Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Victor Nogueira - Reflexões Políticas


  • Mas já me esquecera que em 26/27 de Abril de 1974 eu escrevera isto à minha namorada : "Vejo hoje no Instituto o dr. Amílcar Mesquita, o Rola, o director do Instituto [Pe. António Silva, sj ] e outros professores. Sobe por mim a contrariedade que me despertam: o arrivismo, a cretinice, o autoritarismo, a desumanidade dum país de que a escola é o reflexo pela política dos jesuítas. Sobe por mim o desejo de gritar NÃO a tudo isto que profundamente abomino e que tão dolorosamente suportei durante estes seis anos de luta para não me deixar negar..

    Quem tem o poder económico - esse é que conta - quer lá saber de quem trabalha ou é grande. E mesmo os grandes comem-se e esfolam-se uns aos outros. Estou-me nas tintas para todos estes governantes pindéricos de falsas lantejioulas. Eles são descartáveis pelos poderosos. Isto que se passa neste momento em todo o mundo capitalista, sobretudo a partir da implosão do bloco socialista, é a negação completa do que aprendi como estudante da economia capitalista ou como gestor de recursos humanos. É capitalismo sem máscara, pk pensa que já não precisa de almofadas para conter a explosão social e a revolta da humanidade. O século XXI representa muitos passos atrás na história da humanidade. Facilmente se transforrmou o sec XXI em ... XIX

    Sabes, o povo teve o poder na mão em 1974/75, mas aspirou a ser "patrão" e foi na conversa e no engodo do PS e desde então alternadamente entre o PS e o PSD com a muleta do CDS qd é preciso. Todos eles defendiam o socialismo mas depois de ganhas as eleições o Soares confessou na sua alentada entrevista em 3 volumes que defendiam o socialismo pk doutro modo não teriam votos. E esse farsante do Otelo que enganou muita gente disse mais tarde que votara em Eanes e não nele próprio - candidato a Presidente da República - pk a democracia estava consolidada. Qual democracia? Votos perdidoss os que nele cairam !

    No dia 25 de Novembro de 1975 o povo perdeu a batalha. Salvou-se graças a Costa Gomes a Constituição de 1976 que PS/PSD e CDS procuraram evitar que fosse promulgada. Mesmo com todas as amputações em revisões constitucionais ela ainda tem muito de progressista. Mas é um trapo para Sócrates, Passos de Coelho, Cavaco...

    Cada dia é mais um passo para a derrota, para a escravidão. Mas as pessoas têm medo. Era mais fácil mobilizar antes do 25 de abril do que agora, em que tudo é pantanoso, nublado. Agora em que depois dos anos de "cada um por si " do cavaco se perdeu a solidariedade, a ideia de que só unidos lá vamos. É difícil ser revolucionário qd se gerem as autarquias e os sindicatos interiorizando os esquemas de pensamento e de actuação daqueles - a burguesia - que se combatem ou é suposto combaterem todos. A luta de classes atravessa tb o PCP e os sindicatos e a CGTP.

    Eu sinto apenas a voz que ouço, a mão na pele, o olhar que vejo, as palvras concretizadas em actos no quotidiano. Não levo as minhas doenças a sério. Rio-me delas. Fui eu que noutra vez consolei o médico subitamente transtornado pelo estado de anemia que me descobriu admirando-se então de eu ainda estar vivo. Á morte ninguém escapa e não vale a pena pensar nisso!


    se quiseres, ler
    Cartas de Soror Maria Madalena ao Conde Niño
    por Victor Nogueira a Terça-feira, 3 de Julho de 2012 às 23:52 ·

    aqui

    Gosto · · Não seguir publicação · Partilhar
     · 

Sem comentários: