Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

terça-feira, 5 de abril de 2022

Textos em abril 02 e 04

* Victor Nogueira


2022 04 04 - COM O PRELÚDIO COVIDESCO, CAMINHAMOS A PASSOS LARGOS PARA UMA AMPLA DEMOCRACIA, COM infinit@$ £ib€rd@d€$, ESTILO IV REICH, NA PERSEGUIÇÃO AOS "heréticos" E AOS "dissidentes", conjuntamente com o APAGAMENTO OU RE-ESCRITA DA história?!


2022 04 04 - Num mundo de amplas liberdades, este é um artigo exemplar do modo como se noticia e opina, distorcendo e manipulando.
.
A propaganda, essa é feita exclusivamente pelos outros, mera contra-informação, incluindo os que questionam a verdade que nos querem vender os isentos órgãos de comunicação social,  como aqueles que são financiados e propriedade de beneméritos capitalistas, multimilionários altruístas.
.
Os outros, os que não são financiados pelas sempre generosas e altruístas privadas ou por tenebrosos oligarcas, esses são "controlados" pelo Estado todo-poderoso. 
.
Na realidade, uns e outros, na comunicação social (pre)dominante,  defendendo e protegendo os interesses dos respectivos oligarcas/multimilionários, todos da mesma cepa e farinha, buscando os lucros, maximizados ao extremo - do negócio e do investimento, embora frequentemente em feroz e mortífera competição entre si.
.
A Federação Russa, liberal ultra-capitalista, e os EUA, liberal ultra-capitalista, são o espelho um do outro, mas Rosa quer fazer-nos crer que crimes de guerra, violação de direitos da humanidade, massacres, genocídios, seriam procedimentos que estão exclusivamente na massa do sangue e que são exclusivos da Federação Russa, essa tenebrosa herdeira da "comunista" URSS e do autocrático Império Russo.
.
Os EUA, a EU e a NATO ou a Ucrânia? Estes  não fazem contra-informação ou propaganda, são impolutos campeões da tolerância, do livre-pensamento e do livre-arbítrio, baluartes das amplas liberdades "demoniocratas", estrénuos defensores dos direitos humanos e da Paz entre os Povos, glória Deus nas alturas! 
É esclarecedor o modo como Rosa termina a sua pretensamente isenta e longa peça jornalística: 
.
CITO: 
«O pluralismo também nasce das diferentes visões dos próprios órgãos de comunicação social. Por exemplo, os jornais devem refletir as diferentes correntes de pensamento da sociedade, tentando respeitar a proporcionalidade de cada uma delas. E é da visão do grupo dessas diferentes correntes que o público forma a sua opinião.
.
Resumindo e concluindo: Alexandre Guerreiro tem direito à sua liberdade de expressão mas caberá à SIC Notícias avaliar o momento em que a sua presença em antena ameaça a credibilidade da própria estação." (FIM DE CITAÇÃO)
.
Segundo a rósea visão, a  "comunicação social" escrita e televisiva "noticia" de modo  a "refletir as diferentes correntes de pensamento da sociedade, TENTANDO respeitar a proporcionalidade de cada uma delas.", isto é, filtrando, dando maior ou menor visibilidade a umas e omitindo outras, deste modo condicionando a percepção da realidade. 

Mas ...

SE AS VOZES DISSONANTES  SÃO SILENCIADAS, diabolizadas, digam elas o que disserem, então há um condicionamento na formação das diferentes correntes de pensamento e percepções da realidade, deste modo distorcendo a respectiva representatividade, num círculo cada vez mais vicioso. Quem filtra? Como filtra? Porque filtra? O que filtra?  Com que objectivos filtra? 
.
Assim nasce e se implanta a inquestionável "verdade" difundida pelos Rosas, Carvalhos, Bárbaras, Helenas, Tavares,  Monteiros, Raposos e tutti quanti, meros assalariados na imprensa do chamado Mundo Livre, onde são em cada momento esmagadoramente maioritários, afinados pelo mesmo diapasão no livre condicionamento e formatação da opinião pública. 

Como convém aos beneméritos financiadores e proprietários da generalidade da comunicação social escrita e televisiva no chamado Mu(n)do Livre, livre de amplas liberdades!    


2022 04 02 - O que colapsou foram os países do bloco Socialista, não o marxismo como instrumento de análise e de acção.

2012 04 02 - O capitalismo sempre foi genocida, autofágico e predador. Agora fez regressar à Europa o genocídio dela erradicado no séc XX, mas que sempre mantivera no resto do mundo por ele esmifra.

Sem comentários: