Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

sábado, 18 de agosto de 2012

letras perdidas por Victor Nogueira


a Sexta-feira, 17 de Agosto de 2012 às 17:10 ·



* Victor Nogueira

  • Hoje esteve um dia bonito e fresco, durante o qual estiveste muitas vezes no meu pensamento. O vento ligeiro agita as antenas de TV no telhado, enquanto andorinhas chilreiam e cruzam o céu azul. É já ao entardecer. (1974.07.14)
  • Passa da meia noite: o tic-tac do relógio enche o quarto. Os sacos estão arrumados e o quarto também. A mesa, essa ainda não. Arranjo um espaço à minha frente. Estou triste e cansado. Desta vida de estudante, o que mais me custa é a partida para férias. Ou porque as férias não têm sentido – a seguir há os exames e a preocupação deles – ou porque [sem ti, ausente] não têm qualquer significado. Bah! isto são balelas.
  • Não me apetece escrever-te. Mais correctamente – hoje não tem qualquer sentido escrever-te. Telefonei-te apenas porque tu esperavas o meu telefonema. Que não me apetecia fazer. Depois, não sei falar ao telefone, porque basta um nada para que as minhas palavras endureçam e a minha voz se torne agreste. Para além disso a porta da cozinha estava aberta e tu numa cabine telefónica, mal nos ouvindo um ao outro. Eu, o homem que se quer tolerante e compreensivo, atento aos outros, alguma vez serei isso? Tenho em mim esta austeridade do rigor …
  • Para além disso o tempo dum homem é também para o amor e ternura e estes têm estado ausentes. Enfim... 
  • (Sabes, é bom também sentir-se o corpo duma mulher junto a nós, porque o amor e a ternura não são só palavras, muito menos apenas escritas, mas também a possibilidade de se manifestarem nos gestos.) . (...) (1974.06.10) .
  • Mas nada disto interessa. Uma presença, um gesto, um sorriso, valem mais que mil palavras. Por isso te deixo.
  • Conheces o Eugénio de Andrade ? Embora seja o poeta do amor que se perdeu ou não foi alcançado, é menos trágico, mais límpido, mais cheio de luminosidade, do que Florbela Vejo-te melhor retratada ou reflectida no Eugénio do que na Florbela 
  •  ‎"Tinha uma carta já escrita, fluente na minha mente. Chegou a hora de escrevê‑la e ela ruiu, as palavras escorregaram por entre os dedos, em todas as direcções, e no papel nada fica senão uma pasta informe"
  •   ‎"O "teu" Eugénio de Andrade tem poemas belos mas o António Reis, para mim, não lhe deve nada, embora seja um poeta algo desenganado: a vida que ele reflecte é um rosto sereno com rugas ao canto dos olhos sorridentes; às vezes duma bondade repousante, outras reflectindo um certo cansaço, um certo desengano. Existe amor - em certa medida tal como o entendes - na simplicidade dos seus "Poemas Quotidianos". Por isso gosto deles."  
  • ‎"Disse-te um dia destes que relera com emoção um poeta que é o Eugénio de Andrade , de quem talvez tenha noutro tempo transcrito para ti alguns poemas. Dou comigo a relê-lo com uma certa tristeza. Porque afinal muitos dos poemas do Eugénio de Andrade expressam não a plenitude da alegria do amor alcançado mas a nostalgia do que se perdeu ou não alcançou."  

  • Hoje, tal como na manhã do dia em que partiste, o tempo está cinzento, quente, abafado, triste, cobrindo-me o corpo de gotículas de suor incómodas e peganhentas, devido à elevada humidade relativa. Irei tomar banho mas de pouco servirá, pois breve regressará esta indisposição devida ao tempo. Sinto a tua ausência e o teu silêncio. Continuarão ou não?
  • Depois de um sábado triste, cinzento e para esquecer, apesar de me paecer que estamos cada vez mais distantes um do outro, uma peça musical suave e levemente melancólica, numa madrugada dum domingo que será igual aos dias da semana que terminou.
  • Hoje o domingo está de neblina, às oito da matina e o sol ainda não conseguiu rompê-la. Acordei dos meus son(h)os agitados e cansado, agora com pessoas conhecidas, buscando coisas que nos sonhos perdi e não encontro ou em situações em que não encontro a saída. Ontem sonhei contigo por duas vezes mas esqueço logo a "história".
  •  Ontem pela 2ª vez- a 2ª pessoa - implicaram comigo. A 1ª já a conhecia há muitos anos, há mais de 20, pessoalmente. Mas esta nada me diz, é casada com um amigo meu, que estimo, mas não nos conhecemos pessoalmente e aparece-me ela quase diariamente no chat do inFaceLock, lisonjeando-me e esperando que lhe diga sempre que sim e lhe afague o ego. E pk o não faço nem posso ou deva fazê-lo  do modo que ela insistentemente quer ou espera, disparata !
  • Não sei se regressarás hoje e se o teu silêncio e ausência continuarão, O sol ainda não rompeu a neblina mas o dia está a ficar luminoso e brilhante, ameaçando ser de muito calor.
  • Afinal o dia esteve soalheiro. De repente penso em nós e a magia desapareceu. Se a farás ressuscitar ou não, não sei ! Podes escrever-me ou falar à vontade, se assim o quiseres. Mas se sempre formos viajar, tens de aprender a dar injecções, que desde ontem que me começou a doer uma vértebra lombar e tive de pedir a uma amiga minha enfermeira que me viesse dar a 1ª de 3 injecções de voltaren, pois se não mal posso andar e conduzir nem pensar LOL Ai, que não me posso rir ! 
  • Deixo-te um pedaço dum livro de Saint-Éxupery. O Principezinho como obra literária parece-me fraquinho, mas tem pedaços duma enorme beleza humana e poética, como este  .  http://aoescorrerdapena.blogspot.com/2007/07/o-principezinho-captulo-xxi-e-foi-ento.html
  • "O silêncio é de ouro e tem a dimensão do universo, a palavra é de prata, a solidariedade de platina e a amizade uma esmeralda diamantífera ! O gesto e a palavra certos não têm equivalente !"
  • Fiquei contente ao ver-te e eu era como a brisa ao sabor do teu olhar. Mas tu partiste repentinamente e uma noite plúmbea e um véu de silêncio desceram novamente sobre mim, cobrindo--me não de poalha dourada mas dum pó cinzento que esfarela a vida e os ossos. Tantas perguntas sem resposta ! Sobre ti,  sobre nós, sobre a vida que fazes renascer em mim ! Que sou eu de facto para ti ? De Montalegre partirás para Coimbra, de Coimbra para Veneza, de Veneza para outro local qualquer !
  • Tenho saudades tuas, mas para ti sou aoenas uma pessoa enquanto que para mim tu és a Pessoa. Eu sou "um" e tu és "A". Estou cheio de sono mas tenho de ir para Lisboa (Paço de Arcos) - não me apetece mesmo nada conduzir Apetecia-me ir para muito longe, sem me preocupar nem com os pais nem com os filhos. Toda a vida tentei ser livre e agora estou enleado numa teia de compromissos e preocupações familiares.  
  • o    DISTRACÇÃO.
  • Procuro-te
  • levando-me-te
  • como quem nas mãos leva
  • um sopro de fragilidade
  • que tu
  • em gesto ou palavra dispersas.
  • Caindo na seriedade
  • o sorriso
  • apagado..
  • Setúbal . 1989.Setembro  
  • Está uma manhã de sol, linda, brilhante, cálida. Enviei-te uma foto ao nascer do sol mas a memória do telemóvel está cheia. Beijos com sabor a sal, sol e maresia !
  • escrito  hoje: "Eu quero tudo (entenda-se, no ser e não no ter) ou um pouco mais se puder ser. Pk apesar de tudo, das mágoas, das desilusões, no fundo de mim amo a liberdade, minha e de outrem, e acredito que o sonho comanda a vida, apesar dos pesadelos que frequentemente a ensombram e a enegrecem.
  • Nem sequer sabia que existias qd publiquei este vídeo e no entanto, ao revê-lo hoje, parece uma previsão deste nosso fim de semana: a beira-mar, a praia, a ternura e carinho entre nós, o pôr do sol, a mocinha dos cabelos da cor do trigo em flor, o bailar de alegria ... Gosto tanto de ti que me apetece chorar, não sei bem porquê e os meus olhos ficam orvalhados de lágrimas brilhantes, cintilantes ... Será isto um esboço imperfeito, prestes a nascer, dum poema para ti, ao fim de tantos anos de silêncio ?! 
  • Chorar pode ser de alegria, de tristeza de raiva, de emoção ...  E chorar pode ser tb um modo de lavar as tristezas, as angústias ...   de abrir caminho ao renascer da vida, da felicidade, da paz ... da alegria da ternura e de manifestá-la sem receio.
  • Não quero prender alguém. Não quero ser prisioneiro de quem quer que seja, Quero que me não cortem as asas e quero que outrem tenha tb asas para voar, mesmo que o seu voo para longe de mim seja um punhal cravado no meu peito. Mas o amoramizade é uma planta frágil e delicada !
  • eu qd estou triste gostava de estar contigo, com as pessoas que amo. E são tão poucas !
  • coleciono memórias. procucro estar com as poucas pessoas que me acalmam
  • nao sabemos ainda as palavras certas para falarmos um com o outro. Para que haja pontes mas não punhais
  • eu tb nunca consegui aprender. Nem nadar nem dançar. Toda a família é dançarina e eu um homem da beira-mar. As minhas danças são virtuais. Ah! também gostaria de esculpir e de compor música, mas nunca me abalancei. Fico pela fotografia e pela escrita de alíneas e parágrafos inequívocos, matemáticos, de encadeamento lógico, ou pela escrita poética 
  • O que me arrepia é a frialdade das praias portuguesas. Só gosto de V N de Milfontes e do Algarve de Tavira para leste. Habituado às de Luanda ... Mas aqui mergulho depois duma preparação psicológica: "Victor, ou és um homem ou és um bicho" e pimba, lá mergulho no gelo 
  • Eu sinto apenas a voz que ouço, a mão na pele, o olhar que vejo, as palavras concretizadas em actos no quotidiano. Não levo as minhas doenças a sério. Rio-me delas. Fui eu que noutra vez consolei o médico subitamente transtornado pelo estado de anemia que me descobriu admirando-se então de eu ainda estar vivo. Á morte ninguém escapa e não vale a pena pensar nisso !


    • Helena Pratas Tão lindoooooooooooooooooooooooooo!!
      17/8 às 17:16 ·  · 1

    • Francisco Santos Excelente como sempre Victor.....
      17/8 às 17:19 ·  · 1

    • Maria Lisete Almeida Muito muito belo, de uma sensibilidade e realismo extremos. Adorei a partilha! Bem haja Victor Nogueira!
      17/8 às 17:38 ·  · 1

    • Maria Amélia Martins tudo isto está muito bem e é bonito, mas é passado. E o presente? e o sol de hoje? e o amor e a vida agora?
      17/8 às 17:42 ·  · 1

    • Manela Pinto 
      pergunto novamente - para quando o livro? ( Chorar pode ser de alegria, de tristeza de raiva, de emoção ... E chorar pode ser tb um modo de lavar as tristezas, as angústias ... de abrir caminho ao renascer da vida, da felicidade, da paz 
      ... da alegria da ternura e de manifestá-la sem receio.) ( Não quero prender alguém. Não quero ser prisioneiro de quem quer que seja, Quero que me não cortem as asas e quero que outrem tenha tb asas para voar, mesmo que o seu voo para longe de mim seja um punhal cravado no meu peito. Mas o amoramizade é uma planta frágil e delicada !) obg pela partilha, adorei
      17/8 às 18:13 ·  · 1

    • Ana Ferreira Maravlhoso!!
      17/8 às 18:20 · 

    • Maria Jorgete Teixeira Gosto de te ler neste registo intimista, onde os tempos se confundem (passado/ presente), pois apenas alguns estão situados...nada mais é preciso dizer...♥
      17/8 às 18:26 ·  · 1

    • Fernanda Manangao Excelente ,gosto desta mistura dos tempos,parabéns
      17/8 às 18:49 · 

    • Maria Célia Correia Coelho Gosto dos seus textos, pela poesia, pela realidade que parecem ter, pelo carinho e inseguranças, pelo muito que descrevem da natureza humana!! Obrig. pela partilha.
      17/8 às 21:59 ·  · 1

    • Deolinda Figueiredo Mesquita Extremamente belo. Adoro. Obrigada Victor:)
      17/8 às 22:20 ·  · 1

    • Thatalyscal Scaldelai Muito lindo!!!Obrigada! =))
      18/8 às 5:46 · 

    • Margarida Piloto Garcia 
      Esta tua escrita hoje, de tão intimista e sofrida, deixou-me marcas. Tento aprofundá-la mas é como mergulhar num oceano do qual não sei o fim.O passado confunde-se com o presente e agudiza mais esta sensação quase dolorosa que soubeste tran
      smitir. Vou arrastar este sentir hoje, eu sei. Mas o dia está aí brilhando e há que seguir em frente porque a liberdade só existe dentro de nós. De contrário, já somos prisioneiros antes de nascer. Vive este dia intensamente e brinda-nos com de novo com algo assim, capaz de ir até ao nosso âmago.
      18/8 às 11:29 ·  · 1

    • Luisa Neves A sensibilidade marca a tua escrita. Gostei imenso. Obrigada pela partilha. Bom fim de semana. :))
      18/8 às 13:33 ·  · 1
.



    • Varela José Inácio Belo!!!!Bem escrito ao teu magnifico jeito a que já nos habituaste...só não gosto desse estado cinzento que quase sempre deixas transparecer do teu interior...ânimo e um abraço forte amigo Victor Nogueira....
      18/8 às 2:52 ·  · 1
  • .


    Pessoas que gostam disto
    .
    .Pessoas que gostam disto

    Sem comentários: