Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

terça-feira, 25 de junho de 2024

Gomes Cravinho admite que Portugal pode deter Putin

 * Victor Nogueira

 20 de março de 2023  · 

Estes governantes estão a sofrer de stress post-covidesco ou são efeitos secundários das "vácinas" inoculadas à voz de Comando do Senhor Almirante Gouveia e Melo?

O Senhor Premier Costa, após passear-se por Kiev ao lado de Zelensky, afirma ufano que «"A paz é uma vontade universal, mas todos temos consciência de que essa paz só é possível com a vitória da Ucrânia e a derrota da Rússia"».

O Senhor Premier Costa, mais belicista que os Deuses Hor, Odin, Thor, Ares e Marte, borrifa-se para a Constituição "ignorando" que esta no seu artº 7º determina «Portugal rege-se nas relações internacionais pelos princípios da independência nacional, do respeito dos direitos do homem, dos direitos dos povos, da igualdade entre os Estados, da solução pacífica dos conflitos internacionais, da não ingerência nos assuntos internos dos outros Estados e da cooperação com todos os outros povos para a emancipação e o progresso da humanidade.»

No entretanto, o Senhor Presidente Marcelo de Sousa parece que vai a Kiev entregar pessoalmente a Zelensky a medalha da Ordem da Liberdade,

Para não lhes ficar atrás, ufano, o Senhor Cravinho das argoladas incha a magra peitaça e declara garbosamente que fiel às suas assinaturas e compromissos, «Portugal pode deter Putin.»

Mas estaremos a assistir a uma ópera-bufa ou a um espectáculo de "vaudeville"? Portugal prender Putin, depois de nas Lajes servir de porteiro e mordomo a Bush, Aznar & Blair na farsa trágica que precedeu a invasão e destruição do Iraque, que terá tido a ousadia de pensar trocar o dólar pelo €uro?

E Portugal, acompanhado por Ventura, Marcelo, Montenegro e Costa, vai desafiar a Rússia? Prender Putin? E já agora, porque não juntar ao embrulho Biden e Zelensky?

Desafiar a Rússia? Prender Putin, com a voz grossa e de comando dum qualquer Senhor Almirante, recorrendo a Leopardos encostados às boxes, a submarinos de brinquedo e a pedal amarrados ao cais, não vão submergir definitivamente, a lanchas-patrulha presas por arames que nem conseguem interceptar um inocente navio russo oceanográfico e com helicópteros Kamanov, para apagar fogos, arrumados num hangar por falta de peças?!


Maria Amélia Marques Martins

realmente incompreensível estes governantes que até se julgam mais à esquerda do que outros. Mas que esquerda, afinal? O PS hoje realmente de esquerda nada tem. Que se junte aos outros todos à direita, que são realmente todos iguais

1 ano(s)

Sem comentários: