Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

sábado, 10 de junho de 2023

Textos em junho 10

 * Victor Nogueira

2023 06 10  Cum caraças! Hoje, ao abrir o Chrome, dou com um doodle que me parece ter tudo a ver com azulejaria e uma canga ou bengaleiro! Tiro-me de cudados, clico na imagem e, no monitor, esvoaçam miríades de "papelinhos" amarelos e vermelhos. Fico esclarecido!

Já foi o dia da Raça! Agora, é o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. É o 10 de Junho, já não com os inenarráveis discursos de Américo Thomaz, Almirante, Venerando Chefe de Estado e Supremo Magistrado da Naçóm, mas com mais uma das homílias dum seu homólogo e sucessor, o Senhor Professor Doutor Marcelo, II, o Comentador e Encomendador Mor do Reyno.

2023 06 10  A FLORESTA DE ENGANOS, A GALINAGEM, AS POEDEIRAS, AS ReAÇÕES, A MATILHA E OS "PAPARAZZI" INVESTINDO COMO CÃES ESFAIMADOS ÀS CANELAS DE GALAMBA! 

Hoje foi o 10 de Junho, antigo Dia da Raça transformado em Dia  de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

Marcelo homiliou. Com as habituais farpas e recados. O seu discurso não foi apenas isso, disse algumas coisas dignas de menção e análise. Mas nada disso interessa. 

A reacção servida pelo mass media   ficou-se pela floresta de enganos e pelas ramadas envilecidas. Ração logo sofregamente abocanhada pelos mesmos do costume, pelas  direitas ansiosas por se ajoujarem sofregamente debaixo da árvore  das patacas, sob o guarda-sol do PR, o Encomendador de Almas e Comentador-Mor do Reyno

Os papparzi filaram Galamba. Pouco lhes interessavam as inaugurações do Governo, trabalho que Galamba queria fosse realçado. Em vão! 

O osso eram as ramadas secas de Marcelo II, PR, para que sobre a insídia Galamba se pronunciasse,  se iria demitir-se,  se mentira na CPI dos  TAP e destape, pela direita transformada em palco de números chungas e de baixo gabarito, para encobrir as malfeitorias perpetradas pelo trio do PS/PSD/CDS, acolitados pelo Chega de Ventura e o Rocha os iéles.

Já vai faltando a pachorra para ouvir as farpas de Marcelo II, PR; para assistir aos noticiários da RTP3, para ler as gordas da imprensa on line  e muito menos para "ouvier"  os infectos caneiros das privadas.

Na bancada, assistindo ao modesto desfile militar, sem Leopards, mas com quatro Fiats esvaçando pelos ares, apenas Marcelo parecia sorrir, com o seu tique de esticar o pescoço e o queixo. No Governo, tudo, minha gente, estava de monco caído e cara patibular, com especial destaque para o esgalgado Cravinho, sem cravo vermelho ao peito.


2023 06 10  OS RAMOS MORTOS na poedeira da comunicação súcial, afinada em uníssono pelo mesmo diapasão, na central de contra-informação de notícias enchoiriçadas!

OPINIÃO - A estúpida, ignorante e perigosa perseguição à cultura russa, por José Pacheco Pereira – Público 10 de Junho de 2023

2023 06 10  No tempo do fascismo em Portugal era exigida em muitas situações uma declaração escrita, sob compromisso de honra, de “integração na ordem social estabelecida, com activo repúdio do comunismo e outras ideias subversivas.” A longa e descabida introdução de JPP insere-se num quadro mental e político similar, para lá das aparências de “liberdade & democracia”. Não é a primeira vez que JPP faz lenga-lenga similar.

A talhe de foice, pode referir-se também Daniel de Oliveira, que por vezes nos seus artigos a despropósito esclarece que nos verdes anos esteve na JCP, mas que desde há muito nada o liga ao PCP.

JPP não é ignorante, JPP não é falho de inteligência. JPP afirma-se como historiador. Para manifestar a sua discordância pelo “cancelamento” dum docente nas Universidade de Coimbra, perpetrado pelo seu “Magnífico Reitor”, não precisaria daquela longa declaração, enviesada, sobre Putin, sobre relações internacionais e sobre segurança colectiva.

Ou talvez o docente saneado não seja mais que um fait-divers, o pretexto para que publicamente, JPP mostre e declare a sua fidelidade aos valores “democráticos” da belicista USA/NATO/aiUÉ, que tal como foi instalando mísseis nas fronteiras da Federação Russa, já estende o Atlântico Norte pelo Atlântico Sul e pelos Oceanos Indico e Pacífico, de Leste a Oeste, de fio a pavio.

O cerne do falacioso e tendencioso artigo de JPP, em meu entender, está nestes dois nacos da sua prosa:

~~~~~~oo0oo~~~~~~

Toda a gente sabe que não tenho a mínima transigência face à responsabilidade criminosa de Putin e da Federação Russa na invasão da Ucrânia. Nenhuma, bem pelo contrário: desejo que a Rússia seja derrotada e que pague um preço pela invasão, pela tentativa de anexação de territórios de um outro país, pelos crimes de guerra cometidos, pelos ataques indiscriminados a civis, pela destruição de infra-estruturas ucranianas, pelas ameaças nucleares, pelo reforço da ditadura na Rússia, pelas perseguições a dissidentes e mesmo, ironia das ironias, pelo efeito de militarização do mundo em resultado do expansionismo e imperialismo russo. Não é lista pequena, pois não?

(…)

Não preciso mesmo, porque a guerra do lado ucraniano tem uma legitimação na invasão e todos os que desejam a paz sem aspas sabem que a Ucrânia não pode perder esta guerra, sob pena de o benefício do infractor ser muito perigoso para a segurança mundial e, claro, uma enorme injustiça aos ucranianos.

~~~~~~oo0oo~~~~~~

JPP inicia a sua lenga-lenga com esta afirmação: “O caso mais absurdo desta fronda anti-russa, (…) foi o afastamento do professor da Universidade de Coimbra Vladimir Pliassov

Permito-me discordar. O caso mais grave é que a coberto da “liberdade & democracia”, personagens como o Falcão e JPP avalizem o ressurgimento dos métodos inquisitoriais, de guerra santa e jihad, coma diabolização do outro, daquele que é diferente, que tenha outra verdade, avalizem a instauração dum estado policial e securitário, dum estado unidimensional, de pensamento não plural, mas sujeito à “Verdade” das Comissões de Policiamento e de Censura nos vários departamentos do Ministério da Verdade, Seja na Ucrânia, seja na Federação Russa, seja na USA/NATO/aiUÉ. Todos nas mãos dos oligarcas ou multimilionários, contra a Paz e Solidariedade entre os Povos e os Trabalhadores.

Voltando aos tempos de Salazar e Marcelo Caetano: «“Não se discute Deus e a sua virtude; não se discute a Pátria e a Nação; não se discute a autoridade e o seu prestígio”» (Oliveira Salazar «As grandes certezas da Revolução Nacional» - Discurso pronunciado em Braga, no 10º aniversário do 28 de Maio - «Discursos», Vol. II, págs. 128-129, 130 e 137-139) - 1936

~~~~~~oo0oo~~~~~~

2022 06 10 - Antes da implosão do bloco socialista europeu diziam que o grande sonho dos cidadãos desses países era o de usufruírem das liberdades, consubstanciadas nas delícias do capitalismo, como as calças Lewis, a Coca Cola, os menus da Mc Donald's ...

Na era de Ieltsin estas e outras empresas capitalistas invadiram a Federação Russa, onde com o saque da propriedade pública se amalgamaram grandes fortunas, enquanto a miséria grassava com a implementação das receitas neoliberais.

Hoje, os oligarcas russos compram aos oligarcas da USA, por preços estratosféricos, as sucursais norte-americanas. It's all business, money, money, money. 


2021 06 10 Foto victor nogueira - Mural (pormenor) na Rua Roberto Ivens, em Setúbal (Foto em 2019 06 10 Canon 168_06)

No Monte Belo Norte, na Rua Roberto Ivens, encontra-se este mural do Jardim de Infância A Abelhinha, em local pouco visível, cuja temática é a natureza. No cimo da escadaria existe um café, onde alguém, intrigado com o meu ofício de fotógrafo, me pergunta se é para publicar no jornal O Setubalense, elogiando a beleza do mural e a iniciativa dos moradores. Pelo Jornal do Município fico a saber que o seu autor é António Peguinho.


2020 06 10 foto victor nogueira - Caxias Farol de Santa Maria ou da Gibalta 

CAXIAS - Vila célebre pelo Forte de Caxias, prisão política no tempo do fascismo e nos tempos subsequentes ao 25 de Abril, nela está também o Hospital Prisional. Para além disso alguns edifícios de quintas, o Convento da Cartuxa e a Quinta Real de Caxias, recentemente aberta ao público. Nesta destacam-se o jardim geométrico e uma cascata sumptuosa, com estátuas carcomidas pelo tempo ( ). A quinta era lugar de recreio da família real, ao fim do dia, quando veraneava em Queluz. As casas não são sumptuosas e uma delas tem uma varanda com painel de azulejos. Até há pouco estes edifícios albergaram o Instituto de Estudos Psicotécnicos do Exército. O convento da Cartuxa tem defronte da entrada principal, junto à ribeira de Barcarena, um pequeno jardim com oliveiras aparentemente centenárias, num largo com casas com telhado de duas águas, estilo chalet. Na marginal, numa curva apertada, encontram-se o farol e o Forte de Nossa Senhora de Porto Salvo, também conhecido como Forte da Gibalta ou Forte da Ponta do Guincho (Notas de Viagens 1997)

O Farol da Gibalta, juntamente com os Faróis do Esteiro e da Mama, veio substituir os antigos Faróis, construídos originalmente entre 1878 e 1879, instalados no Alto de Caxias e Porto Côvo. No entanto, em 1952, houve um desabamento de terras e a consequente destruição da antiga estrutura. A actual construção entrou em funcionamento em 1954.


2018 06 10  Cartoon de João Abel Manta - 10 de Junho - O Dia da Raça e o fardo do Homem Branco.

 1969 . Dentro de momentos a Praça do Giraldo será cenário duma manifestação [do 10 de Junho] que pretendem grandiosa e durante a qual se enaltecerá essa gloriosa e alegremente sacrificada juventude portuguesa que em terras de África defende a herança dos seus avoengos, numa guerra santa sobre cujos fundamentos se não admitem dúvidas.

Entretanto a Universidade de Coimbra está em greve desde há largas semanas, greve de que os jornais não falam, a não ser publicando os diversos e por vezes incoerentes e inverosímeis comunicados das autoridades académicas. A música continua a ser monoral. (...)  (NSF 1969.06.10)

1973 - No Giraldo Square erguem-se bancadas e toldos, que vedavam ao trânsito automóvel a rua da Selaria (ou 5 de Outubro). O Giraldo é uma "bancadaria" para [as comemorações d]o 10 de Junho, que este ano deve ser comemorado em grande, para compensar os desastres que se vão averbando na Guiné e no Norte de Moçambique. (...) Domingo próximo, em Portugal de lés a lés, viver-se-ão jornadas de fervor patriótico! (MCG - 1973.06.07)

(...) (...) Num ápice o Arcada enche-se. Terminaram as condecorações, os toques de clarim e o desfilar das forças em parada. Já ontem se notavam muitos forasteiros que de longes terras vieram até ao povoado. (MCG - 1973.06.10)

PROCLAMAVAM ENTÃO MARCELO, AS AUTORIDADES E A PIDE: «A verdade é só uma, Rádio Moscovo não fala verdade» DÉCADAS DEPOIS E COM O BENEPLÁCITO DE MARCELO OS «MAGRIÇOS», PARTEM À CONQUISTA DE MOSCOVO !!!

2016 06 10 Foto victor nogueira - castelo de santa maria da feira (1998.09) O castelo de Santa Maria da Feira, já existia quando o conde D. Henrique recebeu o Condado Portucalense.A actual arquitectura do castelo tem origem no reinado de D. Afonso V, por volta de 1448, pela mão do primeiro conde da Feira. No início do século XVIII um incêndio devastou esta residência senhorial, dando início a um longo período de abandono. 

Classificado como Monumento Nacional, teve obras a cargo da Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, é considerado como uma das obras emblemáticas da arquitectura medieval portuguesa. VER MAIS EM Santa Maria da Feira


2015 06 10 victor nogueira, por Pepito (José Luís Virott da Costa) (Luanda 1966) "Texas" era uma das minhas alcunhas no Liceu Salvador Correia, no 6º e 7º anos (3º ciclo) , cuja razão de ser esqueci, ao contrário de outras nos 1ºs anos, como "Mosquito Eléctrico", "Pequenino" ou "King Kong", este o nome dum praticante das provas de "luta livre". que se realizavam  em Luanda. Com efeito embora a memória que tenho desses tempos seja a de ser um ser pacifista, a verdade é que o meu diário de pré adolescente regista que no Liceu andava muitas vezes à pancada. 

Embora actualmente seja capaz de rir-me a bandeiras despregadas e silenciosamente, ou de parar imediatamente o  riso,  na altura tinha dificuldade em controlá-lo. Os meus colegas, sabendo deste meu "fraco", nas aulas faziam-me rir, ficando imediatamente sérios e com ar de satinhos quando o professor se voltava para a turma e me via como o único que se ria. Daí, ou era expulso  da aula ou admoestado. E depois, pimba, à saída do Liceu lá havia pancadaria entre mim e eles.

~~~~~~oo0oo~~~~~~

2014 06 10 

aqui o paredão
ali as rochas
o iodo das águas
sem lodo
e
as velas
a dança ritimica
compassada
das ondas
marulhando
ao vento em filigrana
o teu cabelo bailando
ao fundo o bugio
e o teu sorriso planando
finas rugas no teu olhar
o mar
na praia e na rede
o mistério
e
o suave perfume
do corpo apetecido
e do sorriso
riso liberto
quem mora dentro de nós ?

Paço de Arcos 2014.06.10

2012 06 10   Foto Victor Nogueira - Cela (Coutos de Alcobaça) - pôr do sol na herdade que foi do General Humberto Delgado


Alice Coelho   Beautiful!!!! kiss

11 ano(s)

Encarnação Lazaro  Lindoooo...

11 ano(s)

De Castro Barros Orlanda

bem que as sabes preferenciar amigo.Merci,esta lindo.

11 ano(s)

Gloria Monteiro  Lindo já lá estive, aquele sítio é muito bonito...

11 ano(s)

Yolanda Botelho  Muito ,muito bonito e excelente foto.

11 ano(s)

Maria Jorgete Teixeira  outra....mui bela!

11 ano(s)

Graca Maria Ritoc Conheço bem esta herdade .....bjs Victor

11 ano(s)

Margarida Piloto Garcia    Uma espécie de sonho............

11 ano(s)

Belaminda Silva    Lindo, beleza de foto! Beijinhos♥♥♥

11 ano(s)

Manuela Vieira da Silva  Belíssima. Cores fabulosas com a luz reflectida apenas nas pequenas nuvens. Gosto.🙂

10 ano(s)

2012 06 10 Foto Victor Nogueira - Tempestade em Setúbal, vista duma das minhas varandas, no último andar duma torre no cimo duma encosta

21 comentários

Isabel Metello de Seixas Brutal...

11 ano(s)

António Carlos Coimbra Grande fotografia de Portugal. A aurora chegará.

11 ano(s)

Anne Marie bom dia ricardo ja tentei mandar paisagens para si mas nao passou

11 ano(s)

Belaminda Silva  Fantástico!Bom dia camarada! Tem um lindo dia de domingo. Beijinhos ♥ ♥

11 ano(s)

Manela Pinto  maravilhoso. simplesmente maravilhoso. victor desculpa-me mas nao tenho conseguido (brincar) comentar as tuas fotos. hoje consegui, umas vezes sim outras nim

11 ano(s)

Maria Jorgete Teixeira  espectacular, esta!:)))

11 ano(s)

Margarida Piloto Garcia Bem , um espectáculo!!!

11 ano(s)

Alice Coelho  Lindo!!! beijos

11 ano(s)

Isabel Maria  Só assisti a um espectáculo destes na serra e fascina-me ...parabéns por captares o momento

11 ano(s)

José Inácio Leão Varela Esta foi das fortes caro Victor...e apanhaste-a bem. Tudo bem? Abraço.

11 ano(s)

Carmen Dora Eusebio linda foto!!

11 ano(s)

José Eliseu Pinto Muita paciência ou longa exposição. Em qualquer caso, uma bela fotografia. Metaforicamente, só espero que desasnuvie... rapidamente.

11 ano(s)

Victor Barroso Nogueira  Longa exposição, Jose Eliseu Pinto talvez uns 5 minutos 🙂

11 ano(s)

José Eliseu Pinto  Nunca imaginaria a longa exposição como sucedâneo eficaz da paciência.

Aprender, aprender, aprender sempre.

11 ano(s)

Victor Barroso Nogueira Colocas a máquina estável no tripé ou no parapeito da varanda e depois ou com o "cabo" ficas ali pacientemente com a objectiva aberta ou programas o tempo de abertura e vais à vida LOL Pensando bem, foi há tanto tempo que me não recordo qual das metodologias utilizei LOL

11 ano(s)

Isabel Magalhães  Esta foto está fantástica.

11 ano(s)

Ana Maria Eyng A força da natureza. Que coisa grandiosa

11 ano(s)

Maria Lúcia Borrões  Espectacular!!!

Ver tradução10 ano(s)

Angélica Silva Assustadora e linda LOL

10 ano(s)

Manuela Vieira da Silva  Esta foi uma daquelas trovoadas que me fazem estremecer. Foto fabulosa e espectacular (com uma boa máquina! E o operador no sítio certo certo à hora certa). Adoro relâmpagos. Obrigada Victor Nogueira. Boa noite.🙂

10 ano(s)

Sem comentários: