Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

segunda-feira, 15 de agosto de 2016

António Maria Eusébio,“o Calafate”


foto victor nogueira - Setúbal - Parque do Bonfim  - Monumento a António Maria Eusébio, “o Calafate” (1819 - 1911), apelido por causa da sua profissão. Poeta analfabeto era também conhecido como “o cantador de Setúbal” Aos 84 anos de idade a para angariar sustento publicou os seus versos em folhetos vendidos com muito êxito em festividades populares de Setúbal e Palmela. Em 1968 foi inaugurado este monumento,  que é da autoria do escultor Castro Lobo, em bronze e mármore branco.

Na Câmara Municipal de Setúbal conheci três poetas populares - o João "Calceteiro", que devido à idade e questões de saúde passou a contínuo, o Palma. alentejano e que era "guarda" no edifício do Urbanismo, e o Matos, um poeta repentista.

O Senhor Palma, sempre mas naturalmente cerimonioso e de fino trato, deu-me a ler os seus cadernos de poesia, manuscritos num apurada caligrafia "contabilista", como a do meu avô materno. (francesa ou inglesa), mas nunca me deixou fotocopiá-los. Neles contava a história da sua vida e deixava-me "deliciosos" bilhetes na minha secretária, do estilo "Senhor Dr. A Senhora sua mãe telefonou mas não é nada de cuidado,Telefonou apenas para saber como está."

O Senhor João Mendes "Calceteiro" também era um homem delicado de maneiras, com livros publicados, alguns dos quais me autografou, tendo feito poemas a mim e à minha filha Susana. 

Do Senhor Matos que desconheço se tinha obra publicada, lembro os almoços de confraternização de trabalhadores que abrilhantava com a sua poesia repentista, de que fui alvo uma ou duas vezes mas que não teve troco .por falta de pedalada minha. Como aliás me sucedera já nos anos 70 num convívio da malta do isese no castelo do Alvito.

Em Agosto de 1989 escrevi uma "homérica" obra retratando em quadras todos os meus e minhas colegas do Urbanismo, intitulada 

O JARDIM DAS ESTRELAS
NO CAMINHO DOS ASTROS
DHU RETRATOS
SORRISO NAS TrELAS


que abria com esta "homenagem"

João Matos Palma na calçada
São bem três exemplos de notar
Na Câmara sem qualquer laçada
Sabidos poeta popular


De Calafate ficam dois poemas em

poesia de António Maria Eusébio, o Calafate



Gosto
12 comentários
Comentários
Maria Lisete Almeida Grata Amigo Victor Nogueira pela partilha de mais um dos seus "escritos" que muito aprecio. Abraço.
Não gostoResponder117 h

Maria Miranda Amigo Victor eu gosto daquilo que publica e mais uma vez gostei. Tem uma fonte de sabedoria consigo. Obrigada por ser meu Amigo beijinhos Boa Semana Boa Noite 
Não gostoResponder115 h

Judite Faquinha Meu querido camarada amigo Victor, teu agradeço esta... belíssima história dos poeta populares de Setúbal...belos poemas que partilhei dois...amei...beijokinhas amigo !!!
Não gostoResponder114 h

Paula Brito Ler-te, querido amigo, é sempre aprender, deliciando-me simultaneamente no fino recorte da tua pena. Beijo grande!  xx
Não gostoResponder114 h

Isabel Reis Gostei!
Não gostoResponder114 h


O Sr. Palma trabalhou no Edificio Sado, onde trabalhei muitos anos e era duma delicadeza sem igual e a caligrafia linda, ainda guardo bilhetes onde escrevia recados para mim, penso muito nele e tenho pena de não ter o contacto dele, é uma pessoa que deixa a todos muito boas recordações e admiração pela sua educação, Sr

Não gostoResponder113 h

Victor Barroso Nogueira Olá,Otília Rodrigues Vieira fico contente por "revê-la" 
GostoResponder13 hEditado


Agora é que reparei eu não sou Otilia Ribeiro Silva, e sim como já viu Otilia Vieira, penso que já reparou, e não sei se me confundiu com outra Otilia, mas como me conhece cá está o esclarecimento, bjs

GostoResponder13 h

Victor Barroso Nogueira Claro que me lembro bem de si. Fomos colegas durante muitos anos Foi um lapso do inFaceLock. que rectifiquei
GostoResponder13 h


Sim fomos colegas muitos anos, e ficam sempre boas recordações e amizades, talvez um dia ainda vamos beber um café por aí, bjs

Não gostoResponder112 h

Victor Barroso Nogueira Combinado, qd voltar do Norte 
GostoResponder12 h

Olá como está? Só agora vi que era o Dr. Vitor Nogueira, nunca mais soube nada de si, está tudo bem?

Não gostoResponder113 h

Victor Barroso Nogueira Sim, a caminho dos 90 LOL Bjo  Mas agora sou apenas .... Victor 
GostoResponder13 hEditado


Sim estamos todos , alguns chegam outros não, bjs e saúde

Não gostoResponder113 h
Delmira Bravo Gostei muito,obrigada. Beijinhod
Não gostoResponder113 h

Victor Barroso Nogueira Ah ! Nos tais retratos do Departamento de Habitação e Urbanismo há uma outra quadra onde falo do sr. Palma 


0 senhor Jacinto e o senhor Palma

São os guardas cá desta nossa casa
Para à noite estar tudo na boa calma
E a malta ir sem ser receosa

GostoResponder10 hEditado

Não gostoResponder13 h

Graca Maria Antunes Muito interessante! Gostei de ler. Obrigada, Victor.
Não gostoResponder12 h

Conxa Armengol · Amigo/a de Maria Mamede

Muy hermoso he interesante Maria un fuerte abrazo, tu siempre amiga
Ver Tradução

Sem comentários: