa.

Lá fora chove a cântaros e um cartaz anuncia "Pides na grelha", brevemente nesta terra. As pessoas passam enfiadas debaixo dos guarda-chuvas e de vez em quando uma lufada de ar frio invade o café, quando alguém empurra a porta. De hoje a dois meses, segundo o Costa Gomes, haverá eleições. "O voto é a arma do povo". Só que o povo deve andar muito ... desarmado.

Por Évora, penso que pelo MDP/CDE o Abílio Fernandes e o Miguel Bacelar devem estar entre os candidatos (Mas isto ainda é confidencial). Entretanto a UDP já entregou o seu processo de legalização como Partido; depois de andar muito atrapalhada para arranjar as 5 000 assinaturas. A UDP é constituída por dissidentes do PCP, que negam este partido como partido revolucionário da classe operária.

Anteontem fui com o João Luís, o Brito e outros até Estremoz, onde na "Flor do Alentejo" um grupo de marialvas, bêbados e disfarçados de mulheres, atroavam os ares com "vernaculidades" e vivas ao CDS e ao PS (Partido Socialista), gritando que "mais vale ser fascista uma hora que democrata toda a vida" (onde é que eu já ouvi isto?) Enfim, a reacção ainda (ou já?) vai falando !

É Carnaval, mas não parece, salvo um ou outro mascarado pelas ruas e uma ou outra criancinha. O tempo não está para folguedos ... salvo em Lisboa, onde cerca de 20.000 a 40.000 trabalhadores organizaram mesmo uma manifestação contra o desemprego e contra o imperialismo e a NATO, criada depois da 2ª Guerra Mundial para defender o mundo "livre" da ameaça comunista! Apesar da proibição.

O tempo vai correndo. Enquanto estudo alheio-me do que me rodeia, mas quando pouso os livros não tenho para onde ir, onde me sinta bem.

Domingo houve uma Conferência dos Trabalhadores Rurais do Sul, organizado pelo PCP. Encontrei por cá alguns dos meus "camaradas" de Lisboa, nomeadamente de Agronomia. Aéreo como tenho andado, nem sequer dei pelo anúncio de tal Conferência; teria sido interessante ter ido até lá. Assim ...

Évora agora "civiliza-se". Teatro, cinema, concertos ... Bem, cinemas é como quem diz. A maior parte dos filmes nada vale, segundo o meu critério. 5ª feira vai um filme que gostaria de ver: "Ferido na Honra", mas ... ainda tenho aulas. Mas 6ª devo ir ver um de Jerry Lewis - "Uma Poltrona para Três", salvo se ainda houver ballet russo a preços (pouco) populares - 60 palhaços.

É já noite, durante o jantar, aqui no poiso habitual que é o (restaurante) "Manuel Iglésias". Choveu todo o dia, por vezes a cântaros, e esteve um frio agradável. Tenho a cabeça numa grande confusão e não consegui ainda fazer nenhum esquema ordenando os meus "profundos" conhecimentos. Évora é uma cidade estúpida, onde não sinto calor humano ao contrário do que sucede com as gentes do Porto. (...)

Não sei onde passaste estes dias. Espero que ao menos tenhas aceite o convite da Bia. Esperei - em vão - por ti todos os dias. Encolho os ombros e sigo em frente. "As palavras estão gastas, meu amor", como dizia o poeta, já não sei bem qual poeta, pois os livros estão encaixotados e não são já meus companheiros como outrora.

Continuo a ler "O Socialismo depois de Marx". Mas repito, preciso de consolidar os conhecimentos já alcançados (onde é que eu já ouvi isto ?)

Mas ... diz-me lá o que vou eu fazer ? O quarto é pequeno e estou farto de ler. Preciso de conviver. Mas com quem ? O café é barulhento e cada vez estou mais incapaz de fazer vida de salão. Não imaginas como preciso de calor humano e camaradagem. Apesar dos meus alunos me falarem como se eu fosse um deles. (...)

Passei hoje pelo correio mas de ti não havia notícias. Encolho os ombros e volto para o (Café) Arcada e continuo a ler na "História dos Factos Económicos e Sociais" os capítulos dedicados ao movimento operário. A miúda que me despertou a atenção desde ontem foi-se embora e entretanto outras vão entrando e saindo.

Preciso de editar textos de apoio para as aulas de "Política", mas ainda não o fiz. (...) Amanhã recomeçam as aulas. São mais 5 semanas ... até às férias da Páscoa. Em 14 de Junho terminam as aulas. Não sei se terei de fazer exames ou não. É provável que sim.  


Évora
1975.MAR.11
São 17h 15m . Os altifalantes transmitem canções de luta e apelos á vigilância. De regresso do almoço um aluno entregou-me um comunicado do PCP relatando o ataque ao RAL 1, em Lisboa. As ruas estão cheias de gente e os empregos fecharam. Não sei ainda o que isto vai dar: ou avança ... ou recua. Na altura em que receberes esta carta a resposta talvez esteja dada ... por esta vez.
(...) Um outro comunicado há pouco transmitido inclui entre os implicados na intentona os generais Spínola e Galvão de Melo, que já teriam "cavado".




Évora
1975.MAR.14
Uma onda de boatos varreu ontem o país, baseados essencialmente numa intervenção militar estrangeira - nomeadamente da NATO - e em sublevações dos quartéis - por exemplo Estremoz e Tomar. De qualquer modo parece-me que vai chegando o momento de dissolver as forças militarizadas e constituir milícias civis. Se não ... qualquer dia uma importante parte dos portugueses acordarão ... sem cabeça ou com falta de ar !

Para além disso o Conselho Revolucionário - cuja tentativa de constituição vem de 28 de Setembro - tomou a primeira medida importante - a nacionalização da banca - que já vinha desde o 25 de Abril. Estas medidas só terão no entanto razão de ser se outros sectores básicos da actividade económica forem colocados sob controle dos trabalhadores - para além da imediata saída dessa organização imperialista que é a NATO. A ver vamos.

Hoje, 6ª feira, é o meu último dia de aulas. Este fim-de-semana tenho de resolver o problema das notas: tenho reuniões para o efeito no início da próxima semana. Não sei onde passarei as férias - é provável que fique pacatamente em Évora. (...)

Amanhã é o 14º aniversário da insurreição dos camponeses do Norte de Angola.


INTERMEZZO - Em 1975/76 eu e a Celeste fomos convidados para dar aulas ao abrigo das "experiências pedagógicas" na Escola do Magistério Primário de Évora - eu de Sociologia, ela nas escolas anexas à EMPE. . foi uma experiência nova, a única como professor sem angústias, para além das aulas que dei na Setenave, na secção anexa à então Escola Industrial e Comercial de Setúbal a trabalhadores estudantes operários, porque os professores do quadro eram demasiado finos para lidar com a "ferrugem" e os restos ficavam para os miniconcursos
.
Com a vitória do PS Só-Áres o inefável Sotto Mayor Cardia, com o argumento de que estavámos a "comer à mesa do Orçamento" e de que a Escola [e todo o ensino] estavam nas mãos do PCP, "saneou" todo o pessoal com excepção do que vinha da era anterior ao 25 de Abril de 1974.
.
Ora a esmagadora maioria não era militante do PCP e recebíamos apenas o ordenado de origem e quem nos substituiu,  avesso a "experiências pedagógicas", passou a receber .... um subsídio "anafado" para além de ordenado da escola de origem !!!
.
Regressaram assim os alunos-mestres às aulas magistrais, de encornanço, encerrados entre quatro paredes, eliminadas que foram as "actividades de contacto"  com os populações e as famílias dos alunos, demasiado "subversivas" para os novos "democratas", muitos afins da democracia orgânica salazarenta, assim recuperados.
.
Entretanto dera-se o 25 de Novembro de 1975, com  o PS e o Grupo dos 9 aliados a toda a direita, apínolista e bombista ou não, o que talvez explique porque o menino João possa impunemente bailar na Madeira, sabedor de muitas, protectoras  e "chocantes" novidades.
.
Em 25 de Novembro a restauração da "democracia" e da "pureza" do 25 de Abril  só foi possível com a instauração do Estado de Sítio  e a suspensão das liberdades. direitos e garantias  durante três dias na área da Grande Lisboa e o silenciamento dos órgão de comunicação social.
.
O 25 de  Novembro nunca foi comemorado mas na onda de mais trabalho e bolinha baixa no carneirismo que teve interregno apenas de 1974 a 1977, já patrões e plumitivos à "voz  do dono" defendem a supressão da comemoração do 25 de Abril, na sequência da decisão (de passes de coelho por lebre sócretina) de abolir os feriados do 5 de Outubro (pois a República foi na boca e na pena de alguns deles um acto de sanguinária violência) e do 1º de Dezembro (restauração da Independência) enquanto permanecem o 8 de Dezembro (dia da Consagração de Portugal a Nossa Senhora da Conceição, data com fumos religiosos mas sem santuário nem beatos) e o travestido dia da Raça, a 10 de Junho. Vivam pois Duarte Pio mais a Senhora de Herédia ?
.

Lisboa
76.01.15
MCG  
(Arte)
Eduardo Viana, 
Rapariga à janela
Querida C.


Então, como vão essas "férias"? Como a "rapariga à janela" ? Ah! Ah! Ah! Já falei com o João Lucas, que me deu alguns elementos e bibliografia; consegui comprar alguns livros. Quero ver se amanhã passo pelo Ministério para ver a biblioteca deles. Tenciono regressar a Évora no próximo sábado. 


A Teresa entregou-te os papéis das actividades de contacto? Guarda-os aí em casa. 


A criança da Filomena já nasceu? Que tal vão as tuas amizades com o Alexandre? 


Bem, por aqui me fico. Vou até casa. Saudades dos meus pais e um abraço do Zé. Beijinhos do VM



Lisboa
76.01.16
MCG  
(Arte)
Francisco Relógio, 
Homenagem a Catarina
Querida C.


Está uma manhã fria e nevoenta; autenticamente invernal. Aí por Évora também começou o mau tempo?  Na ordem do dia - pelos jornais - está a Reforma Agrária. O "pluralista e independente" LUTA é um autêntico pasquim. A "Voz do Povo", como não podia deixar de ser, ataca os cunhalistas, que na voz da UDP seriam os sabotadores. Enfim ... Muito material tenho recolhido para me esclarecer.  


Hoje à tarde haverá a primeira manifestação contra o aumento do custo de vida. Apesar do perigo do fascismo - ou por isso mesmo - o PCP (R) (UDP e ex-PUP) têm de medir forças com o ... PCP.


Mudando de assunto. Espero tenhas resolvido a contento o problema das massas - penso que não ficou aí dinheiro suficiente para as despesas, já que não gostas de ir ao Banco. E por hoje aqui me fico. Saudades de todos cá de casa. Para ti beijinhos do VM



Évora
76.05.03
MEB
CTT - Bilhete postal  1$50
Queridos Pais


Telefonei hoje ao avô Barroso mas vocês já tinham saído. A informação que a Mãe queria vem no Diário do Governo II Série nº 281 (5 DEZ 1975) página 7638 1ª coluna. A colocação é desde 01 SET 1975 e o despacho de 16 OUT do mesmo ano. Sobre os estágios, na Escola Industrial informaram-me que a data de abertura não foi ainda fixada, mas que os candidatos devem preparar a documentação: BI, Certidão de tempo e qualidade de serviço, certidão de habilitações e Requerimento solicitando admissão a estágio. Um abraço    VM



---
77.05.05
MCG  
(cena)
Casal contemplando recém-nascido
[acréscimo a postal do Zé Manel Gato]
Querida C.


Chegou hoje este postal do Zé Manel. Já vieram as fotografias; no fim-de-semana mandamo-las para Santo Amador ou para o monte. São 13h30m; está calor. Daqui a pouco "entro" ao serviço. Daqui a dois dias é menos uma semana de aulas. Um abraço e saudades do VM

Não te esqueças de trazer terra para o "jardim".


NOVO INTERMEZZO -  Para além da modificação dos programas de ensino, a dupla Soares & Cardia escamoteou os dados que permitiriam a recondução dos professores de Introdução à Politica mas facultou os mesmos aos do quadro, de tal maneira que pelo menos na Escola Industrial e Comercial de Évora os profes foram substituídos por outros a maioria dos quais abertamente contra aquilo que poderíamos chamar o "espírito" do 25 de Abril. Para muitos de nós começou pois a saga dos mini-concursos, apanhando com restos de horários esfarrapados.


Setúbal
78.01.11
NSF
CTT - Bilhete postal 2$00
Cá arranjei um quarto (só quarto) em Setúbal, para os lados do Hospital. Fica um pouco longe da Escola, mas há transportes regulares e relativamente frequentes, que passam mesmo ao pé da EICS [Escola Industrial e Comercial de Setúbal]. Praticamente ainda não tive uma única aula, umas porque são uns pavilhões, que não estão construídos, outros, ou não apareceram os alunos ou só um ou dois. Aborrece-me o ofício de professor e ainda mais nestas condições, andando por aí o dia inteiro ou enfiado no quarto, sabendo que em Julho levo um pontapé e recomeça tudo. Enfim ... Abraços do VM



Évora
78.01.31
MCG
CTT - Bilhete postal - 3$00
Olá, C.


Enquanto não começa a reunião geral de professores escrevo-te umas linhas. O concurso já abriu, pelo prazo de quinze dias. Tenho as listas das escolas, mas não há nenhuma do concelho de Évora. Como há tempo, no fim-de-semana falaremos. Diz-me se precisas de algum "certificado de tempo de serviço ou equiparado". Comprei também os 2 ex. do "Botão de Rosa" (100 paus) e os impressos para o concurso. A sala vai-se enchendo lentamente mas nada que se pareça com os 200 profes. da Escola. 5ª feira é o dia da paralisação dos professores.


A Susana, vai bem? Saudades e abraços do VM



Évora
78.06.27
MCG
CTT - Bilhete postal - 3$00
Querida C.


A Susana está para ali amuada, pois quer ir para casa da Isabel, nossa vizinha. Daqui a pouco vou até Setúbal. O mecânico não se comprometeu com a entrega do carro [Renault 4] esta semana, pelo que não valerá a pena vires buscá-lo. Esqueceste-te de deixar os documentos do carro. Já está a pagamento o imposto de circulação. Diz o Artur  [Guerra] que termina este mês, mas só com os documentos do carro pode ser comprado. Tens de ver isso aí nas Finanças.
.
Tenho de ver se o meu pai pode ir comigo a Sines por causa do trabalho deste mês.  Ainda não fiz contas com o Artur. Se for a Sines este fim-de-semana não virei a casa, salvo se conseguir ir antes. De qualquer modo tenho exames 2ª feira próxima. Não consigo encontrar o meu fato de banho. Por aqui me fico.

Saudades e abraços do VM



Évora
78.06.29
MCG
CCT - Bilhete postal - 3$00
Querida C.


Vou hoje, após o almoço, até ao Barreiro. Amanhã de manhã passo pelo INE. Ainda não sei quando irei a Sines, nem se poderei ir a casa este fim-de-semana, pois 2ª de manhã tenho exames. Não te esqueças de comprar o selo para o carro (tens de levar os documentos deste). Deves entregá-lo ao Artur [Guerra] bem como os documentos, sem os quais o carro não deve circular, sob risco de multa.

Um abraço á rua Mãe. Para ti beijos e abraços do VM (também para a Susana)


comboio do Barreiro / Setúbal 
80.05.14
Pais
CTT - Bilhete postal - 5$00
Como vão essa saúde e esses passeios? Nós por cá vamos indo. Recebemos hoje um postal da Mãe. A Caixa já concedeu o empréstimo; qualquer dia devemos assinar o contrato-promessa de compra e venda. Este fim-de-semana vamos a Évora. Ainda não decidimos se iremos na 6ª feira 16, ou no dia seguinte. Não querem lá ir? Regressaremos na 2ª feira seguinte.


Por hoje é tudo.

Cumprimentos da D.Maria. Beijinhos da Susana. Saudações e abraços da Celeste e do VM



INTERMEZZO - Em 1981/82 atingi o ponto da saturação sem retorno como professor, disposto a deixar de sê-lo e a sobreviver de biscates.

Mas ... tendo concorrido a um lugar de Chefe do Serviço de Pessoal no Município do Barreiro, fui seleccionado e em 1 de Março de 1981 abandonei o ensino sem qualquer pena e sem olhar para trás,  iniciando uma psicologicamente gratificante carreira como gestor e técnico de recursos humanos, interrompida pelas opções que fiz em 1986, após a vitória do PS na Câmara de Setúbal, seguida duma onda de saneamentos políticos com cheiro fascizante, e também por ter decidido  acompanhar de perto o crescimento dos meus filhos após o divórcio  que entretanto ocorrera

 A vitória do PS na Câmara de Setúbal não só acarretou o saneamento da quase totalidade dos comunistas como levou à marginalização de todos os trabalhadores, mesmo do PSD [parceiro da coligação] que com aqueles mantivessem relações. Dizia o Engº Cascais do PSD – “Os gajos não querem que eu fale com os comunistas mas porque deixarei de fazê-lo se eles sempre me trataram bem ?” No contexto de então, a sanha persecutória com humilhação da maioria dos comunistas que lhes faziam frente era apanágio delirante dos militantes e vereadores do PS.

Fui o único Responsável por Serviço na CMS cujos trabalhadores, maioritariamente do PS/PSD, apesar do ambiente de histeria socialista, por sua iniciativa apresentaram o seu protesto contra o meu afastamento, fundamentando a sua posição, em abaixo-assinado dirigido ao Presidente da Câmara, que se recusou a aceitá-lo.


Depois de casa roubada, trancas à porta e os trabalhadores socialistas diziam-me "Enquanto o doutor lá esteve defendia os interesses dos comunistas e os nossos, estes nem os nossos defendem"


Vila Nova de Mil Fontes
84.08.18
SNS (Susana)
V.N. Milfontes, 

Querida S. 

Estamos acampados neste parque; a vila fica na foz do Rio Mira e tem praias de rio e de mar, uma destas com grandes cavernas (furnas). Hoje não fomos à praia, ficamos no pinhal. Há sempre gente a entrar e a sair, muitas tendas e poeiredo. Algumas tendas têm quartos, salas e despensa; outras, como a nossa, só albergam duas pessoas que não podem andar em pé lá dentro. São tendas mesmo só para dormir [canadianas]. Está fresquinho aqui no pinhal; daqui a pouco vamos até à "cidade".

Saudades à Lili. Para ti beijinhos do VM e da C.


Vila Nova de Mil Fontes
84.08.18
RNS (Susana/Rui)
V.N. Milfontes


Querido R.


Como vai o Rui Pedro? Tens ido passear e brincado muito? Estás contente? Nós andamos a viajar "em trabalho" e com algumas "reuniões", mas para a semana já estamos em Setúbal para passear contigo. A avó e o avô estão bons? E o tio Zé Luís?

Para todos e para o Rui Pedro um beijinho do VM e outro da Celeste



Lagos (Praia da Luz)
86.08.20
MCG
(desenho)
Ramo de flores 


Querida C.


Daqui do Parque de Campismo de Valverde, em Lagos, mando-te um aceno de amizade no dia 21 de Agosto, 11º aniversário do nosso casamento, um período de tempo que, para mim, teve muitos momentos de alegria, de encanto e de amizade, que não esquecerei, que espero consigamos fazer prevalecer sobre todos os outros, como grata recordação, já que doutro modo não foi possível.  


Tal como esperava o Algarve não tem nada de especial - já fomos de Faro a Vila do Bispo - e as praias são frias. 


Dá por mim beijinhos ao Rui e á Susana. Para ti um abraço amigo e a amizade do  VM



Lagos (Praia da Luz)
86.08.21
MCG
Lagos

Olá, Celeste 


Como vais? E os miúdos? Está um dia de calor, que só arrefece á noite. 


Escrevi-te ontem um postal para receberes hoje, que mandei para o 7º andar. [do Largo Alberto Mendes Fialho] Parece-me que o Algarve se assemelha ao sul do Alentejo (o Manuel [Salazar]) diz que é a Trás-os-Montes), quer nos campos, quer no estilo de algumas ruas e casas. Mas, por enquanto, Vila Nova de Mil Fontes ainda vai à frente nas minhas preferências. O Rui e a Susana como vão? Dá-lhes um beijinho e para ti um abraço do  VM



Lagos (Praia da Luz)
86.08.21
SRN (Susana/Rui)
Praia da Luz (Algarve)


O rádio aqui em Lagos transmite música rock. Esta Praia [da Luz] fica a 2 km do Parque de Campismo e tem muitas vivendas bonitas, a maioria das quais só estão habitadas no Verão. A água é fria como a da Figueirinha [em Setúbal] e não tem ondas nem sabe a sal como a de V.Nova de Milfontes. O Parque de Campismo é muito grande e é divertido ir-se lavar a loiça ou a roupa nas instalações colectivas, embora as pessoas não falem umas com as outras. O Parque tem um supermercado, cabeleireiro,  restaurante, "boite", piscina, parque infantil (com um carro de bombeiros) e, imaginem, uma geladaria com sorvetes de 3 qualidades !!! O Pedro [Salazar] trouxe um computador e passa muito tempo a jogar ou á bola, quando não "papa" as telenovelas todas. Se vocês tivessem vindo haviam de ter gostado. Assim ... fica para a próxima. 


Têm-se divertido muito? E zangado um com o outro?


Por aqui me fico. Dêem cumprimentos meus á vossa avó Conceição e um abraço á Celeste. Para vós muitos beijinhos do VM



Setúbal
87.08.05
SNS (Susana)
(humorístico) Série Mary May, nº 190) - menino com ramo de flores


Está tanto calor que até parecem secas as flores que te mando por este menino, com um beijinho de parabéns, esperando que tenhas um bom dia com os teus amigos!


Já foste acampar? Como vão os teus amores com o Rui: sempre á chapada e ao pontapé?


Tenho cá a prenda do teu aniversário, da Maria Luísa. Depois ta darei. Se quiserem e puderem vir passar o sábado comigo, telefonem-me. Se eu não estiver na Câmara deixem recado à Ana Paula ou á Rita.

Um abraço á Celeste. Para ti e Rui um beijinho do VM



Aljezur
87.08.18
MEB
Porto Covo

Como vão essa saúde e disposição? Viemos a Aljezur fazer compras ao mercado. Á tarde vamos para a praia. Ainda não sei quando regressaremos a Setúbal. Depois digo. Estamos acampados no Parque de Campismo de Vale da Telha, perto de Aljezur. Abraços para a Lili, pai e para ti.  VM



Setúbal
87.09.01
SRN (Susana/Rui)
Setúbal, Palácio da Comenda

Antão, como vai essa praia? Afinal o tempo melhorou, salvo o nevoeiro matinal. 


Já tenho as fotografias do campismo. Comecei hoje a trabalhar, mas não há muito para fazer. Ali na tabacaria não havia postais bonitos; este foi o melhor que encontrei. Envio-vos um postal da avó Mila. 


Penso que a Susana terá levado por engano os meus postais de V.Nova de Milfontes e Odemira. Se assim for, que mos traga no fim-de-semana, bem como os recibos do livros escolares para entregar na Câmara.

Saudações á Celeste e beijinhos para vós. VM



Beja
88.08.03
SRN (Susana/Rui)
Beja, Ermida de Sto.André

Estou em Beja, na casa da Cultura. Está uma tarde de verão, apesar do inverno não ter ainda acabado. Ontem à noite andei a passear pelas ruas da cidade, que me pareceu mais bonita na parte velha, fazendo-me lembrar Faro. Logo à noite vamos jantar a uma cooperativa em Pias.


Encontrei a vossa prima Milinha que vos manda beijinhos, bem como o vosso primo João Manuel e o tio Janica, que estavam a arrumar o talho.


Esta Ermida [de Santo André] não é tão bonita como a de S.Brás, em Évora,  mas é mais um postal para a colecção da Susana.

Beijinhos do VM  



Paço de Arcos
88.08.15
MMA
Algarve, Praia da Luz

Cada vez mais as casas vão substituindo os campos, daqui até Porto Salvo. Aqui o vento uiva ou silva; às vezes, como esta madrugada, parece a chuva miudinha, como esta noite de mau dormir !


Daqui a pouco vou com as criancinhas para Setúbal; na próxima segunda feira entra de férias. 


Vim carregado com os álbuns de fotografias desde 75, para identificar ou escolher as que darei ao Rui e à Susana  para os álbuns deles. Foi uma empreitada para esta linda 2ª feira de Agosto. 


Misturado com algumas fotografias repetidas encontrei este postal, de quando há dois anos fui acampar com amigos meus [o Manuel Salazar e família] para Lagos, e uma foto tua, que te ofereço. És das minhas amigas aquela de quem eu mais gosto ou com quem prefiro estar ou encontrar-me, mas és também a mais "complicada". Olha, dou-te um beijinho e como não posso estar contigo deixo-te alguns textos do Rui e da Susana. Ontem fiquei contente por estares contente; espero contudo que hoje já não estejas com a "neura" !


Um abraço e amizade do VM



Setúbal
93.08.05
SNS
(humorístico)
(Giordano) - gato em dia de festa


Olá, Susana


Então, como correu essa praia? Muito queimada pelos raios ultravioletas? A máquina [fotográfica] ainda existe? 


Por cá vamos andando. Depois duns dias muito quentes, pelos quais não dou por causa do ar condicionado no emprego, veio um dia frio e agora seguiram-se uns dias "trovadorescos". 


Bem, fico-me por aqui, com um beijinho de parabéns pelo teu último ano como adolescente, embora TEENAGER! Não te esqueças das moedas.  

XX   VM


Beijinhos de parabéns da avó Mila e do avô.



Mindelo
94.08.23
MFP
Humorístico
(Giordano)


Olá, F
Finalmente hoje á tarde fui dar um passeio turístico, aqui pelos arredores, de estradas estreitinhas, com muros de pedra e latadas, ou campos verdejantes. Tirei algumas fotografias para a colecção. Nada mais tenho programado a não ser irmos a Braga, na próxima 6ª feira, e ao Porto um dia destes. Os dias melhoraram, estão mais quentes, mas não me apetece ir á praia. Fora isso vou ás compras e passeio-me por Vila do Conde e Póvoa de Varzim. 


Bem, tenho de ficar por aqui, que o barulho é muito, com o Rui a ouvir TV enquanto a Susana e a minha Mãe falam comigo enquanto escrevo.
Beijos do VM



Mindelo
94.08.24
MFP
Vila do Conde,
Mosteiro de Santa Clara, fonte no Claustro
Olá, F.


Então, como vai essa disposição? Então com uns dias de sol e céu azul andas com a torneira das lágrimas em rios caudalosos? Vamos lá a pôr um sorrisinho aberto e primaveril, valeu?!


Gosto muito deste postal, embora nunca tenha estado no claustro do afamado Convento de Sta.Clara.


A ida ao Porto ficou adiada para amanhã, pelo que daqui a pouco vamos até á Póvoa ao cinema.


Suponho que os arcos que se vêm para lá da fonte são um dos ramais terminais do chamado Aqueduto de Santa Clara, que outrora transportava água para Vila do Conde e constitui um dos seus "ex-libris".  

Por aqui me fico, com um abraço e ternurinhas  VM



Alcochete
96.02.14
MFP
Humor (Golfinho emergindo com nadador na ponta do nariz, nadando em seco)
CMO - Aquário Vasco da Gama


Preso na saia
"fugindo" da praia
... ai golfinho malandro
que roubou meu escafandro
e me deixou ... arfando!

Kiss, Kiss  VM


Setúbal
96.12.20
MFP
Humor
(Signos - Virgem)

VIRGEM, Será mesmo verdade?! É, não ... já foi?

Fátima
Uma virgem "salerosa"
miúda airosa
um cravo numa rosa
Quem diria, saborosa!      

VM



Setúbal
96.12.25
MFP
Humor (ratinha vendo-se ao espelho)


Espelho meu, diz-me quem é a mais bonita.



VM



Setúbal
96.12.25
MFP
Humor (Signos  - Virgem)


Para quem sendo, já deixou de ser! Ai, as "maldades" da serpente!  

VM



Lisboa
97.02.14
MFP
Humor (Golfinho tartaruga e peixes na crista da onda) CMO 
Aquário Vasco da Gama

No dia do namorado
Por ela mal amado
Eu, bem prendado,
Com beijo arrebitado

VM  (em casa do camarada Gilberto Florindo de Oliveira)



Lisboa
97.09.18
MFP
Humor (Signos - Virgem)


Salvé 
Doce virgem
Sem miragem
Nesta margem
Vive a "malandragem"
Do cavaleiro sem pagem.  

VM









*****
.




















Sem comentários: