Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

quarta-feira, 27 de abril de 2022

Textos em abril 27

 * Victor Nogueira


2022 04 27 No início do século XVIII o Tratado de Methuen condicionou  o desenvolvimento do capitalismo português, transformando crescentemente Portugal num protectorado do Reino Unido, cujos pontos altos foram o Ultimatum e a "secreta" partilha do Império Colonial Português entre a Grã-Bretanha e a Alemanha, malograda pela I Guerra Mundial.

No término da II Guerra Mundial a generalidade dos países europeus (incluindo Portugal), por via do Plano Marshall, tornaram-se dependentes e crescentemente vassalos dos EUA, que ao seu "quintal" na América Latina juntaram o quintal europeu.

Hoje o Estado Português é vassalo dos EUA  e da Ucrânia, cuja embaixadora em Lisboa, impunemente, participa em manifestações contra o PCP, em que há manifestantes que transportam a bandeira nazi, e, em 25 de Abril, desfila numa manifestação da chamada Iniciativa Liberal, pejada de bandeiras e das cores ucranianas, mas não colorida por cravos vermelhos. como os que empunhavam os que se manifestavam na Avenida da Liberdade.

É certo e seguro que ao longo dos séculos embaixadores e diplomatas de outros países têm interferido em Portugal, condicionando a política deste. Mas nunca tão despudoradamente como o faz a embaixada da Ucrânia. Por muito menos que isso outros embaixadores e diplomatas teriam sido expulsos e declarados "persona non grata"?! 

Bastava que os governantes portugueses não estivessem sob humilhante e degradante protectorado ! ?

2022 04 27 - O facebook faz uma censura "cega", que por vezes é (ainda) possível contornar. O facebook coloca blogs e sites no index, impedindo partilha de publicações destes, mesmo que esses sejam retirados de blogs e sites que não estão na sua lista negra.

Outro procedimento, que se iniciou com a pandemia de covid 19, prossegue agora com a Ucrânia, colocando "avisos" ou diminuindo a visibilidade do que alegadamente infringe os "padrões da comunidade".

2022 04 27 - Esta gente acha natural que a Federação Russa esteja cercada por bases militares da NATO / Ucrânia, "defensivas", dizem eles.

Depois da provocação da Ucrânia, a provocação de adesão á NATO das "neutrais" Finlândia e Suécia. 

Mas gritariam se a Federação Russa instalasse bases militares no Panamá, na Colômbia, no méxico, nas caraíbas....

Eles ignoram que o "Ocidente" (Alemanha e França) nada fizeram durante 8 anos para garantir que a Ucrânia cumprisse os acordos de Minsk por esta também subscritos, não obstante os reiterados pedidos da Federação Russa.

Eles apoiam cegamente as sanções económicas decretadas pela chamada União Europeia contra a Federação Russa desde a entrada da Federação Russa na Ucrânia, 

Sanções com o objectivo de vergar e destruir a Rússia, como estado independente, sanções acompanhadas por actos de banditsmo económico-financeiro, como a exclusão da Rússia do sistema swift, a anulação das dívidas do "ocidente" e o "roubo" das reservas de ouro e depósitos bancários russos nos bancos ocidentais.

Eles, alheios ao interesses dos povos da Europa, decretam sanções e embargos, quais baratas tontas nas mãos dos Ucrânia / NATO, e depois, quando a Federação Russa responde impondo diferentes condições para continuar a fornecer gás e petróleo e outras matérias primas essenciais, imprescindíveis, ao desenvolvimento da actividade económica dos europeus, - á borla, queriam eles  - berram e gritam  ..... "chantagem"!

Sem comentários: