Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

quarta-feira, 11 de junho de 2014

alcácer do sal - casas típicas do rio sado



foto victor nogueira - alcácer do sal - casas típicas do rio sado para jusante 11/6
  • Judite Faquinha Obrigada camarada Victor, gostei, tipimicamente ALENTEJANO, Alcácer do sal. bjocas 
  • Elsa Vicente Excelente fotografia
  • Nascimento Maria Não conheço esta casa como sendo tipicamente Alentejana de maneira nenhuma!!! Quem o diz não conhece o Alentejo Peço desculpa não concordo
  • Victor Nogueira Nascimento Maria Estas casas eram casas típicas do Rio Sado que nasce no Alentejo e desagua na península de setúbal. Existem nos arredores do Alcácer do Sal e no estuário do Rio Sado, neste preservadas pela Reserva Natural do Estuário do Sado. Aliás outrora o Sado eranavegável até Alcácer como o Guadiana o era até Mértola.

    Sendo menos conhedcidas, não são menos alentejanas que as de pedra e cal nas aldeias e montes do alentejo. Embora de pau a pique e telhados de colmo em zonas arenosas, que outrora estiveram cobertas pelas águas do mar, elas estão caiadas de branco, como se vê na foto.
  • Nascimento Maria Eu nao conheço tudo de Alcacer mas passo muita vez por lá pouco ou nada tenho visto estas casas não digo que não algumas mas tipico do alentejo ? vão visitar as aldeias ppara conhecerem melhor para não errarem tanto
  • Victor Nogueira Nascimento Maria Eu conheço todo o Alentejo, desde a margem esquerda do rio guadiana ao oceano e desde o rio Tejo à serra algarvia. Aliás, percorri e conheço Portugal de lés a lés, com excepção dos Açores. O que eu disse é que são casas típicas do rio sado e como tal típicas duma zona do alentejo. 

    Portanto garanto que eu não errei e que a Maria do Nascimento não conhece tudo LOL
    11/6 às 19:48 · Editado · Gosto · 2
  • Menina nascimento Maria o Alentejo não é só Beja
  • Nascimento Maria Pois não!! ser Custódio no Alentejo á muitas aldeias e se o sr tiver acesso á minha pagina vê as casas tipicas do alentejo não tem nada aver com as casas dos pescadores do rio Sado
  • Manda-me o teo Email
  • Milu Vizinho Obrigada camarada Victor, gostei
  • António Barrenho Lindas  Abraço Victor 
  • Clara Roque Esteves Não conhecia. Agradeço também esta dica. Beijinhos.
  • Isa Alçada Lindas fotos , beijos
  • Maria Lisete Almeida Grata Amigo Victor Nogueira. Penso que estas casa predominavam na zona zona de Montalvo, onde havia uma herdade enorme e hoje existe um codomínio privado ... Bem haja. Abraço.
  • Uma zona de fixação de africanos para a faina do arroz. Além das palhotas, ainda há muita gente com traços mestiços.
  • Victor Nogueira Jose Sa Na zona de Alcácer do Sal mas tb por todo o alentejo houve "colónias" africanas e os seus traços são visíveis nos descnedentes "brancos", no cabelo em carapinha, nos lábios, nos malares ... 

    Seraim estas casas como a da foto reminiscências das cubatas e das sanzalas? Em Setúbal, no casal das figueiras, havia casas similares

    Setúbal - Casal das Figueiras - No âmbito do planeamento Urbanístico e coordenan... Ver mais
    •  
    • Jose Eliseu Pinto Verdade, Jose Sa. Até paludismo havia, à conta dos mosquitos dos arrozais. Por cá, tomou o nome de sezões.
      Entretanto, a nossa amiga Maria do Nascimento não se conforma com a diversidade do casario tradicional alentejano que, naturalmente, resulta da p
      rópria diversidade do Alentejo, da sua paisagem, da sua cultura, da inevitabilidade geográfica que determina o interior, o litoral, o alto, o baixo, a agricultura, a pesca. Nada de invulgar, afinal, para uma região que ocupa um terço do território nacional.
    • Arminda Griff Lembra as sanzalas /Angola!
  • Sem comentários: