Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

sábado, 1 de julho de 2023

Textos em julho 01

 * Victor Nogueira

2023 07 01 -Este edifício é completamente dissonante com a envolvente, a do Bairro Salgado, pela especulação urbanística cada vez mais descaracterizado, onde persistem alguns edifícios Arte Nova, uns, "Português Suave", outros.

O bairro, de malha ortogonal, foi construído no início do século XX pelos patrões setubalenses da indústria conserveira. O desgracioso mastodonte da foto foi implantado nos terrenos devolutos duma antiga fábrica conserveira, que visitei quando ainda laborava.

Foi a última ou uma das últimas a encerrar, sendo a única parcialmente mecanizada, não exclusivamente baseada na sobreexploração da força de trabalho, maioritariamente feminina, sem direitos nem regras, a que o 25 de Abril pretendeu pôr termo.

Diz a publicidade, seguramente direccionada para “novos-ricos”, que o empreendimento denominado 'Arca de Noé' foi concebido para tirar o máximo partido da luz natural, Luxo e Charme, com portas blindadas, blábláblá, constituído por apartamentos T2 desde - 350.000 € e T3 desde - 410.000 €.

As razões que levaram à aprovação pela Câmara Municipal de Setúbal deste atentado ao bom gosto e à memória local e da urbe seria um enredo digno dum seriado da Netflix?

VER   a Vila Luz, no Bairro Salgado, e a fábrica conserveira



1 de julho de 2014
 
Conteúdo partilhado com: Público
Público
contos do pêésse pêéssedê cêdêésse
Estando os barões instalados ou a fazerem pela vida, atiram-se agora certos pê-ésses e pêpêdês e seus "regimentos" aos jotas que teriam tomado conta do aparelho e assim se defenderiam do "desemprego" para que seriam atirados caso os adversários internos e denunciantes do "aparelhismo" vencessem as disputas intestinais. Esses "inimigos" internos nunca teriam trabalhado na vida e fora do aparelho "morreriam", ao contrário dos "impolutos" candidatos a Pais da Democracia ou e Salvadores da Pátria.
Mas ... Costa Rio Cisco Assis e tutti quanti, que sendo políticos profissionais, vivem na Lua? Não são homens e mulheres dos respectivos aparelhos partidários que os têm apoiado nas sucessivas e diversificadas disputas e campanhas eleitorais? Um putativo Secretário-Geral do aparelho partidário vai substitui-lo para nele colocar gente da sua estrita confiança pessoal e para apoio dos seus projectos político-pessoais? Puros projectos de poder pessoal e de grupo com candidaturas a 1º Ministro em primárias abertas a amigos e inimigos?

2012 07 01  Foto Victor Nogueira - árvores como se fora um vitral


Natércia Pinto

Com esta imagem ainda inspiras o Antero para o próximo quadro!

11 ano(s)

Deolinda F. Mesquita

Lindo!!!!

11 ano(s)

Yolanda Botelho

belo

11 ano(s)

Manuela Vieira da Silva

Foto fabulosa. Além de poeta/escrito tb. um grande fotógrafo.Boa noite.🙂

11 ano(s)

Maria Célia Correia Coelho

Está uma beleza!

11 ano(s)

Margarida Piloto Garcia

Belíssimo.

11 ano(s)

Isabel Maria

participas em exposições ou concursos?acho que com esta chamavas um prémio...lol

11 ano(s)

Belaminda Silva

Que foto espetacular amigo, digna de um belíssimo quadro. Beijinhos:))

11 ano(s)

Thatalyscal Scaldelai

Muito linda! 😊

11 ano(s)

Lia Tonicher

As fotos antigas têm outra atmosfera que eu prefiro.

5 ano(s)


2012 07 01

Lassos
como roupa
no chão....... em rodilha
…............... Rugas
(imperceptíveis)
….................nos olhos
um leve sorriso:
olá amiga!
.
um erguer pela gola
um desalento
um sorriso brando
.
na serenidadde do entardecer
uma enorme interrogação
a luz do candeeiro
o pó dos caminhos
.
nos lábios
um leve sorriso
(imperceptíveis)
…......................ao canto dos olhos
rugas
..........................na alma
um enorme cansaço

.1972.Março.04 – Évora 


Maria Fernanda Monteiro

Eu tambem não consegui!!! diria que parece uma receita médica lol está ligado á associação de estudantes ,o resto nao consigo decifrar lol

11 ano(s)

Victor Barroso Nogueira

ts ts Nandinha Monteiro e Bárbara Santos Está lá a descodificação LOL

11 ano(s)

Maria Fernanda Monteiro

lolll

Ver tradução11 ano(s)

Victor Barroso Nogueira

texto Victor Nogueira

Lassos… Ver mais

11 ano(s)

Maria Fernanda Monteiro

Assim sim!! e gostei . Beijinhos

11 ano(s)

Maria Lisete Almeida

Lindo ... Consegui decifrar tudo à excepção de 2 ou 3 palavras. Mas o sentido assim fica muito mais completo! Obrigada pela partilha Amigo!

11 ano(s)

Victor Barroso Nogueira

LOL Namdinha Nandinha Monteiro e Bárbara Santos Os "meus" vereadores no Barreiro e em Setúbal recusavam-se a ler informações e pareceres meus manuscritos, dizendo que os entregasse dactilografados que para isso tinha eu secretária pessoal e exclusiva. E uma delas até decifrava as minhas notas apressadas que passados dias eu já não conseguia decifrar. Mas há quem tenha letra muito pior que a minha 😛

11 ano(s)

Maria Lisete Almeida

Isso aconteceu há muitos anos com uma pessoa a quem eu dava apoio...

11 ano(s)

Victor Barroso Nogueira

PS - Na altura não havia computadores pessoais, que a partir daí passei a escrevê-los directamente prescindindo de fazê-las sofrer ou ao pessoal da secretaria do urbanismo

11 ano(s)

Maria Fernanda Monteiro

Ainda bem que surgiram as novas tecnologias lol

11 ano(s)

Victor Barroso Nogueira

Pois, mas agora não se guardam as várias versões da obra literária pelo que se não pode estudar o processo criativo do autor, LOL Nandinha Monteiro

11 ano(s)

Maria Fernanda Monteiro

Verdade. Victor Nogueira

11 ano(s)

Deolinda F. Mesquita

Entendi o texto que é bonito. Gosto muito de textos manuscritos. Obrigada Victor.

11 ano(s)

Isabel Maria

tanta emenda !!!este estava díficil....

11 ano(s)

Victor Barroso Nogueira

Menina Isabel Reis Há poemas que me saiem logo à 1ª, outros vão sendo alterados até me agradar a versão final, outros ficam esquecidos a um canto até que um dia consigo terminá-los. Mas agora com os computadores é uma limpeza - nada fica do processo criativo LOL

11 ano(s)

Isabel Maria

...por isso ainda bem que guardas-te esta e outras pérolas preciosas

11 ano(s)

Margarida Piloto Garcia

Sempre foste poeta, é a minha opinião e não vou dizer mais nada, vou apenas fazer "enter" antes que aconteça como ontem e o comentário se perca na "cloud".:-))

11 ano(s)

Victor Barroso Nogueira

E eu, Margarida Piloto Garcia pensando que sempre fora um matemático e cientista desviado do seu camnho LOL

11 ano(s)

Ana Albuquerque

Sem qualquer dificuldade ou interrogações, decifrei as palavras e, no meu sorriso, a brandura de quem quer um abraço na serenidade do entardecer…

11 ano(s)

Victor Barroso Nogueira

Ana Albuquerque aqui te retribuo o abraço, embora a virtualidade só nos dê a imaginação ou a memória mas não o sentir, sempre único e diferente, da realidade 🙂

11 ano(s)

Ana Albuquerque

É só preciso sentir como quem vê. Porque na realidade há quem olhe, não veja, não repare e não sinta...

11 ano(s)

Odete Maria Botelho

Alma de poeta sem dúvida.."Nos lábios um enorme sorriso..é só sentir e deixar o meu abraço sincero..Beijo enorme Victor!!!

11 ano(s)

Yolanda Botelho

Lindo.....

11 ano(s)

Yolanda Botelho

Lindo.....

11 ano(s)

Francisco Santos

De facto o manuscrito está mesmo difícil de decifrar....eu tenho o mesmo problema, hás vezes também escrevo e depois levo tempo para o decifrar !!!, mas no tempo em que o escreveste , com a censura até dava jeito, Um abraço Victor.

11 ano(s)

Manuela Vieira da Silva

Poema profundo, muito bonito. Tinha ma letra bonita, na minha opinião. Obrigada.🙂

11 ano(s)

Belaminda Silva

Um belo rascunho que guarda um lindo poema.

Beijinhos:))

11 ano(s)


Sem comentários: