


Andou a Igreja Católica atemorizando com o 3º Segredo de Fátima, talvez prenúncio do Apocalipse, para depois o mesmo Papa o centrar em si mesmo como água chilra.
Perdidos naquelas ásperas e desoladas serranias, embrutecidos e analfabetos, não conhecendo do Mundo senão o escasso território de alguns quilómetros em redor, sabiam lá os "pastorinhos" que havia um País chamado Rússia, semi-feudal, governado por um Czar tirânico e devoto duma "falsa" religião, a cristã do rito ortodoxo. (4) A grande preocupação era o fim da Guerra, a I Grande, com o regresso de dezenas de milhares de camponeses analfabetos perdidos ou mortos lá longe, nas lamacentas trincheiras em França, como em Portugal de lés a lés atestam as lápides com os filhos da terra la longe falecidos. As preces pela "conversão" da Rússia revolucionária, bolchevique e ateia - cuja Revolução ainda não ocorrera no intervalo das chamadas "Aparições" - são uma "construção" mistificatória e manipulatória articulada com a aliança entre Salazar e Cerejeira, em benefício do Capital e contra os Trabalhadores..
(1) De Fátima recordava-me do chão enlameado e da Capela das Aparições.A Basílica é bonita. Vi também os moinhos de vento, mas só de longe. (NSF - 1963.09.04)
Falando como o senhor de La Palisse diremos que de Lisboa ao Porto podemos ir utilizando variadíssimos meios de transporte: barco, avião, comboio, automóvel...

Duas rotundas amplas cada uma com enormes conjuntos escultóricos sobre os pastorinhos. Não fui ao santuário e não sei se ainda restam as pequenas casas brancas vendendo inúmeros adereços religiosos que a minha memória guarda.(1998.09.11)

Sem comentários:
Enviar um comentário