Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

terça-feira, 15 de maio de 2018

BdC e as Leonardices

Bem vindos ao manicômio!!!
Estou aqui num cafezinho à espera da minha neta que está na ginástica e numa mesa lá ao fundo grande discussão sobre o Jesus mais o Bruno de Carvalho e mais umas agressões ao Jesus ( não sei se o vão crucificar) e cada um opina gritando mais que o outro!! Estou aqui num canto a desenhar este grupelho para os Urbans Sketcher! Isto tem matéria para um estudo sociológico ! 
Agora meus amigos, podem dar me um Briefing não muito exaustivo (que eu também não aguento), sobre o que se está a passar para eu me situar, ok?!!
Porque é que o Bruno suspendeu o Jesus, porque é que o Jesus foi agredido?!
Sem outro assunto
Cordialmente 
CB
***


* Victor Nogueira


O BdC há tempos veio para as redes sociais criticar o plantel a seguir a um mau resultado em vez de fazê-lo nos balneários ou no campo de treinos ou numa sala do clube, Os jogadores não gostaram, creio que fizeram um abaixo-assinado criticando publicamente o Presidente da Paróquia, este não gostou e comunicou para logo a seguir descomunicar a suspensão e processos disciplinares aos jogadores nas vésperas de outro jogo importante, O treinador solidarizou-se com os jogadores e o BdC considerou isso uma deslealdade e agora parece que quer correr com o Jesus, se é que este já não se demitiu. O que BdC a meu ver prova é que nem percebe de gestão de recursos humanos nem tem estaleca para ser Presidente e Chefão dos lagartos 




Entretanto hoje dezenas de adeptos invadiram o campo de treinos do Sporting agredindo o treinador e os jogadores.



Este é o resumo da novela estilo reality-show, Carlos, para a qual as parangonas on line dos jornais ditos de referência,

Carlos Barradas Obrigado pá! Fiquei mais ou menos esclarecido!! Já se percebeu que o tal BdC é um desastrado!!!


*****

2. -  Esta notícia é exemplar de quão tenebrosas são as teias das "famiglie" e dos "chefões" no futebol profi$$iona£. E a ser assim o BdC, o homem não tem estaleca para gestor de recursos humanos e nem para "apanha-bolas" teria gabarito. Para lá disso, é o espelho do mercado capitalista, puro e duro, e do patrão estilo "quero. posso e mando, pois sou o reizinho da paróquia"..
***


3. - Eu "portista" me assumo, embora não alinhe em futebóis, muito menos o "profissional", um mundo que me não parece recomendável a gente de bem e que move enormes interesse financeiros a várias escalas, desde a paróquia até ao internacional.


Parece-me que o BdC passou a ser um activo tóxico para os lagartos, mas isso é problema dos sócios se é que a maioria comparece às Assembleias Gerais e nelas participa. 



Mas é óbvio que não podem ficar todas as equipas em 1º lugar e pelo que leio de relance na imprensa on line é que o Sporting a par de derrotas também tem tido vitórias e que o treinador e o plantel até têm tido vitórias apesar do mau ambiente entre o Presidenta da Paróquia, a equipa técnica o plantel.



E o Sporting deve comparecer à final, que eventualmente poderia ser adiada, conforme sugere o Eduardo Martins. Agora não comparecer é dar azo a que de futuro de verifiquem situações semelhantes - num mundo já de si tenebroso - para se alcançarem vitórias de secretaria. Não comparecer é defraudar o espírito desportivo, embora este há muito tenha sido arredado das competições, mais uma "religião" como ópio do Povo que ainda não existia no tempo de Marx,  Não comparecer descredibiliza o faltoso, sujeito a sanções disciplinares e a mais prejuízos financeiros.



Quanto ao plantel dos "grandes", são "profissionais" que têm, eles sim, ordenados milionários, que poucos questionam, e não são propriamente criancinhas imberbes e temerosas para se esquivarem aos "riscos" da profissão. A motivação dos "jogadores", no mercado do futebol é a de serem "profissionais", é justificarem os ordenados fabulosos que auferem. Os polícias que vão garantir a segurança e a maioria esmagadora dos adeptos .nem de longe nem de perto têm o nível de rendimentos do treinador e dos jogadores. Isto para não falar nas verdadeiras motivações dos Presidentes das Direcções das várias paróquias desportistas

Sem comentários: