Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

terça-feira, 20 de maio de 2008

NOTA IMPORTANTE - Esta não é uma mensagem de SPAM

NOTA IMPORTANTE
.
Esta não é uma mensagem de SPAM mas sim enviada a alguém que por qualquer motivo conheço na vida real ou na WEB. Se não quiser receber mais mensagens devolva esta com a indicação «Retirar da Lista» na barra de assunto.
Saudações do
Victor Nogueira

.

NOTÍCIAS DO BLOQUEIO - I

.

Do Victor Manuel para alguém, saudações

.

Não as notícias do meu amigo

mas apenas um aceno

entre a espontaneidade e a reserva

com maior ou menor lucidez e serenidade

neste deserto mais ou menos florido

neste caminho quotidianamente (des)feito

por entre os farrapos das alegrias

dos sonhos

das imaginações

por coisa nenhuma

um apelo

um gesto

apenas

uma simples palavra

Olá amiga!

9501.231.1 / 2.057

.Na tua mão

bate estrangulado

o meu coração.

Preso no teu olhar

bate suave

muito leve

com desejo de voar.

Onde o riso e a palavra

que o façam sossegar?

Neste jogo de palavras

e de gestos comedidos

Aqui

neste canto da cidade

preso à roda do leme

em sonhos

que sonho em ti

busco o passado que não fui

no futuro que não serei

.

suspenso do teu andar

.

Arde-me o sangue nas veias

neste fogo vento suão

murmúrio do teu sorriso

verde brisa na planura

fresca do teu olhar

SEM A VENTURA

.

Tu foste a esperança

em que mergulharam meus dias sequiosos

Esperança feita de pequenos nadas

Um sorriso

Uma palavra amiga

Um gesto de alegria!

Mil pássaros nasceram nos teus lábios!

Mas hoje

hoje

escuto nas tuas mãos

o silêncio dos campos destruídos

enquanto um navio sulca

lento

um deserto de flores esmaecidas!

.

1988.01.04

Setúbal

SÃO TRISTE MADRIGAL E MELANCOLIA 8909.153.0 / 2.045

Pus a bordada toalha de renda,

No candelabro acendi a vela,

Alindei a mesa com trigo e rosas,

Preparei o vinho e a codorniz.

Em surdina a música e a prenda,

Feliz contigo, poema na tela:

Ternura e beleza mui preciosas.

Mas faltaste ao amador-aprendiz;

O jantar lixou-se, não estou feliz!

.

1989.09.11

SETUBAL

Amizade

espelho de muitas leituras

encanto descoberta

aventura de ser

presente pássaro lançado no vento

gaivota

inebriante

flor

uma rosa verde papoila

um bosque

nas encostas do mar sem fim

um canto de alegria

canto

delicado

suave

leve

suspenso

de alguém

Amor

espelho de muitas leituras

encanto descoberta

aventura de ser

amigo pássaro lançado no vento

rio tumultuoso

violento

inebriante

flor

uma rosa verde papoila

um bosque

nas encostas do mar sem fim

um canto de alegria

canto

delicado

suave

leve

suspenso

de ti

AMOR BREVE OU SERENO

.

Amor rompante

de repente

ou deslizante

.

Amor quente bem se sente

escaldante ou suavizante

envolvente comoção

Amor paixão

amor de Verão

que dura

perdura

o instante dum clarão

breve (n)a escuridão

.

Amor de inverno

amor de inferno

temporão

.

Amor que dura

perdura

o da tua mão

o da razão

temperando o coração

.

OU NÃO ?!

CANTILENA COM MAU GOSTO

.

Quem quer ver a moça bela

Que na rua vai passando,

Florida, com sentinela,

0 meu sossego roubando?

.

0 meu sossego roubando

Sem leveza d'andorinha,

Em má prisão esvoaçando

Não te vendo, Oh! sinházinha!

.

Não te vendo, oh! sinházinha,

Um deserto vai nascendo;

Bem longe da minha vinha

Por ti mal, vou fenecendo,

.

Por ti mal, vou fenecendo

Nesta casa sem calor;

Não quero ficar sofrendo

Como trigal sem verdor,

.

Como trigal sem verdor

Não me deixes tu ficar;

É bom ter calma d'amor

No mar alto a navegar,

.

No mar alto a navegar

Remando àquele porto,

Com roussinol a cantar

Mui cantante, sem desgosto.

.

Mal cantante, com desgosto,

Vou deixando de cantar;

Ficando mal, mal disposto,

Pela companh'a a fugar!

SOSPIROS, CUYDADOS, PAYXOES DE QUERER,

SE TORNAM DOBRADBS, MEU BEM SEM VOS VER (Garcia de Resende)

.

Sem feitio nem jeito

No mundo caminhando

Esta dor no meu peito

Levo, rindo e chorando!

.

Ah!Ah!Ah!Ah!Ai!Ui!

Á procura d'amor

Ao teu encontro fui

Depressa, sem calor!

.

É tam grande trysteza

Amar ssem sser amada

Que nam vejo beleza

Ssem ti, bem a meu lado.

.

Belas, d'amigo são,

Cãtygas medievais

Chora meu coração

Ay, já nam posso mais!

.

Ruiz, Camões não sou

Mas muytos mil beijinhos

E abraços te dou

Nam fiquemos mal, sózinhos!

.

Oh! Ribeyras do mar

Que tendes mil mudanças

Minha dor e lembranças

Levai; trazei seu amar!

.

O Ssol bem escurece

Cai, a noite se vem

Minha alma nam falece

Se és comigo, meu bem.

.

Paço de Arcos

1989.08·30

TELEDRAMÁTICO

.

Atenção

caros radióvintes e télespectadores

guardiães e defensores da moral e ordem públicas

um homem e uma mulher cruzaram-se à esquina da vida

Que buscam enganados?

um carro?

a ternura melodiosa?

uma casa?

a limpidez dos regatos?

crianças?

o marulhar das ondas?

uma vida sem fome?

o canto do rouxinol?

alegria de viver?

.

Procurem-nos nas colunas dos jornais

no “compro" no “ofereço"

no "procuro" no "vendo"

Atenção

Queridos télespectadores e radióvintes

afiem a língua viperina

a tesoura da costura

0 corte na casaca

.

Um homem e uma mulher sentaram-se à esplanada da vida

.

Atenção

.

mães

protectoras e zelosas

esposas

dedicadas estremosas

recatadas companheiras de trabalho

é necessário muita atenção

resguardem as vossas donzelias das lúbricas investidas

deste engenheiro - chefe

protejam os vossos maridos da devassidão

desta operária - dactilógrafa

defendam as vossas louras crianças deste escândalo

.

desta infâmia

guardem os vossos lares e as vossas famílias

(façam-no pela calada ou não o façam)

.

Este homem e esta mulher não sabem comportar-se

É necessário abatê-los

enquanto é tempo de

lavar esta afronta ao templo da Sagrada Família

da Propriedade Privada

da Democracia Musculada

da Santa Madre Igreja

.

Alguma coisa se repete

nas árvores que dão frutos

Um homem e uma mulher

.

encontraram-se no terraço

numa casa duma vila alentejana

sob o céu maravilhosamente estrelado

de uma noite de verão

ousaram desafiar os bons e seculares costumes

a desordem estabelecida

são ignorantes nada aprenderam

nos bancos das escolas

E no entanto deviam sabê-lo

Tinham obrigação de conhecê-lo

o jovem estudante e a professora

Foram demasiado longe

deram grandes passeios

pelas ruas da vila

pelos campos da mouraria encantada

subiram a pulso a muralha do castelo

sentaram-se à beira do penhasco

ousaram contemplar o sol

comer os frutos da árvore da vida

da ciência

do bem e do mal

.

e no entanto

enredados na tibieza dos seus fantasmas

enleados na teia do seu passado

quebrados pelos vigias na torre da atalaia

um homem e uma mulher naufragaram o norte e o futuro

salvando-se a honra e sossego deste convento

.

Atenção

estimados radióvintes e télespectadores

é preciso não esquecer que

os homens podem andar com os homens

desde que

não sejam paneleiros

as mulheres podem andar com as mulheres

mesmo que

sejam fressureiras

Mas ...

MORALIDADE DE LA PARVÓNIA

.

um homem e uma mulher

só andarão juntos

de mãos dadas quando

marido e mulher recém - casados

solteiros

namorados

crianças ou coisas assim.

No resto ou são amantes

mal casados

quando não pior!

.

COM PÓZINHOS DE PERLIMPIMPIM

ESTE FOLHETIM

É MESMO O FIM

.

Victor Nogueira - Poesia

8507. 033.0 / 5. 007

1985.Julho.30

Agarro os restos de mim

Preso por arames

Meto-me na mala

Ponho o pé na estrada

Malabarista do verbo

Bordejando as chamas

Tiro das palavras o sentido que lá não está

Hoje,

De novo á beira do caminho

Ergo novamente os diques

Tapo os interstícios da muralha que rompeste

Baixo lentamente a vizeira

Reponho a máscara

Numa pirueta

Até que o coração pare

ou a serenidade regresse

De MM

Enviada: terça-feira, 20 de Maio de 2008 8:33
Para: vicnog

Assunto: Bom dia meu Amigo!

Você conhece o relacionamento entre seus dois olhos?
Eles piscam juntos, eles se movem juntos, eles choram juntos,
eles vêem coisas juntos e eles dormem juntos.
Embora eles nunca vejam um ao outro... A amizade deveria ser exatamente assim!
Estamos na SEMANA MUNDIAL DO MELHOR AMIGO.
Quem é seu melhor amigo? Envie isto para todos os seus melhores amigos. Mesmo para mim, se eu for um deles. Veja quantas você consegue de volta. Se você conseguir mais de 3, então você é realmente uma pessoa cativante.




Sem comentários: