Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

domingo, 10 de abril de 2022

Textos em Abril 10

 * Victor Nogueira


2022 04 10 - Marcelo de Sousa, que jurou cumprir e fazer cumprir a Constituição de Abril, pretende na molhada e na enxurrada "homenagear" quem desde sempre esteve e conspirou activamente contra a "revolução do poder na rua", como a maioria dos oficiais-generais da Junta de Salvação Nacional, incluindo Spínola", aspirante a caudilho na "evolução na continuidade", encenada com Marcelo Caetano na farsa da rendição deste ao General  Spínola, no Quartel General da GNR, no Carmo, cercado pelos capitães de abril e pela populaça. 

Na referida Junta de Salvação Nacional, com as suas posições,  apenas o General Costa Gomes e o Vice-Almirante Rosa Coutinho se demarcaram das manobras contra-revolucionárias de Spínola e seus apoiantes.


2014 04 10 - Ernie Pike é o personagem duma banda desenhada, da autoria de Héctor Germán Oesterheld, cujo primeiro desenhador foi Hugo Pratt.  Oesterheld  foi executado em 1977 em plena ditadura fascista argentina, por causa duma sua obra sobre Che Guevara,  considerada como a mais bela história escrita sobre o revolucionário e guerrilheiro da Revolução Cubana, também ele assassinado pelas mesmas forças fascistas, estas bolivianas.

Ernie Pike não é um  “herói” mas sim um perdedor, correspondente de guerra designadamente na Coreia e no Vietname, tendo como inspiração um repórter real, correspondente de guerra, Ernie (Ernest) Pyle. morto no Japão em 1945

Ernie Pike é um narrador de histórias, não baseadas em batalhas reais ou feitos militares do ponto de vista oficial, mas em soldados anónimos, cujas  tragédias têm origem em mal-entendidos ou desencontros,  histórias sem “heróis” nem “bons” e “maus”; são  personagens que enlouquecem, que matam amigos por engano ou por terem acreditado erradamente que haviam sido por eles traídos, que procuram ser assassinados para evitar uma morte horrível, ou que são forçados a matar os camaradas mortalmente feridos e que não podem ser deixados para trás  ou cujo sofrimento procuram abreviar.

2013  04 10 Fui bloqueado pelo Facebook qd partilhava este post, pois estaria a ser abusivo com tantas "partilhas". Quem me terá denunciado ? Olhem, durante 14 dias estarão em descanso, livres de mim e das minhas partilhas, pk assim foi decidido, apesar do meu subsequente  protesto escrito. Quem quiser que me venha visitar e se quiser, re-publique no seu próprio mural LOL

Aguardam-se cenas dos próximos episódios

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=4994610468424&set=a.1124829846327.2019339.1394553665&type=1&theater


Sem comentários: